Logística eficiente alinhada à tecnologia transforma a experiência do cliente e impulsiona os negócios
Postado por Redação em 16/12/2024 em PublieditorialCom o crescimento do omnichannel, ferramentas como o Linx e-Millennium simplificam processos complexos para garantir maior eficiência operacional, redução de custos e a satisfação do cliente
Cláudio Alves - Diretor executivo na Linx Enterprise - Foto: Divulgação/Linx
Os consumidores estão cada vez mais conectados, principalmente a geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que já cresceram em um ambiente digital. Apesar disso, o interesse pelas lojas físicas se mantém, com a valorização de uma experiência cada vez mais integrada. De acordo com um levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, no primeiro semestre de 2022, o consumo omnichannel cresceu 20% no período. Além disso, a modalidade “pick-up”, quando o cliente compra no e-commerce e retira em unidade física, cresceu 90% nos três primeiros meses daquele ano.
Esse comportamento de consumo é observado em todo o mundo. Segundo dados da PSFK, 88% dos consumidores nos Estados Unidos e Canadá esperam uma experiência totalmente integrada entre lojas físicas e digitais, enquanto mais de 80% já adotam o método de compra online com retirada em loja como opção preferencial de compra. A pesquisa online seguida de compra na loja física é uma realidade para 59% dos consumidores, destacando a importância de uma experiência fluida e interconectada.
De acordo com Cláudio Alves, diretor executivo da Linx Enterprise, os estudos demonstram que o omnichannel pode ajudar os negócios a alavancar as vendas, mas é preciso estar preparado. “Esse modelo de venda depende da tecnologia para proporcionar uma experiência cada vez melhor para o cliente e ajudar na gestão de estoque e de transporte, evitando perdas para ambos os lados. Isso porque a logística e gestão de estoque são os maiores desafios do omnichannel. O fluxo pode ser bastante complexo sem o uso de uma tecnologia adequada”, afirma.
Os processos automatizados de logística são ainda mais essenciais em datas com grande movimento, como Black Friday e Natal. Por conta do aumento substancial das vendas, pode ocorrer grande quantidade de devoluções e, consequentemente, investimento em logística reversa, que, quando bem projetada, otimiza processos internos, economizando tempo e recursos. “Após a Black Friday e o Natal, os varejistas podem ter estoques limitados de produtos populares. Uma logística reversa eficiente ajuda as empresas no processo de triagem dos produtos devolvidos, permitindo sua reintegração ao estoque para utilização em demandas que chegam após o período festivo, ou encaminhamento para as instalações de reciclagem ou descarte”, explica o diretor executivo da Linx.
A gestão automatizada do estoque também é uma necessidade importante dos varejistas para que os produtos possam ser localizados com facilidade, agilidade e sejam encaminhados ao processo de faturamento, embalagem e despacho. Além do envio tradicional, há estratégias logísticas como cross docking ou dropshipping, que otimizam o Supply Chain, permitindo que o gestor possa contar com recursos mais robustos, ganhando mais tempo no processo de separação da mercadoria até a entrega final.
“A velocidade e a produtividade relacionadas à cadeia de suprimentos são os dois fatores mais determinantes para o crescimento da empresa e a escalabilidade dos negócios. Na estratégia de Cross Docking, a mercadoria é recebida no centro de distribuição ou armazém e encaminhada imediatamente para o carregamento de entrega. Já no Dropshipping, o varejista online faz a venda do produto, encaminha o pedido para um fornecedor parceiro, que realiza a separação do item e faz a entrega. Essas são alternativas para que o gestor possa obter maior vantagem competitiva em relação à sua concorrência”, diz Alves.
Independentemente do modelo escolhido, há softwares que ajudam a facilitar ainda mais a gestão do estoque para garantir agilidade em todos os processos. É o caso do Linx e-Millennium, que oferece soluções para logística e gestão de estoque mais aprofundadas. Afinal, quando um produto é devolvido pelo cliente, o varejista precisa reintegrá-lo ao estoque. Esse processo pode gerar atrasos, erros, perdas financeiras e problemas de relacionamento com o consumidor sem a ajuda de uma tecnologia. O módulo de TMS (Transportation Management System) embarcador do Linx e-Millennium é uma solução tecnológica voltada para empresas que necessitam gerenciar o transporte de mercadorias e produtos de forma eficiente e econômica. É utilizado em empresas que contratam serviços de transporte de terceiros, ajudando-as a selecionar os transportadores com o melhor custo-benefício e que atendem às necessidades específicas de cada carga. O software oferece uma visão completa de todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega final, possibilitando uma gestão eficiente dos prazos e evitando atrasos que podem gerar prejuízos financeiros.
O “Warehouse Management System”, que em português é chamado de “Sistema de Gerenciamento de Armazéns”, é uma ferramenta informatizada para controle de endereçamento de estoque. O módulo do WMS do Linx e-Millennium interage nativamente e de forma transparente com os processos de movimentação de estoque no ERP, por meio de regras de WMS previamente estabelecidas e configuradas, de acordo com o ambiente de cada empresa.
Ao incorporar os módulos de TMS para gestão de transportes e WMS para organizar o armazém e otimizar o processo de entregas, por exemplo, o Linx e-Millennium permite gerenciar a seleção, a coleta e a embalagem de produtos vendidos online, além de controlar a parte financeira e a emissão de notas de forma ágil. Além disso, essas funcionalidades otimizam rotas de entrega, preveem demandas e organizam estoques com precisão para garantir que os produtos cheguem ao consumidor de maneira rápida e segura.
Para Cláudio Alves, os varejistas que investem em ferramentas robustas e eficientes para melhorar a logística da empresa criam relações mais sólidas com seus clientes e impulsionam os negócios a longo prazo. “Tecnologias como o Linx e-Millennium geram uma transformação significativa para os varejistas. Com maior eficiência operacional, é possível observar clientes mais satisfeitos, fidelizados à marca e, principalmente, processos de gestão, armazenamento e envio de produtos mais organizados que ajudam a reduzir o índice de problemas e evitam as perdas financeiras. Aqueles que investem em tecnologia no negócio, tendem a crescer cada vez mais”, afirma o executivo.