Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Aché utiliza nuvem para gerar inteligência de dados em suas operações

Postado por Redação em 29/08/2024 em Notícias Tech

Compartilhar:

Após modernizar soluções de tratamento e análise de dados, empresa reduziu tempo de extração de dados de dois dias para menos de uma hora

A Aché Laboratórios Farmacêuticos está utilizando a nuvem para gerar inteligência de dados em suas operações. A empresa, que já era orientada a dados, percebeu a necessidade de agilizar o processamento do volume de dados do negócio.

Com uma base de mais de 20 milhões de pacientes cadastrados e cerca de 2 milhões de transações de vendas por mês, a agilidade na análise das informações representa geração de oportunidades de negócios. Os ganhos representam uma redução de dois dias para menos de uma hora na análise de informações em seus bancos de dados. 

Para endereçar a necessidade de modernizar ambiente de dados, a companhia criou o projeto “Aché Info”, um ecossistema de extração e tratamento de informações integrado às ferramentas de análise de dados da plataforma de nuvem Microsoft Azure, utilizando soluções como o Data Lake, Data Bricks e Data Factory. 

Uderson Fermino, gerente de Arquitetura e Plataforma de Dados da Aché, esclarece que a indústria farmacêutica atua com o modelo de auditoria, em que os dados cumprem um papel fundamental e estratégico. “Nesse modelo, empresas especializadas coletam dados anonimizados dos princípios ativos de medicamentos prescritos aos pacientes. Essas informações são um ativo importante para as farmacêuticas e utilizados para desenvolver estratégias de inteligência comercial, bem como para atender as necessidades de pacientes e abastecer regiões que necessitam de determinados medicamentos”, explica. 

Com todos os dados das auditorias estruturados na solução, a farmacêutica consegue obter insights valiosos para traçar as estratégias comerciais da empresa, abastecimento, além de gerenciar programas de fidelidade. A partir da integração da solução com uma plataforma de CRM, por exemplo, a empresa acessa indicadores como última compra, índice de recompra e perfil dos clientes de forma anônima, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em média, são 380 indicadores diferentes gerados pelos dados. 

Além de aprimorar a análise de auditorias, a empresa automatizou o processo de comparação de conjuntos de dados e reduziu diversas etapas para o tratamento dessas informações. Todos os dados são injetados automaticamente no sistema e compartilhados internamente por meio da nuvem otimizando, assim, o tempo das equipes, que realizavam parte dessas operações de forma manual. Além disso, a companhia proporcionou uma maior democratização de dados para todas as áreas de negócios que, com base em dados, podem executar o trabalho com base nessas informações. 

“Nos tornamos a pioneira na reformulação do processo de aquisição e recebimento desses dados. O projeto trouxe não apenas agilidade, mas disponibilidade, eliminando desafios na responsividade de ferramentas, por exemplo. Além disso, 99% de toda a nossa abordagem de segurança é baseada nos recursos de segurança nativos da nuvem, que são atualizados frequentemente e fornecem a proteção necessária. O projeto nasceu sob o pilar da segurança e privacidade desde o design da solução”, comenta Fermino. 

“Este projeto da Aché evidencia o quanto o potencial da análise de dados pode impactar positivamente todas as áreas da uma empresa. Com o grande volume de informações que é gerado diariamente, investir em tecnologia para gerar inteligência e possibilitar maior eficiência nas operações é um grande diferencial competitivo”, afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil. 

A Aché também está habilitando a inteligência de dados para outras áreas, como a de gestão de demandas e de estoque, painel de vendas e faturamento de notas fiscais. Para o futuro, a empresa planeja redesenhar operações com soluções avançadas como o aprendizado de máquina direcionado a aparelhos respiradores por meio de IoT. 

Postado por Redação em 29/08/2024 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.