Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Exército Brasileiro usa tecnologia da Serpro para emitir certificado de registro de armamento

Postado por Redação em 29/05/2020 em Mercado

Solução Vio viabilizará a fiscalização de produtos controlados por meio da verificação da autenticidade de dados

A tecnologia garantirá a validação e veracidade dos dados, viabilizando a fiscalização de produtos controlados no país.

O Exército Brasileiro, anunciou que vai começar a utilizar a solução Vio de autenticação de documentos, desenvolvida pelo Serpro, para validar a emissão de certificado de registro de armamento a todos os militares e usuários de produtos das categorias de controle de tráfego especial.

A tecnologia garantirá a validação e veracidade dos dados, viabilizando a fiscalização de produtos controlados no país.

O Vio é um sistema de certificação de autenticidade de documentos de identificação, que usa a tecnologia de compactação e criptografia de dados para permitir que as informações em um documento sejam inseridas em um código QR. Diferentemente de um código QR normal, limitado a manter informações específicas e de texto, o QR-Code Vio permite inserir texto e imagens criptografados para leitura offline, ou seja, sem precisar de internet.

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

De acordo com o gestor do Vio no Serpro, Lary César Galeno Fernandes, a solução vai permitir, inicialmente, a emissão de Certificado de Registro Pessoa Física para as 12 Regiões Militares, abrangendo em torno de 4.500 codificações mensais e 54 mil codificações por ano.

"A implantação do QR Code Vio garante a autenticidade dos documentos, o que fortalecerá as atividades de fiscalização de produtos controlados, tais como fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário, comercialização e tráfego, de acordo com o Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados/R-105)", explicou Lary.

O gestor de negócios, Orlando Moreira Bastos, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro, informou, também, que a solução vai ajudar o Exército Brasileiro a certificar a autenticidade dos Certificados de Registro de Pessoa Jurídica, Certificado de Registro de Arma de Fogo, Porte de Arma de Fogo e Guia de Tráfego de Pessoa Física e Jurídica.

“O QR Code Vio replica os dados contidos no documento utilizando encriptação forte para garantir a autenticidade dos dados. Além disso, QR Codes Vio são encriptados na fonte a partir de informações fornecidas pela própria entidade emissora do documento, garantindo o não-repúdio”, explica Lary Fernandes

A função fornecida ao Exército é o API REST, para codificação de QR Codes garantindo que, ao ser emitido um Certificado de Registro para controle de armamento, o QR Code gerado somente seja “lido” e interpretado pela própria solução Vio, que decifra códigos bidimensionais criptografados. Segundo o gestor Orlando Bastos, "o QR Code é codificado utilizando tecnologia de encriptação forte a fim de garantir autenticidade, integridade e confiabilidade das informações contidas”

Em 2020, já foram gerados cerca de 14 milhões de QR Codes. Desses, 11 milhões foram para produtos Denatran e 1 milhão para demais produtos. Conheça os órgãos e as soluções que já utilizam a tecnologia Vio.

 

Postado por Redação em 29/05/2020 em Mercado