Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Linx e-Millennium revoluciona operações D2C com soluções de backoffice especializadas

Postado por Redação em 28/10/2024 em Publieditorial

Compartilhar:

Apesar dos desafios de adaptação das indústrias e importadores para as vendas diretas ao consumidor, é possível ter sucesso com sistemas de gestão completos e robustos

Cláudio Alves, diretor executivo da Linx Enterprise  - Foto: Divulgação

 

No cenário cada vez mais digital do varejo, o modelo Direct to Consumer (D2C) vem ganhando força, com indústrias e importadores buscando vender diretamente aos consumidores por meio de lojas virtuais, marketplaces e estratégias omnichannel.

Essa iniciativa é relevante para alcançar clientes além das malhas de distribuição do varejo tradicional e apresentar o mix completo da marca, incentivando o varejista a comprar mais itens para revender em sua loja em vez de adquirir apenas os que têm mais saída. Outro benefício é que as lojas próprias da indústria apresentam os produtos nos marketplaces com informações confiáveis, estratégias de marketing alinhadas com o posicionamento da marca e uma rastreabilidade maior do estoque, o que garante a entrega correta dos pedidos realizados pelos consumidores.

Apesar dos benefícios do D2C, a transição para esse modelo apresenta desafios operacionais significativos, principalmente em relação à adaptação dos sistemas de gestão, originalmente projetados para atender às necessidades do varejo. A integração com marketplaces, a gestão de pedidos fracionados, o tempo de faturamento e o controle de estoque são áreas críticas que podem se tornar falhas e ineficazes sem o auxílio das ferramentas tecnológicas certas.

Segundo Cláudio Alves, diretor executivo da área de Enterprise na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, o principal problema enfrentado pelas indústrias e importadores está na integração dos canais de vendas online via APIs. “As integrações vão desde produtos, pedidos, status, rastreios e notas até complexas soluções omnichannel com múltiplos estoques e regras. Além disso, as notas devem ser emitidas em poucos segundos enquanto ocorre o empacotamento do pedido para viabilizar a expedição sem erros e com alta escalabilidade. Sem uma tecnologia confiável, é muito difícil garantir que todos os processos de venda e entrega serão realizados com sucesso”, afirma.

O diretor da Linx Enterprise também aponta como grandes desafios os pagamentos antecipados, já que esses players estão acostumados a esperar pela entrada do dinheiro após o faturamento. Os estoques, que normalmente contêm caixas com múltiplos itens que serão fracionados para as vendas no varejo, também geram dificuldades logísticas e de customização nos sistemas de WMS.

“Os desafios operacionais no modelo D2C são inúmeros e também incluem a adaptação às regras fiscais para pessoas físicas, com adequações como o diferencial de alíquota (DIFAL), além da automação de Guias Nacionais de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNREs) para estados sem inscrição estadual. Cadastrar CPFs e histórico de compras no ERP corporativo junto aos cadastros das empresas distribuidoras ou de varejistas atrapalha os processos e a estratégia da fábrica. A formação de preços para o consumidor final também precisa ser cuidadosamente controlada, considerando custos variáveis e conciliação de cartões. A logística enfrenta dificuldades com pequenos pedidos, fretes, kits/combos e integrações com operadores terceirizados. Já o atendimento ao consumidor exige SLAs rigorosos, com automação de SAC e KPIs ajustados ao varejo para otimizar as operações", diz Cláudio Alves.

Segundo o executivo da Linx Enterprise, para ter operações D2C de sucesso, é preciso investir em um backoffice robusto e especializado, capaz de lidar com a complexidade que o e-commerce impõe à indústria. O Linx e-Millennium, por exemplo, é uma solução completa e flexível de backoffice que reúne todas as funcionalidades necessárias para a adaptação a esse modelo. “O sistema foi desenvolvido pensando nas demandas do comércio digital. Ele integra todas as operações de vendas online, desde a geração automática de guias GNRE até a emissão de notas fiscais em tempo recorde, sem erros", explica o diretor.

Além da agilidade no processamento de pedidos, o Linx e-Millennium permite que os varejistas realizem a gestão de múltiplos canais de venda, conectando-se a mais de 70 marketplaces e plataformas de e-commerce. Isso garante que os produtos estejam disponíveis para os consumidores da melhor forma possível, com informações precisas e atualização do estoque em tempo real. Outro diferencial é a automação de processos logísticos. A solução oferece um módulo de WMS, facilitando o controle do estoque e das entregas. Para Cláudio Alves, a capacidade de processar um alto volume de pedidos e gerenciar estoques fracionados é essencial para garantir a satisfação do cliente final e otimizar os custos operacionais.

Com funcionalidades, como SAC automatizado, conciliação de cartões e pagamentos, além de múltiplas tabelas de preços, o Linx e-Millennium oferece um suporte completo para operações omnichannel. “Nossa solução não só automatiza processos, mas também permite que uma única pessoa gerencie até 100 pedidos por estação de trabalho, aumentando a eficiência e reduzindo a necessidade de mão de obra. A solução da Linx e-Millennium busca ajudar empresas a superar essas barreiras, proporcionando um backoffice especializado e preparado para atender às demandas do modelo D2C”, explica Alves.

Ao automatizar processos fiscais, gerenciar grandes volumes de dados e integrar sistemas de logística, soluções como o Linx e-Millennium permitem que as empresas melhorem a experiência do consumidor final e aumentem sua eficiência operacional. Segundo o diretor executivo da Linx Enterprise, "o D2C requer uma estrutura sólida e adaptável e a tecnologia desempenha um papel central para o sucesso nesse cenário".

Com o e-commerce em expansão e a demanda por personalização cada vez maior, soluções como o Linx e-Millennium se apresentam como alternativas para que as empresas possam se adaptar às novas exigências do mercado digital. O futuro do D2C está nas mãos das indústrias e importadores que souberem adaptar seus processos com agilidade e eficiência.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Postado por Redação em 28/10/2024 em Publieditorial

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.