Quatro estratégias-chave para CTOs e CIOs em 2025
Postado por Marcilio Oliveira, co-fundador e CGO na Sensedia em 29/11/2024 em ArtigosMarcilio Oliveira, co-fundador e CGO na Sensedia destaca em seu artigo os elementos-chave para os gestores de tecnologia ao planejar as estratégias para o próximo ano
Ao longo da minha carreira, focada em tecnologia e no mercado de APIs, pude perceber claramente o poder transformador dessa indústria na criação de novos modelos de negócios e na revolução global. Nesse contexto, o papel de líderes de tecnologia, como o CTO (Chief Technology Officer) e o CIO (Chief Information Officer), se torna fundamental na antecipação de tendências, visto que são esses profissionais que, em geral, lideram a estratégia de gestão tecnológica nas empresas.
Esse papel é igualmente relevante na forma como os investimentos são planejados para garantir a competitividade e a resiliência das organizações a longo prazo, em um ambiente em constante evolução. Afinal, as organizações precisam de uma liderança técnica sólida para gerenciar ecossistemas de TI complexos, impulsionar a inovação e entregar valor real para o negócio.
Neste momento do ano, as empresas já estão analisando seus orçamentos e visões para 2025. E as posições de liderança precisam ter uma visão holística que garanta que a tecnologia impulsione o crescimento e a inovação por meio da adoção e implementação de ferramentas para a otimização de processos.
A seguir, destaco o que considero os elementos-chave para os gestores de tecnologia ao planejar sua estratégia para o próximo ano:
- Implementar e inovar em soluções de IA:
Inteligência Artificial é uma ferramenta analítica que se tornou transformadora. No entanto, à medida que avançamos, a implementação responsável de IA é fundamental. Em 2025, as estratégias de IA devem se concentrar em três aspectos principais: segurança, transparência e personalização.
- Adoção de estratégia Multicloud:
- Investimento em talento e cultura tecnológica: