Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

BLUESOFT

Somos uma empresa que respira varejo. Fundada em 2000, possuímos experiência de mais de 450 estabelecimentos utilizando nossos produtos por todo o Brasil. Fornecemos um sistema completo ideal para empresas de médio e grande porte, no modelo SaaS (software como serviço).

Tel.: (11) 5543 Ver tel. completo

Mais informações

Como Implementar uma Cultura de uso dos dados no Varejo

No último artigo, eu abordei a importância do varejo utilizar os dados que capta, visando melhorar seus resultados, nesse, eu quero te mostrar algumas dicas que você pode seguir, para implementar uma cultura do uso dessas informações no seu negócio. 

Afinal, vimos que os dados são muito estratégicos para gerar vantagem competitiva. Por isso, é importante que todo o varejo desenvolva uma estratégia de dados que permita que se entenda cada vez melhor o consumidor, suas preferências e hábitos. Esse processo poderá servir de base para a transformação digital.

Para você ter sucesso, é preciso que a orientação ao uso dos dados seja enraizada no mindset de sua equipe como premissa principal para conduzir as ações e iniciativas de negócio.

E, para criar essa cultura do uso dos dados no seu varejo, você pode começar com algumas práticas simples, sendo a primeira delas, a mais importante, que é liderar pelo exemplo. Nos momentos importantes em que você toma decisões, procure mostrar as pessoas que você baseou sua escolha não apenas na sua experiência e intuição, mas que também fundamentou com dados e informações que mostram que vocês estão indo para o caminho certo. 

Com o processo do uso dos dados começando de "cima para baixo", seus colaboradores conseguem perceber mais ainda a importância disso para o dia a dia. Assim, você mostra para eles como você consegue ter insights melhores e mais efetivos, tendo sempre a informação de fundo. É como diz o ditado, atribuído a Confúcio, "A palavra convence, o exemplo arrasta". Dê o exemplo.

E, após dar o exemplo, procure também, promover treinamentos dos seus colaboradores para aprenderem a utilizar os dados em suas tarefas, e para que possam praticar o processo, e também para que conheçam onde encontram as informações importantes.

Afinal, se eles têm acesso aos dados, é preciso que eles saibam como utilizá-los da melhor maneira possível. Caso você não invista no treinamento, isso se torna mais uma tarefa complicada para o dia a dia corrido do varejo. Segundo uma pesquisa realizada pela Pendo, cerca de 80% das funcionalidades de um software não são usadas ou são raramente utilizadas. Uma das causas conhecidas é exatamente a falta de conhecimento sobre como usar essas informações e ferramentas.

Com o treinamento em dia, seus colaboradores saberão que devem usar os dados para "pensar fora da caixa", não recorrendo a eles apenas para ter respostas para as tarefas do seu dia a dia, aprendendo a fazer as perguntas certas, para colher a resposta com essas informações que o seu varejo coleta.

Outro ponto importante para criar a cultura de uso dos dados em seu varejo, é o de ter um time técnico e especializado em dados e analytics. Dessa forma, você garante que os dados que todos forem utilizar, estão sempre atualizados e corretos, afinal, você tem uma equipe responsável pela manutenção deles em sua base. 

Por fim, é importante que você garanta que os dados estejam em uma única plataforma de B.I. que seja simples e intuitiva de se utilizar. Afinal, é necessário que você tenha uma plataforma efetiva e que auxilie o seu varejo a melhorar seus resultados, facilitando o dia a dia do seu colaborador. Quanto menos atrito para chegar na informação, maior o nível de engajamento dos colaboradores em acessá-las.

Isso também evita que você tenha dados duplicados ou espalhados em diversas plataformas, dificultando o acesso a eles. Dessa forma, ao contar com um time técnico responsável pela gestão da informação, você evita que isso ocorra.

Vale destacar ainda que a plataforma não faz milagre sozinha, é preciso que você desenvolva a melhor maneira de utilizá-la. 

Tudo  permitirá que você melhore a experiência dos consumidores em sua loja, além de facilitar o dia a dia de seus colaboradores.

Além disso, ao trabalhar com os dados, o varejista aumenta muito sua capacidade de previsibilidade. Isso auxiliará o setor de compras a negociar melhor com fornecedores, visando sempre conseguir melhores condições.

Espero que as dicas que eu trouxe nesse artigo te ajudem a criar essa cultura do uso dos dados no seu varejo, auxiliando você a melhorar seus resultados, se diferenciando do seu concorrente. Lembre-se, ao adotar o uso dos dados em sua loja, todos saem ganhando, tanto o seu cliente, quanto você e o seu colaborador, que ganha em produtividade e eficiência no seu dia a dia.

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.