A Aliare nasceu da união entre Siagri, Datacoper e Solution, grandes empresas de tecnologia movidas pelo desejo de transformar o agronegócio do futuro. As soluções Aliare são utilizadas em mais de 40% das distribuidoras agrícolas das principais bandeiras do país e nas principais cooperativas do setor. Temos o maior portfólio de soluções de gestão para o agro. A partir da integração, digitalização e inteligência de dados, promovemos uma grande evolução no campo, um setor cada vez mais conectado e com desafios mais complexos.
Tel.: (08) 0067 Ver tel. completo
Mais informaçõesCom o evento, a Aliare, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de gestão integradas para o Agro; tem o objetivo de compartilhar conteúdos estratégicos, além de fomentar boas práticas de gestão e proteção de riscos para evitar perdas com inadimplência.
No dia 08 de maio, a Aliare realizou o evento “Crédito e Mercado: Desafios e Perspectivas da Safra 2024/25”, no Prime Hotel, em Rio Verde (GO). O evento, promovido em parceria com a J. Ercílio Advogados, a Campo Bom e o Grupo Conceito; também teve transmissão online gratuita.
A programação teve início às 9h e contou com palestras, rodada de perguntas e coffee break. Eraldo Lima, diretor de Marketing da Aliare, abriu o evento com uma apresentação do portfólio da empresa. “Além de levar tecnologia para o nosso cliente, também queremos divulgar informação de relevância para ajudá-lo a evoluir em gestão e rentabilidade”, disse o diretor.
Os palestrantes foram Felipe Prince, economista e consultor da Aliare, o advogado Adauto Kaneyuki, que é uma referência no Agronegócio; o economista e especialista em crédito Luiz Sarzedas, e o consultor em gestão e tecnologia Luis Fernando Pertile. Veja abaixo alguns pontos relevantes de cada palestra:
Segundo o economista Felipe Prince, essa é uma das safras mais desafiadoras para o agronegócio. “Tivemos um triênio 2020-22 muito bom, apesar da pandemia. Mas em 2023 passamos pela deterioração dos preços das commodities e, se a renda do produtor rural diminui, toda a cadeia do agronegócio é afetada”, explicou Prince.
Prince mostrou dados sobre a queda do PIB do Agronegócio e explicou que essa perda decorre de três principais motivos: o preço das commodities, dos insumos e o fenômeno natural La Niña. De acordo com o economista, a estimativa para 2024 é uma queda de 4 a 5%.
Por fim, Felipe Prince frisou a importância de manter um cadastro atualizado para avaliação de crédito, pois a taxa de rejeição, que era de 10-12%, está chegando ao índice de 30% atualmente.
O advogado Adauto Kaneyuki, do escritório J. Ercílio Advogados, falou sobre como as decisões da área de crédito e cobrança estão relacionadas às questões jurídicas. “Conceder crédito no Agro exige estratégia, conhecimento tecnológico e conhecimento jurídico”, explicou o especialista.
Segundo Kaneyuki, estas são as principais decisões: escolha e elaboração da melhor garantia, análise do risco ambiental e social, análise do poder que a garantia possui em caso de não pagamento, momento certo para iniciar a cobrança e adequada obtenção de provas para iniciar o processo.
Além disso, o advogado também citou mudanças recentes na legislação, como o registro de CPR no BACEN, e relatou as principais discussões nos tribunais sobre recuperação judicial no Agronegócio.
O Consultor de Negócios e Product Marketing Manager (PMM) da Aliare, Luis Pertile, mostrou que conhecer o cliente é uma das formas de facilitar a avaliação de risco para concessão de crédito. Segundo ele, habilidades de marketing são essenciais para entender o mercado, o produtor rural e mitigar riscos.
“Focar somente no assessoramento técnico e no apoio comercial, sem ter um entendimento abrangente do que está acontecendo no dia a dia do produtor rural, te impede de antecipar riscos que podem comprometer a operação”, explicou o consultor.
O economista e especialista em crédito Luiz Sarzedas, do Grupo Conceito, finalizou as palestras do evento demonstrando como funciona o gerenciamento de risco de crédito para distribuidores de insumos na prática.
Ele ressaltou a importância de qualificação dos analistas de crédito. “O profissional bem qualificado consegue fazer a ponte entre um comercial agressivo e um produtor que precisa de acesso ao crédito. Temos hoje muitos dados, cursos e informações disponíveis”, finalizou o economista.
Todas as palestras do evento “Crédito e Mercado: Desafios e Perspectivas da Safra 2024/25” estão disponíveis no YouTube. Cerca de 80 profissionais ligados às áreas comercial e de crédito no Agro estiveram presencialmente no evento, que foi uma iniciativa da Aliare para apoiar os clientes nos processos de gestão de crédito.