Entrevista com Vinícius Roveda, CEO da ContaAzul
Postado porRedação
em 09/03/2015 em EntrevistasEste mês o Portal ERP conversa com Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul Fale-nos um pouco sobre a história da Conta...
Este mês o Portal ERP conversa com Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul
Fale-nos um pouco sobre a história da Conta Azul.
A ContaAzul surgiu com o objetivo de proporcionar uma nova experiência para Micro e Pequenas empresas quanto ao uso de sistemas de gestão. Sabemos que a principal causa a mortalidade das MPE's é a falta de planejamento e gestão e por isso criamos algo que permite o empreendedor, com o mínimo de esforço, ter um alto nível de controle dos seu negócio e, por consequencia, melhores resultados. Nossa ideia era baseada em fazer um sistema online de gestão que pudesse ser acessado de qualquer lugar, sem a necessidade de treinamentos e implantação.
Outra preocupação que tínhamos era a capacidade de investimento do micro e pequeno empreendedor e pensando nisso, criamos uma solução altamente escalável que nos permite oferecer um preço super acessível sem a necessidade de investimentos em infra estrutura, basta um computador com acesso a internet e para começar a usar.
Em 2011, a ContaAzul estava começando as suas atividades quando foi escolhida pela aceleradora 500Startups, para participar de um dos processos de aceleração mais seletos do mundo. Tivemos a oportunidade de viver quatro meses na Califórnia, período em que aprendemos muito sobre como acertar o modelo de negócio que utilizamos hoje. Além do aprendizado, a ContaAzul chamou a atenção de muitos investidores brasileiros e internacionais que nos apoiaram a estruturar o negócio e nos tornar líderes no segmento de sistema de gestão online com apenas 3 anos de existência.
Além de dois fundos americanos (500 Startups e Ribbit Capital) e dois brasileiros (Napkn Ventures e Monasshees), em 2013 recebemos um aporte da Valar Ventures, fundo do Peter Tiehl, que foi um dos criadores do Pay Pal e um dos primeiros investidores do Facebook. Recentemente recebemos mais um aporte que teve a participação da Tiger Global.
A empresa atende hoje vários mercados. Quais são eles?
O ContaAzul pode ser utilizado por qualquer micro e pequena empresa que necessite emitir notas fiscais, controlar vendas, compras, estoque e fazer a gestão financeira. Atualmente temos clientes em diversos segmentos: varejo, finanças, construção, tecnologia, comunicação, atacadistas, entre outros.
Quais produtos /soluções compõem atualmente o portfólio da empresa?
Oferecemos planos que buscam atender o tamanho de cada empresa (Empreendedor Individual, Startups, Micro e Pequenas Empresas). Entre as funcionalidades disponíveis para facilitar a gestão das empresas estão o controle de orçamentos, vendas, estoque, emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e e NFS-e). Quanto a gestão financeira, fomos a primeira empresa no brasil a oferecer a possibilidade de trabalhar integrado ao Internet Banking, com essa funcionalidade nossos clientes não precisam mais digitar as receitas e despesas, tudo é importado diretamente do extrato do banco e torna o processo de conciliação extremamente simples. Outro ponto forte são os gráficos e relatórios e as notificações que avisam nossos clientes sobre contas próximas ao vencimento. Todas as informações ficam disponíveis na internet e podem ser consultadas de qualquer lugar a qualquer hora. A plataforma conta com segurança SSL, a mesma tecnologia utilizada em bancos online, que garante a total segurança das informações.
O atendimento é hoje um dos pilares da empresa. Em sua opinião, quando o cliente deve falar ? UAU! ?? Rs. Fale-nos um pouco deste conceito.
Mais do que atender o cliente, nossa missão é fazer com que ele fale UAU. É por isso que nossa área de atendimento é conhecida como departamento de UAU!. Cada encantador de cliente é treinado para surpreender positivamente nossos clientes em cada interação, dando a ele uma qualidade de atendimento que vai muito alem dos padrões brasileiros. Até por isso, temos indices de satisfação que se comparam as melhores empresas do mundo.
O maior concorrente para o uso do ERP não está na concorrência tradicional entre as desenvolvedores, mas sim na falta de informação e percepção de valor por parte do cliente final. Voce concorda com este raciocínio? Como a empresa tem se comportado em relação a este cenário?
Estamos observando que mesmo as micro e pequenas empresas estão cada vez mais se preocupando com planejamento e gestão. Isso se deve muito o fator competitividade que chegou para ficar. Hoje qualquer negócio, por menor que seja, precisa ter gestão e controle e por isso temos reparado um aumento significativo da procura pelo nosso produto. Outro ponto importante é que sistemas de gestão eram vistos como algo caro (portanto inacessível para as MPE's), complicado de usar e de difícil implementação. A ContaAzul está quebrando esse paradigma e trazendo uma solução altamente eficiente a um preço super acessível.
A competitividade em TI está muito associada hoje a capacidade que o produto possui de interagir com as ?technology waves?( Cloud, Mobility, Big Data ). Em sua opinião quais tecnologias poderão direcionar as desenvolvedores daqui a 5 anos?
Vemos muito espaço em Mobile, acredito que essa onda ainda não começou no Brasil, tem muito espaço para surgir soluções que podem transformar a vida das pessoas e das empresas. Pretendemos investir bastante neste espaço. No caso da ContaAzul, acreditamos que o principal desafio tecnológico para os próximos anos será o de integrar o sistema de gestão às principais entidades que as MPE's interagem no seu dia a dia, como bancos, contadores e governo. Isso será fundamental para que o empreendedor seja mais produtivo, e possa usar seu tempo para atividades mais estratégicas.
Fonte: Redação
Redação
em 09/03/2015 em Entrevistas