Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Colégio Paulista usa tecnologia para dar continuidade ao cronograma de aulas

Postado por Redação em 02/04/2020 em Mercado

Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

O Colégio Visconde de Porto Seguro, localizado em São Paulo, passou a utilizar a plataforma de colaboração Microsoft Teams como uma solução para dar continuidade às aulas para os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Abitur (estudantes para o exame que conclui o ensino médio na Alemanha), de forma a síncrona.

A decisão de agregar mais tecnologia ao ensino, já era algo que vinha sendo discutido como uma possibilidade, mas teve que ser acelerada por conta da necessidade de fechar a escola como forma de prevenir aglomerações e zelar pelo bem-estar dos estudantes, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

De acordo com Joice Lopes Leite, diretora de educação digital do Colégio Porto Seguro, a plataforma já era utilizada em sala de aula para que os alunos e professores trocassem documentos e criassem grupos de trabalho por meio do uso do seu próprio dispositivo (BYOD). No entanto, a partir da primeira quinzena de março, a ferramenta passou a ser testada como alternativa para transmitir aulas ao vivo.

Com a suspensão das aulas, que foi decretada de modo gradual, pela Secretaria da Educação de São Paulo, desde o dia 23/03, todos os alunos do colégio passaram a utilizar o Microsoft Teams à distância. Além disso, os professores que também precisam se salvaguardar estão usando a ferramenta para gravar e transmitir ao vivo as aulas de suas residências.

O projeto, intitulado de E-learning Porto, está em execução em todos os campus do Colégio e é suportado, também, por 45 estúdios disponíveis, em três campus diferentes, que permitem a gravação das aulas em vídeo.

“No Teams encontramos uma plataforma moderna e amigável que abriu novas portas para os professores compartilharem conteúdos e conversar com seus com os alunos. A dinâmica de interação professor-aluno mudou, em alguns casos, dois professores entram juntos em grandes aulas, com cerca de 150 alunos, e enquanto um explica a matéria aos estudantes na transmissão ao vivo, o outro responde às perguntas do chat. São novas maneiras de dar aula que estamos explorando e o resultado tem sido muito positivo.”, afirmou a diretora de educação digital do Colégio Porto Seguro.

Alexandre Marcondes, diretor de tecnologia da informação do Porto Seguro, destacou que um dos maiores desafios foi a integração do sistema acadêmico com o sistema da Microsoft, porque ao todo, são mais de 700 professores e nove mil alunos do Colégio, (currículo A e B e Escola da comunidade). Contudo, ele afirmou que com a Microsoft Teams o colégio conseguiu realizar um grande trabalho de ‘enturmação’ dos alunos. Isso porque, foi possível, por exemplo, unificar todas as turmas de cada série em apenas uma sala online.

Postado por Redação em 02/04/2020 em Mercado