HBC Saúde adota Philips Tasy para otimizar processos operacionais
Postado por Redação em 05/09/2022 em MercadoA implantação do EMR Philips Tasy auxiliou na reestruturação dos fluxos operacionais iniciados anteriormente pela operadora, com a adoção do conceito BPM (Business Process Management) e B.I (Business Intelligence), possibilitando atingir as metas da instituição
A HBC Saúde, operadora de planos de saúde regional, sediada em Guarulhos (SP), acaba de finalizar a implementação de um novo sistema de gestão para operadoras em suas unidades, o Philips Tasy. O projeto, conduzido pela Digisystem, fornecedora de soluções de negócios de tecnologias avançadas, teve início em janeiro de 2020 e, neste momento, já está em fase de execução do sistema.
De acordo com a Diretora Administrativa da HBC Saúde, Susana Mayra Terra, a principal motivação para a implementação da solução foi unificar o conceito de gerenciamento dos processos com uma solução que permitisse a criação de regras de negócio simples, seguras e em consonância com a agência reguladora.
“Precisávamos enviar as informações obrigatórias à ANS seguindo toda a regulação vigente, além de aprimorar os processos operacionais, garantindo maior segurança, confiabilidade e disponibilidade das informações, e o Philips Tasy nos permitiu isso”, afirma Susana Mayra Terra.
Sendo assim, o sistema foi adotado em todas as áreas administrativas da operadora e é operacionalizado de acordo com a aderência realizada no projeto de implantação e conforme as diretrizes operacionais estabelecidas pela instituição, buscando seguir as melhores práticas para possibilitar uma gestão efetiva das informações.
Para o Diretor Executivo de Saúde da Digisystem, Daniel Rocha, “a implantação de um ERP integrado é um grande momento para revisão de todos os processos, possibilitando o acesso a informações assertivas e na velocidade necessária para o seu negócio”.
Gestão efetiva e otimizada
Em fase de finalização do projeto, as vantagens observadas pela instituição foi que a padronização dos processos através do BPM, a utilização de BI e a implantação do Philips Tasy possibilitou aos gestores um melhor entendimento das regras de negócio, desta forma, otimizando os processos operacionais, gerando informações seguras para auxiliar a alta gestão na tomada de decisões.
A diretora ressalta que também houve importantes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento de aplicativo e que atualmente a HBC Saúde é uma das poucas operadoras no Brasil que utiliza o Philips Tasy em nuvem. “A Implantação do Philips Tasy com a Digisystem atendeu as expectativas da instituição, pois a solução aderiu aos processos operacionais e gerou melhor entendimento e integração entre os setores, disponibilizando, de forma satisfatória, informações para a realização de uma gestão ainda mais assertiva”, relata.
Além disso, Susana menciona que os processos operacionais relacionados a ANS foram aprimorados com o objetivo de atender a legislação e melhorar o índice do IDSS, publicado anualmente pela agência reguladora. Outros benefícios obtidos com a implantação do sistema de gestão na operadora foram o aprimoramento das regras de negócios nas autorizações, que agora seguem o rol de procedimentos instituído pela ANS e a rastreabilidade das informações, sendo possível identificar todo o fluxo percorrido pelas informações.
Com o sucesso desta parceria, a operadora já planeja outros projetos com a Digisystem, inclusive para o aprimoramento do sistema de gestão. “Estamos com a agenda de implantação prevista para o módulo de LGPD e o acompanhamento das atividades contábeis para a estabilização do fluxo operacional e envio das obrigações à agência reguladora”, finaliza o executivo.