Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

80% das empresas vão para a nuvem

Postado por Redação em 02/05/2019 em Notícias Tech

Compartilhar:

Ao todo, 286 executivos C-level das áreas de tecnologia e análise de dados espalhados pela América Latina, participaram da pesquisa...

Ao todo, 286 executivos C-level das áreas de tecnologia e análise de dados espalhados pela América Latina, participaram da pesquisa realizada pelo SAS (Statistical Analysis System). Entre as áreas avaliadas, estavam companhias dos setores de varejo, telecom, setor público, serviços de utilidade pública, indústrias, serviços financeiros e bens de consumo. 180 empresários brasileiros, deram sua contribuição para o levantamento dos dados

A migração, que segundo a pesquisa busca contribuir para que as empresas possuam mais agilidade, inovação e consigam gerar um crescimento exponencial, apontou que 80% dos clientes pretendem, em um período de 12 meses, aderir as soluções em Cloud. Na opinião de Kleber Wedemann, diretor de marketing do SAS América latina, os números refletem algo que há algum tempo ele já vinha percebendo: o fato de que essas soluções estão se tornando um território familiar.

Quando o assunto é aplicação de Analytics, 39,47% dos empresários entrevistados, declaram já fazer o uso das tecnologias em nuvem. 27,19% afirmam que já possuem casos de uso de análise de dados na nuvem; e 11,40% informaram que possuem aplicações analíticas na plataforma, contudo declaram enfrentar problemas no momento da sincronização de dados.

Conhecimento de causa?

Os dados também apontaram um alerta importante em relação ao perfil das empresas que buscam essa adequeção. 47,37% das instituições reconheceram que o conhecimento necessário para fazer a migração e o gerenciamento dessas operações, ainda é determinante na decisão de aderir ou não a essas soluções. As empresas, revelaram não possuir a quantidade necessária de habilidades que julgam ideal para faze-lo. 

Na opinião de Wedemann, os fatores que levam as empresas a adquirirem uma nova ferramenta para o seu aprimoramento são distintos, no entanto é preciso ressaltar que caso elas não possuam o conhecimento necessário para entender e desse modo saber como  utilizar ao máximo os benefícios que essas soluções podem trazer, aderir a elas, por si só, não fará grande diferença.

"A migração para a nuvem é uma operação complexa, é preciso contratar e reter os recursos certos. Por conta disso, um grande número dessas empresas está procurando fazer as migrações com um provedor de serviços especializado.", declarou Kleber Wedemann.

Segundo o SAS a procupação com a segurança é um fator decisivo no momento de acoplar seus aplicativos para a nuvem. 66,67% temem ter seus dados expostos ou peridos. 57,02% declararam que a sincronização dos dados também limita o processo de adesão a nuvem.  No entanto para Wedemann esse medo não deve impedir a migração das empresas, pois a segurança de dados deve ser analisada como fator primordial para a mudança. Além de oferecer maior segurança, o armazenamento em nuvem também pode proporcionar redução de custos, flexibilidade dos ambientes e redução do Custo Total de Propriedade (TCO), para as empresas.

Para o diretor do SAS, as empresas que querem aderir a essa mudança, deve traçar estratégias que ajudem a driblar os medos e substituir as dúvidas por conhecimento. 37,72% das empresas, dentro da sua estratégia de migração para a nuvem, consideram a adoção da tecnologia de contêineres com pouco código, que permite que processos isolados sejam executados em um mesmo sistema operacional.

"Essa combinação de contêineres com Analytics é transformacional para a estratégia dos nossos clientes. É o tipo de migração que demanda pouca recodificação e que resulta em muita vantagem de custo-benefício de armazenamento, graças à tecnologia que o contêiner possibilita", apontou o diretor.

32,46% apontaram as soluções de reprogramming como uma opção viável de adesão, já que as aplicações são recriadas ou reescritas para rodar num ambiente diferente. Além dela a plataforma de rehosting, interessou 29,82% dos participantes, uma vez que possibilita a movimentação da aplicação para uma nuvem pública, sendo mais simples e barata.

Foto: Kleber Wedemann  (Diretor de Marketing do SAS LATAM)

Postado por Redação em 02/05/2019 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.