Tecnologia depende de gente

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 4730
  • Increver-se para receber atualizações

Tecnologia de genteCada vez mais as tecnologias exigem o melhor das pessoas. Isso porque temos, atualmente, uma grande oferta quantitativa de dados, ou o “Big Data”,que– por meio de soluções Business Intelligence e Analytics – nos desafiam a transformá-los em valiosas informações para apoiar a gestão estratégica e tática das organizações.

Esse trabalho conjunto – de tecnologias e inteligência humana - pode gerar mudanças positivas nas atividades de cada profissional e no desempenho das empresas. Mas é preciso haver consciência disso. E vou além – devemos desejar e incentivar estas transformações. Devemos ser os protagonistas, os patrocinadores e donos destes projetos de mudanças necessárias, nessa aposta na transformação digital dos negócios.

O foco também mudou, juntamente com a organização das tarefas. Há pouco tempo, os detentores de dados e informações eram os gestores. Agora, a questão é: “O que fazer com toda essa oferta?”,“Por quê?”, “Para quê?”. Este novo estágio é muito mais interessante e desafiador e exige o trabalho cada vez mais próximo e integrado das equipes.

Não se trata de estar sempre “correndo” e promovendo ou aceitando novidades, mas de construir processos com inovações focadas em objetivos que, em última instância, visam o bem estar geral da sociedade e dos negócios. Isso exige mais calma do que pressa. Mais equilíbrio do que radicalismo. Mais profundidade associativa do que análises superficiais e fragmentadas.

Pessoas e tecnologias devem gerar relações colaborativas.

Neste sentido, pelo lado da tecnologia, é importante considerarmos a usabilidade – ou design - como um elemento essencial. Por outro lado, o das pessoas, é preciso reconhecer que há muito mais oportunidades para inteligência e menos necessidade de exaustivas coletas e memorizações, a partir de infinitas ferramentas que temos à nossa disposição.

E com isso precisamos de gestores cada vez melhores – com princípios éticos, bom senso, energia, visão multidisciplinar, capazes de atuar em equipe e de fazer as perguntas certas. Eles devem combinar qualidades analíticas com intuições qualificadas e encontrar os melhores caminhos.

Tanto na economia privada – com a “coopetição”, estratégia que combina características competitivas e cooperativas para os negócios – como na área pública – a partirda melhor percepção e atendimento a tantas demandas - a gestão estratégica e tática das informações é um componente fundamental.

No fim, cada um de nós se torna cada vez mais gestor. Precisamos, definitivamente, entender que as tecnologias, a exemplo do BI e Analytics, não trabalham sozinhas e que talentos são indispensáveis para promover inovações com o uso de tais ferramentas.

Tecnologias nos permitem ser mais criativos, informados, integrados aos negócios e ao mercado - e a efetividade delas depende de nós.

* Hermes Freitas é BI-Expert na Inteligência de Negócios

Avalie esta postagem:
11

Hermes Freitas é BI-Expert na Inteligência de Negócios

Postagens recentes do Autor

Pessoas nesta conversa

  • Visitante - Celio F. Costa

    Caro Hermes, muito bom este seu artigo. Apresenta questões importantes que nos tiram da "correria e instantaneidade", atributos que associamos ao uso da tecnologia ("mais" e "mais rápido", com a sensação de urgência do "Mr White Rabbit" da Alice) e nos colocam de frente com os atributos que realmente importam para um Gestor.
    Concordo plenamente com a sua assertiva: "E, com isso, precisamos de Gestores cada vez melhores... ...melhores caminhos". Não podemos confiar cegamente na tecnologia. Quando fazemos isto, acabamos por cair na correria e afogados num mar de dados dessincronizados. E, lembrando um ditado de algumas décadas atrás: "Garbage in, garbage out". Lixo, muito lixo, a nos distrair, é o que obtemos com a tecnologia sem o Gestor ou com um Gestor sem os atributos que você aponta.
    Grato por compartilhar este seu texto.

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.