Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Usina Hidrelétrica aposta em modernização com ferramenta de hiperconvergência

Postado por Redação em 20/01/2020 em Mercado

Norte Energia modernizou seu data center e aumentou a performance com solução de hiperconvergência da VMware

Norte Energia modernizou seu data center e aumentou a performance com solução de hiperconvergência da VMware

A Norte Energia S.A., companhia responsável pela construção e operação da brasileira Usina Hidrelétrica Belo Monte, que responde por cerca de 10% da energia de todo o Brasil, aderiu a ferramenta de hiperconvergência da VMware para modernizar seus data centers.

De modo geral, a instituição precisava minimizar a complexidade do gerenciamento e garantir a disponibilidade dos dados e encontrou na tecnologia oferecida pela VMware a oportunidade de atingir seus objetivos.

Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

A intenção principal era agregar maior agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o suporte e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI. Além disso, a Norte Energia contava com duas soluções, uma de servidores e storage, e outra de backup, além de vários fornecedores de TI, e precisava centralizar essa gestão para reduzir o custo da operação, aumentar a sua eficiência e, ao mesmo tempo, possibilitar uma atuação mais estratégica da área de TI.

Desse modo, o contrato estabelecido com a VMware somado ao apoio da integradora de soluções multiplataforma Unitech, viabilizaram a implantação da solução de hiperconvergência vSAN, minimizando a complexidade do gerenciamento e os custos associados a uma arquitetura tradicional de três camadas.

Como resultado da modernização do data center, a companhia conseguiu reduzir o tempo gasto no fechamento contábil de 23 horas para apenas 18 minutos. Com isso, passou a entregar aos acionistas o relatório contábil no 1º dia do mês subsequente, viabilizando a tomada de decisões mais rápidas e assertivas para o negócio.

Agora a Norte Energia consegue garantir a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações da empresa com um consumo de energia 1/3 menor e uma performance muito melhor. Projetada para ampla tolerância a falhas e alta disponibilidade, a solução oferece proteção e recuperação de desastres de forma simples e eficiente, possibilitando operações mais ágeis e flexíveis, contribuindo diretamente para a continuidade do negócio.

Inspirada pelos resultados alcançados até o momento, a empresa informou que já planeja investir em soluções que auxiliem na virtualização de suas operações e já prevê processos de migração de parte das operações para a Cloud.

Postado por Redação em 20/01/2020 em Mercado