Mob Telecom migra SAP B1 para Huawei Cloud
Postado por Redação em 26/10/2021 em Notícias TechA Mob migrou para o Telco by G2, uma versão do B1 feita especialmente para o setor de telecomunicações, tendo em conta particularidades fiscais que tornam a operação mais complexa, operações de campo e atendimento ao cliente
A Mob Telecom, empresa de telecomunicações, migrou da infraestrutura na qual roda o seu software de gestão Business One da SAP para a nuvem da Huawei, em um projeto com consultoria da G2.
O maior entrave estava no módulo de comunicação bancária, que adequa o ERP às leis brasileiras e apoia o processo de billing. De acordo com Luidgi Machado Rola, gerente-sênior de TI na Mob Telecom, rodando no antigo provedor de nuvem, a ferramenta sofria problemas de performance. Além disso, a configuração de uso de servidores compartilhados deixava o processo mais lento.
“A infraestrutura SQL não era a mais adequada em termos de desempenho ao trabalhar com o SAP. Tínhamos limitações como algumas funções contábeis e financeiras sem suporte”, afirma o gerente-sênior de TI na Mob Telecom.
A Mob migrou para o Telco by G2, uma versão do B1 feita especialmente para o setor de telecomunicações, tendo em conta particularidades fiscais que tornam a operação mais complexa, operações de campo e atendimento ao cliente. O novo ERP roda no banco de dados em memória HANA a partir da nuvem da Huawei.
“Saímos de um SQL Server compartilhado para um HANA dedicado e com isso tivemos ganhos de desempenho muito elevados. Antes, a gente precisava ter um analista 24 horas por dia olhando o processo de comunicação bancária”, conta Luidgi.
A empresa pretende evoluir de alguns servidores para Kubernetes como uma das estratégias para suportar o aumento de transações. Atualmente, os sistemas enviam, em média, 300 mil transações por mês para os servidores SAP e a previsão é chegar a 1 mil transações mensais até o fim do ano, devido ao aumento do número de clientes orgânicos e inorgânicos.
A Mob Telecom acaba de anunciar que fechou o primeiro semestre de 2021 atingindo a marca de 200 mil clientes, o dobro dos que tinha no final do ano passado. O provedor já havia ampliado a atuação nos estados do Maranhão, Pernambuco, Piauí e Ceará, e, agora, espera expandir a operação para as regiões Norte e Centro-Oeste do país até o final do ano.
A empresa foi comprada pela EB Fibra (Alloha), companhia com um capital de R$ 2 bilhões que pretende consolidar o mercado de fibra óptica no país.
Recentemente, a G2 , parceira SAP para a linha B1 no Brasil, firmou um acordo com a Huawei, pelo qual migrou 1,8 mil usuários da sua versão do B1 para o setor de telecomunicações. Atualmente, 29 grupos econômicos, totalizando 47 matrizes e 316 filiais, do segmento telco rodam na infraestrutura Huawei Cloud.
Você é uma consultoria? Participe do Guia 500+ Consultorias de TI do Brasil! Acesse aqui!
Foto: Reprodução