Agilidade e assertividade aliadas a tecnologia podem economizar até 70% do tempo da equipe de tesouraria
Postado por Redação em 03/10/2022 em EditorialConectar o ERP à plataforma de gestão financeira da empresa resolve algumas das principais dores dos empreendedores
Inflação alta e economia em crise criam um cenário em que cada moeda no caixa do empreendedor conta. Refinar os processos visando uma maior eficiência financeira é essencial para a saúde e sucesso do negócio e para isso, a tecnologia passa a ser uma aliada importante.
Se listarmos as principais dores dos empresários brasileiros no que diz respeito a gestão da tesouraria de suas empresas, certamente nas primeiras posições desse ranking estarão a necessidade de se conectar em multibancos de forma automática (sem precisar mais acessar o homebanking ou app), a dificuldade em enviar seus arquivos remessa (pagamento e cobrança), ler retorno (arquivos bancários CNAB) e também ler extratos bancários. E, finalmente, o tempo gasto da equipe para fazer todas essas tarefas de maneira quase que manual como é feita até hoje.
"Outro ponto importante a ser levantado é a falta de integração com o ERP da empresa e necessidade de se subir o mesmo arquivo e digitar informações no homebanking e depois repetir a mesma tarefa no próprio ERP. E ainda, a dificuldade de realizar a conciliação diária dos pagamentos, cobranças e movimentações financeiras para garantir que tudo esteja correto", comenta Ismênia Pinheiro Tesore, Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios na Accesstage.
De acordo com a executiva, essa "desconexão" atrasa o trabalho e ainda colabora para que o tesoureiro possa perder o rumo estratégico da empresa, pois nesses casos falta a ele acesso a uma visão global do cenário financeiro da empresa como um todo.
Nesse momento, a tecnologia bem aplicada se torna uma aliada e a Accesstage atua como um conector entre o ERP e o banco e/ou a operadora de cartão (integração bancária). "E ainda consegue criar um mapa para quando o ERP não está preparado para se comunicar com os bancos", completa.
Ao oferecer uma plataforma segura e desenhada visando dar ao tesoureiro essa visão global que integra todos os agentes do sistema em um lugar só, é possível economizar até 70% do tempo nas tarefas de gestão e com isso, economizar também recursos. "Em um cenário desafiador como o que vivemos, economizar recursos e ainda ter a possibilidade utilizar o tempo de pessoal de maneira mais inteligente é uma vantagem competitiva no mercado que não pode ser desperdiçada por empresa nenhuma", destaca Ismênia.
Uma dor extra que muitas vezes impede o empresário em investir na modernização dos processos de tesouraria é o alto investimento. Entretanto, com SaaS (Software as a Service) é possível trazer esse custo para dentro a realidade da empresa. Na Accesstage, por exemplo, pode-se contratar planos que facilitam essa gestão por um custo de R$ 399 por mês. A Veragi, plataforma de gestão financeira, funciona 100% em nuvem e conta com parceiros IBM e Infraestrutura da AWS para garantir a qualidade e segurança do serviço para o cliente.
Foto: Reprodução