Grupo Guararapes adota SAP S/4 HANA
Postado por Redação em 22/09/2021 em MercadoA rede decidiu substituir o sistema de gestão SAP ECC pelo S/4 Hana no Hana Enterprise Cloud através da divisão SAP Services
O Grupo Guararapes, dono da rede varejista Lojas Riachuelo, adotou o SAP S/4 Hana, que será implementado pela Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing.
Segundo a integradora, a Riachuelo queria resolver problemas logísticos e integrar as operações ao comércio digital para tornar seus sistemas e processos mais ágeis e eficientes. A empresa precisava de uma plataforma de tecnologia que pudesse auxiliar na abertura de novas lojas, construir uma estratégia omnichannel e modernizar seus sistemas de ponto de venda.
A tecnologia apoia clientes, fornecedores e funcionários e auxilia a construir a presença da marca. Logo, a rede decidiu substituir o sistema de gestão SAP ECC pelo S/4 Hana no Hana Enterprise Cloud (com a fase de desenho feita diretamente pela SAP) através da divisão SAP Services.
O projeto começou em março do ano passado e, posteriormente, a companhia escolheu a Capgemini para a implantação que, segundo a empresa, é o maior investimento de tecnologia no segmento de varejo de moda da América Latina.
“Escolhemos a Capgemini por sua experiência líder de mercado global em SAP S/4 Hana Cloud e sua flexibilidade para incorporar e expandir o escopo do projeto. Mesmo com a pandemia e a necessidade do projeto ser implementado remotamente, temos tido muito sucesso até agora e temos total confiança na Capgemini”, afirma Carlos Alves, diretor executivo de tecnologia da Riachuelo.
A Capgemini entrou em novembro de 2020 no projeto, que está dividido em três etapas de implantação e tem término previsto para março de 2024. A primeira etapa, com conclusão prevista para janeiro de 2022, tem como objetivo a transformação do backoffice financeiro do Grupo.
Já a segunda fase concentra-se na planta fabril da companhia e seus dois centros de distribuição, com foco em módulos de fabricação, estoque e manutenção. A terceira fase incluirá a integração de lojas, ponto de venda (PDV) e e-commerce.
“Com nosso profundo conhecimento de domínio e equipe de especialistas certificados em SAP, estamos focados em viabilizar uma cadeia de valor totalmente integrada para a Riachuelo, para que seus negócios se tornem mais ágeis e flexíveis”, afirma Willian Valiante, vice-presidente de produtos de consumo, varejo e distribuição da América do Sul na Capgemini.
Além da Riachuelo (que opera em 300 lojas e e-commerce), a implementação contempla as operações da Guararapes Confecções, da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall, e da Transportadora Casa Verde.