O Agro cada vez mais Digital

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 581
  • Increver-se para receber atualizações

agro artigo portalerp

Todos os dias novas tecnologias são criadas com foco no agro, levando incalculáveis oportunidades para o setor.

De forma assustadoramente acelerada, produtores ganharam inúmeras opções de ferramentas para transformar seu negócio, porém, a essencialidade e aderência das soluções propostas, são o grande impasse para a transformação digital.

Um estudo do Sebrae realizado com 4.467 produtores rurais de todos os estados, no período de 29 de março a 12 de abril de 2017, indicou que 95% dos produtores tem celular, e 60% deles estão conectados à internet, porém, somente 25% utilizam soluções digitais para gestão dos negócios.

A maior parte, 70% dos produtores, ainda administram suas propriedades de forma convencional.

Mas a boa notícia é que cada vez mais, o micro e pequeno produtor querem estar conectados para ganhar competitividade e usufruir dos benefícios que a transformação digital proporciona, como a alta precisão, e otimização da produtividade.

Como então resolver essa equação? Uma coisa é certa: a transformação digital no agronegócio é irreversível! Ainda sobre o estudo do Sebrae, este apontou três tendências: quanto mais jovem o empreendedor, maior o indicie de conexão; quanto maior o faturamento do agronegócio, maior o uso de soluções de gestão; e por último, a falta de infraestrutura impede a maximização da inclusão digital. 

Com base em minhas experiências com diversas empresas do agronegócio, as que mais se destacaram foram as que deixaram de pensar de forma convencional, apostaram na inovação, na capacitação dos profissionais e na sustentabilidade do negócio através de soluções de gestão empresarial desenhadas especificamente para o setor.

Para as empresas que já aderiram a nova era, é notável um ganho significativo na agilidade da tomada de decisões, onde através de soluções mobiles, produtores realizam transações e negócios de forma segura e assertiva, diminuem custos baseadas em análises de dados de estoque e produção, otimizam atividade, eliminam retrabalhos, e principalmente, geram valor com menos recursos.

Sendo o agronegócio brasileiro um dos mais rentáveis do mundo, detentor de 22% das terras agricultáveis do planeta e rico em água doce superficial e biodiversidade, nosso país é parte da agenda internacional para a produção de alimentos e insumos em nível global. Estima-se que em 2050, o índice populacional será de 9 bilhões de indivíduos, gerando um desafio ainda maior para que o setor atenda essa demanda. 

Por tanto, a transformação digital deve ser encarada, cada vez mais, como a principal aliada na potencialização e eficiência da produção, porém, de um modo mais sustentável. Não espere perder competitividade para digitalizar seu negócio!

Avalie esta postagem:
3
  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.