Huawei Cloud e CESAR criam IA que prevê clima para serviços de entrega
Postado por Redação em 29/10/2024 em Notícias TechO modelo de predição tem como objetivo reduzir riscos nos deslocamentos e ampliar eficiência na gestão de delivery
A Huawei Cloud em parceria com o CESAR, centro de conhecimento especializado em tecnologia e educação, anunciam nesta terça-feira (29) o desenvolvimento de uma solução para aplicar inteligência artificial (IA) na predefinição dos impactos climáticos nos serviços de entrega. A expectativa é que o projeto esteja concluído até o final de 2024.
O projeto visa oferecer às empresas que intermediam e organizam entregas as ferramentas mais eficientes para a tomada de decisão, ajudando a minimizar riscos e melhorar a performance das operações. A análise de variáveis climáticas permitirá que as plataformas especializadas em entregas considerem cenários adversos, beneficiando tanto as empresas quanto os prestadores de serviço, como os motociclistas.
"Com informações mais detalhadas e ao alcance das plataformas, as empresas poderão identificar as desmotivações dos prestadores de serviço, principalmente dos motociclistas, e promover incentivos com bonificações para os que percorrerem trechos sob chuva, por exemplo", afirma Mariani Passos, gerente de P&D da Huawei.
O projeto envolve uma equipe multidisciplinar de cientistas de dados, engenheiros de software e designers. A Huawei Cloud oferece uma infraestrutura escalável, que será a base para a integração desse modelo de predição. O desenvolvimento será conduzido em etapas, desde a compreensão das necessidades do negócio até a criação de mockups e a implementação de um modelo prático, que será testado com dados reais para garantir sua viabilidade técnica.
Luis Souza, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Huawei Cloud, destaca o impacto da iniciativa: "A aplicação será treinada para recomendar ações a serem realizadas pelos decisores e gestores da plataforma. Este recurso é muito relevante diante do cenário das mudanças climáticas, pois ajuda nas tomadas de decisões estratégicas e rápidas."
Para Anderson Santos, Gerente de Negócios do CESAR, a parceria com a Huawei evidencia o potencial das soluções baseadas em IA no setor de entregas. "A parceria HUAWEI e CESAR mostra a capacidade de trabalharmos em soluções baseadas em IA para gerar maior efetividade e assertividade em operações de entregas aplicadas a diferentes contextos: delivery, logística e atendimento presencial na prestação de serviços", afirma.