Para o banco, esse é um dos projetos mais complexos já realizados desde que a instituição começou a migração para a AWS, em 2017
Foto: Divulgação/AWS
O Itaú Unibanco vai migrar 100% dos seus sistemas para a nuvem About Amazon, incluindo os que hoje rodam em mainframe. O anúncio foi feito durante o keynote da tarde da última quarta-feira (04) do AWS re:Invent 2024. Atualmente 65% dos aplicativos do banco já rodam na infraestrutura da AWS.
“São todas customer-face”, afirmou Ricardo Guerra, CIO do banco, referindo-se àquelas usadas diretamente pelos clientes. Os 35% restantes são rotinas contábeis. “A lógica do banco está baseada nelas”, explicou o executivo.
Para o banco, esse é um dos projetos mais complexos já realizados desde que a instituição começou a migração para a AWS, em 2017. A troca do mainframe pela nuvem deve ser concluída em 2028 e Guerra prevê ainda mais dois anos até que os sistemas estejam estabilizados na nuvem.
De acordo com a AWS, no quesito da Inteligência artificial, a instituição bancária também utiliza a nova funcionalidade do Amazon Q Developer - com novas funcionalidades anunciadas também na última quarta-feira -, que usa inteligência artificial generativa para a modernização de aplicações de mainframe. O Itaú foi uma das primeiras empresas a usar o produto, ainda na fase de testes, e o feedback do banco contribuiu para a melhoria dele.
Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.