ESG e Tecnologia: um caminho estratégico para empresas
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 22/11/2024 em ArtigosConfira o artigo de Ricardo Nunes, CEO da TRIYO, sobre ESG e Tecnologia
A agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) está cada vez mais presente nas estratégias corporativas, refletindo a necessidade de alinhar os negócios às demandas de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. No Brasil, 51% das empresas já possuem estratégias de sustentabilidade, um crescimento de 14% em relação aos últimos anos, enquanto globalmente os investimentos em práticas ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até 2025 e estima-se que a transição para a economia sustentável criará 24 milhões de novos empregos até 2030, ampliando a necessidade de treinamento e capacitação em habilidades verdes.
De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, empresas que adotam medidas sólidas de governança, promovem a diversidade e inclusão, e implementam estratégias ambientalmente sustentáveis, frequentemente superam seus concorrentes em termos de rentabilidade a longo prazo. A adoção de práticas ESG também reduz riscos operacionais e custos, minimizando multas por não conformidade regulamentar e fortalecendo o relacionamento com a cadeia de suprimentos. Além disso, as práticas ESG fortalecem a reputação da marca e atraem talentos qualificados e investidores.
Porém, não é tão simples assim. Pesquisas revelam que apenas 10% das empresas nacionais implementam ações concretas relacionadas à sustentabilidade social e ambiental, apesar de 74% das lideranças reconhecerem a importância dessas iniciativas.
Alguns desses desafios podem ser facilitados com a ajuda da tecnologia. Através dela, é possível gerar mais eficiência, transparência e alinhamento com as exigências do mercado. Esses são alguns exemplos onde a tecnologia pode atuar e ajudar a implementar as práticas de ESG:
1. Blockchain e Transparência
O uso de blockchain permite rastrear a cadeia de suprimentos com precisão, garantindo que as matérias-primas sejam de origem sustentável e alinhadas aos padrões éticos. Empresas que utilizam essa tecnologia relataram uma redução de até 30% nos custos de auditoria e conformidade, fortalecendo a governança e a confiança dos stakeholders.
2. Inteligência artificial para a redução de riscos
A IA pode ser utilizada para analisar grandes volumes de dados e identificar riscos ambientais e sociais. Ela também auxilia no desenvolvimento de análises preditivas, permitindo que as empresas se antecipem a possíveis problemas e tomem decisões proativas, garantindo alinhamento com os objetivos ESG.
3. Relatórios ESG
O uso de plataformas digitais pode reduzir em 25% o tempo gasto na criação de relatórios, otimizando processos e garantindo a precisão das informações divulgadas.
4. Comunicação
A tecnologia também pode ser usada para melhorar a comunicação e a transparência em relação ao ESG. Com a ajuda de ferramentas, as empresas podem se comunicar com seus stakeholders, como funcionários, fornecedores e clientes, de maneira mais clara e transparente. Isso pode ajudar a aumentar a confiança e o engajamento em relação ao ESG, o que pode ser benéfico para a imagem e reputação da empresa.
-
Transformação digital
A transformação digital promove nas empresas a adoção de diversas tecnologias que dá suporte na melhor gestão do negócio como um sistema ERP. Estes integram e centralizam dados, automatizam tarefas, facilitando a gestão e a implementação de práticas ESG, diminuindo o consumo de recursos naturais e maximizando o ritmo de desenvolvimento das organizações.
A crescente demanda por ESG e o avanço tecnológico oferecem uma oportunidade única para empresas se destacarem no mercado e contribuírem para um futuro mais sustentável. Além disso, muitos consumidores já escolhem a marca de acordo com o posicionamento da empresa, ou seja, como elas se relacionam com o meio ambiente, lidam com questões sociais e garantem uma administração responsável. Utilizar a tecnologia de maneira adequada vai contribuir para a aplicação de estratégias ESG e garantir vantagem competitiva.