Os principais benefícios gerados pelo uso do Analytics

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 606
  • Increver-se para receber atualizações

analytics artigo portalerp 3487Um estudo realizado pela Forbes Insights mostrou algumas das vantagens vividas por empresas que passaram a ser movidas por dados.

Para chegar a esse resultado, a pesquisa ouviu 564 executivos de empresas de todo o mundo.

O principal propósito era identificar as companhias que estão no topo do uso do Analytics, respeitando três critérios: uso dos dados para a tomada de decisões; a melhora para acompanhar o desempenho dos líderes do segmento; aplicação para identificar novas oportunidades.

A partir disso, a pesquisa listou os seis principais benefícios de uso do Analytics dentro deste cenário.

Aumento da velocidade de tomada de decisões – Com informações estruturadas em um sistema de gestão, os administradores contam com mais subsídios para decidirem os rumos empresariais de forma mais ágil – até mesmo em tempo real.

Melhora da comunicação entre os departamentos – Como entender as dificuldades dos outros setores se não há contato ou troca de informações entre eles? Muitas vezes, áreas que deveriam trabalhar em parceria não conseguem se entender, e o Analytics auxilia a tornar essa integração mais eficiente, o que gera mais produtividade.

Inovação constante – Com os dados em mãos, é possível perceber os problemas enfrentados pelas empresas em seu dia a dia. A partir da compreensão dessas dificuldades, torna-se mais simples inovar, seja com a criação de produtos (por meio do entendimento de uma demanda de mercado, por exemplo) ou com a mudança de processos.

Aumento da interação entre parceiros – Assim como pode ocorrer com os departamentos, os parceiros e stakeholders podem não compreender bem as demandas e interesses de sua empresa. A partir da divulgação de informações importantes a esse respeito presentes no sistema, a relação tende a ser mais direta e bem-sucedida.

Melhora das operações internas e redução de custos – Muitas vezes, os gestores encontram dificuldades em compreender os gargalos nas operações internas e como isso interfere em seus custos. Nesse contexto, ter informações detalhadas favorece a correção dos rumos e a identificação de gastos mais elevados que deveriam ser.

Aumento da satisfação dos consumidores – Uma das principais dificuldades das empresas no mundo atual, ter o controle da satisfação dos consumidores, seja compreendendo os seus interesses ou aumentando a velocidade de resposta é algo que pode contribuir de forma decisiva para os resultados de uma empresa.

Os dados são uma excelente fonte de informações para gerar insights e simplificar a tomada de decisões por parte dos gestores. Eles já fazem parte do dia a dia da sua empresa?

Avalie esta postagem:
2

David Pereira é VP de Product Engineering na Sage Brasil.


Formado em Processamento de Dados pelo Mackenzie, com especialização em Administração de Empresas pela FGV-SP e Executive MBA pela BSP/Universidade de Toronto, David Pereira é atualmente VP de Product Engineering na Sage Brasil. Dentro dos seus mais de 20 anos de experiência em cargos executivos, possui projetos premiados de implementação de ERP e e-business, planejamento estratégico, governança de TI e melhoria de processos utilizando boas práticas. Certificado em ITIL, COBIT e ISO 20.000, tem projetos nos EUA, Europa, México e países da América Latina.

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.