Maestro João Carlos Martins ministrará palestra de abertura no ERP Summit 2023
Postado por Redação em 01/02/2023 em Direto da RedaçãoSeu trabalho como pianista é reconhecido mundialmente, especialmente suas gravações das obras de Bach. O maestro iniciou seus estudos na música ainda jovem
João Carlos Martins, pianista e maestro brasileiro, ministrará palestra de abertura no ERP Summit 2023, maior evento de software e gestão empresarial da América Latina. O evento acontecerá no Expo Center Norte em São Paulo, Brasil, nos dias 25 e 26 de abril de 2023. O maestro abordará sua trajetória até o sucesso mesmo com os obstáculos em sua carreira.
Seu trabalho como pianista é reconhecido mundialmente, especialmente suas gravações das obras de Bach. O maestro iniciou seus estudos na música ainda jovem. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial, ao qual foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos da América, para dar o Prêmio Recital em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano.
Em 1965, em um jogo treino da Portuguesa realizado em Nova Iorque, ele foi convidado para integrar o time, mas teve uma queda, que perfurou seu braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar, provocando atrofia em três dedos, obrigando-o a parar de tocar por um ano, tocou com dificuldade até os 30 anos. Voltou ao Brasil e tornou-se empresário de música e boxe por 7 anos, empresariando Eder Jofre, bicampeão mundial de boxe.
Após longos períodos de fisioterapia, o maestro retornou recebendo críticas positivas. Entretanto desenvolveu distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). O maestro acabou se afastando novamente e começou sua fase de empresário ligado à política.
Em 1995, em um assalto, na Bulgária, foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, provocando uma sequela neurológica que comprometeu o membro superior direito. Logo, teve que fazer trabalhos de reprogramação cerebral e voltou a tocar com as duas mãos. Entretanto, voltou a apresentar problemas no braço direito e na fala. O maestro teve que ser submetido a um novo procedimento cirúrgico, gravando, assim, seu último álbum com as duas mãos. Em 2001, ele grava o álbum "Só para Mão Esquerda", escrito por Maurice Ravel para Paul Wittgenstein, que perdeu o membro direito na Primeira Guerra Mundial. A intenção era gravar oito álbuns apenas para a mão esquerda.
Por ocasião da tradicional condecoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (2014), foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Em 07 de setembro de 2016 Martins executou o Hino Nacional Brasileiro durante a abertura dos Jogos Paralímpicos de verão de 2016.