Low-code: saiba como plataformas podem impulsionar a evolução tecnológica no mercado de desenvolvedores
Postado por Tiago Farias, CO-CEO TrueChange em 09/05/2022 em ArtigosTendência crescente no setor de tecnologia da informação, as plataformas low-code surgiram para fazer uma verdadeira transformação digital nos negócios.
Por se consagrarem como ferramentas poderosas para acelerar e simplificar os processos de desenvolvimentos de software, elas se tornaram não só aliadas de pequenas e grandes empresas, como também do universo da programação.
Com o low-code, o mercado de desenvolvedores abre um leque de novas possibilidades e oportunidades pois permite concentrar nos desafios relacionados ao negócio, garantindo as boas práticas para a criação de softwares . Além disso, a evolução e integração entre diferentes soluções tecnológicas são facilitadas com a adoção dessas plataformas revolucionárias.
Ainda quanto à praticidade e facilidade, elas viabilizam a transição de perfis distintos ao time de TI para o desenvolvimento de aplicações estratégicas, permitindo que mais pessoas possam construir soluções ricas e complexas em parceria com os desenvolvedores propriamente ditos.
Em um cenário em que profissionais de desenvolvimento de software estão cada vez mais escassos em relação à demanda, o low-code possibilita que pessoas de outras áreas que possuam uma base mínima de conhecimento, migrem para esse mercado e se tornem grandes desenvolvedores.
Mesmo com o aumento exponencial da complexidade e velocidade relacionadas ao avanço de novas tecnologias nos últimos anos, o low-code ajuda os times de TI das empresas a minimizar os desafios tecnológicos e a se concentrarem no valor para o negócio. Para se aventurarem no mundo low-code, os desenvolvedores de plantão podem e devem buscar soluções líderes de mercado. Inclusive, boa parte delas oferecem programas próprios de academia e certificação.
Vale destacar ainda que, como as plataformas low-code são ferramentas facilitadoras, as principais habilidades para os profissionais de TI e demais pessoas que desejam se aprofundar na área devem girar em torno de um bom entendimento da necessidade do negócio, raciocínio lógico, design de solução, busca de evolução no seu conhecimento e comunicação.
Foto: Tiago Farias, CO-CEO TrueChange