Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Governança Corporativa: o segredo para o crescimento do seu negócio de forma estruturada

Postado por Rogério Matofino, Diretor de Conteúdo na OIBE em 31/05/2019 em Artigos

Compartilhar:

O desenvolvimento do seu negócio é, sem dúvidas, um dos assuntos que não saem da cabeça de qualquer empresário ou...

Matofino, Rogério - diretor de negócios na OIBE Project Labs

O desenvolvimento do seu negócio é, sem dúvidas, um dos assuntos que não saem da cabeça de qualquer empresário ou gestor. Vendas, faturamento, marketing, clientes

Muitos fatores são determinantes para o crescimento na participação de mercado, seja ele qual for. Entretanto, muitos empreendedores esquecem de investir em um dos aspectos mais fundamentais para uma expansão estruturada, sólida e sustentável: a Governança Empresarial

A importância da Governança Empresarial

Embora seja um conceito cada vez mais difundido, a governança empresarial ainda suscita algumas dúvidas e confusões. Trata-se de um formato sistematizado de gestão, monitoramento e incentivo entre os diversos agentes envolvidos na administração do empreendimento.

Por meio dele, sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle têm suas relações pautadas por boas práticas - são guiados por princípios básicos, alinhados à cultura organizacional e focados na preservação e expansão da empresa.

Muitas pessoas ainda demonstram insegurança em relação ao tema, pois acreditam que a governança empresarial aumenta a burocratização dos processos gerenciais. Entretanto, quando aplicada da forma correta, traz uma série de benefícios que veremos a seguir.

Contribui para a qualidade da gestão da organização, aumenta seu valor de mercado e facilita o acesso a importantes recursos. Entre suas principais funções, podemos citar a garantia de um processo permanentemente transparente e a sensível redução de riscos para investidores.

Os quatro pontos básicos da governança

governança empresarial é apoiada em quatro pontos que, coordenados, garantem o aperfeiçoamento da rotina administrativa e nos resultados dos negócios. São eles:

Equidade: A isonomia entre toda a cadeia de decisão e demais stakeholders deve ser levada a sério. Direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas são peças fundamentais no sistema de controle interno.

Accountability: A Prestação de Contas deve ser desenvolvia de maneira clara e compreensível. Assim, as responsabilidades são distribuídas em uma matriz para que cada agente possa cumprir suas tarefas e responder por eventuais falhas no processo.

Responsabilidade Corporativa: A viabilidade econômico-financeira - levando sempre em consideração as particularidades de cada corporação - necessita ser, além de um objetivo, um caminho trilhado no dia a dia.

Transparência: governança empresarial oferece ferramentas para que, de forma ampla, todos os interessados tenham acesso às variadas informações que compõe a vida do negócio.

Governança Corporativa e suas vantagens

Com as condições básicas para uma boa sistematização, a empresa passa a usufruir de uma série de vantagens que podem fazer a diferença para seu crescimento estruturado.

Entre elas estão:

Competitividade: O processo de governança empresarial garante o cumprimento de procedimentos básicos e norteia o processo de tomada de decisões. Além disso, costuma reunir de forma sistematizada agentes de diferentes capacidade e setores - garantindo um processo mais completo e heterogêneo no desenho das estratégias.

Profissionalização: Nem todos os empreendedores possuem a capacitação técnica necessária à gestão dos diversos processos empresariais. A sistematização dos processos gerenciais pode ser uma grande aliada no momento de avaliar as melhores estratégias nos diversos âmbitos necessários à saúde da empresa.

Evita erros e fraudes: Quando seguidos os princípios básicos vistos acima, a gestão é caracterizada pela transparência e pela responsabilidade dos colaboradores. A constante prestação de contas junto ao conselho de administração garante a tranquilidade de acionistas e investidores.

Aliada dos processos de sucessão: Um dos momentos mais delicados na trajetória de uma empresa pode ser amplamente beneficiado pela governança empresarial. A garantia de que os novos responsáveis terão apoio e direcionamento para um caminho de expansão pré-definido é também um fator de segurança para investidores, colaboradores e clientes.

Mas como aplicar um sistema de controle de gestão na minha empresa?

As vantagens obtidas por empresas que optam por um sistema de governança empresarial costumam ser visíveis. Porém, nem sempre é simples a mudança de paradigmas administrativos já estabelecidos. Seja por conta da cultura organizacional, seja pela dificuldade de olhar para a própria organização de forma pragmática.

 A busca por profissionais de consultoria pode ser a melhor opção para obter os resultados esperados. Quando somos orientados por uma pessoa ou grupo interessado em desenvolver o negócio, temos as condições necessárias para olhar e analisar a empresa como um todo.

É imprescindível para os resultados, ainda, que se faça uma análise 360º detalhada de todas as áreas: Marketing, vendas, jurídico, diretoria e atendimento. Somente assim, com a empresa bem estruturada, é possível ver resultados excelentes em termos de lucratividade.

 

 

Postado por Rogério Matofino, Diretor de Conteúdo na OIBE em 31/05/2019 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.