Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Mineradora MRN reduz custo com software ERP TOTVS

Postado por

Redação

em 10/12/2013 em Mercado

Compartilhar:

Parceria de mais de 15 anos traz aprimoramento constante da solução para o setor de manufatura da companhia Uma das maiores...

Parceria de mais de 15 anos traz aprimoramento constante da solução para o setor de manufatura da companhia

Uma das maiores dificuldades do setor de extrativismo e beneficiamento é o custo operacional. Devido à fixação do preço pelo mercado, as empresas do setor buscam reduzir o custo e aumentar a produtividade constantemente, visando melhorar sua competitividade global. Tecnologias que possibilitam um gerenciamento integrado da operação, como softwares de gestão, auxiliam essas empresas a lidarem com o principal desafio do setor.

A Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora brasileira de bauxita, utiliza o software de gestão da TOTVS para controlar suas operações desde 1998. Constituída por uma associação de empresas nacionais e estrangeiras, a MRN está localizada em plena Amazônia, no oeste do Pará.

Essa parceria possibilitou que o ERP da TOTVS para extrativismo e beneficiamento fosse aprimorado com o auxílio da MRN. Com o tempo, além de atualizar o sistema, a TOTVS desenvolveu módulos complementares que tornaram o software ainda mais completo e integrado. Hoje, a MRN utiliza a solução completa da TOTVS para o setor de manufatura.

"Utilizamos todos os módulos do software de ERP da TOTVS. Isso nos permite consolidar a gestão de todas as operações realizadas na MRN, desde a extração da bauxita até o carregamento dos navios", disse Júlio Vicentin, gerente de Finanças, Controle e Informação da MRN.

Dentre os módulos do ERP da TOTVS utilizados pela mineradora está uma solução que permite gerenciar os equipamentos da empresa por meio da integração de dados, como a frota de caminhões que pega a bauxita na mina e leva até o britador. A ferramenta permite acompanhar e gerenciar de maneira efetiva o gasto de combustível, pneus, sinistros, documentos da frota, entre outros, e realizar inventário e depreciação. Com a integração dos históricos e estatísticas ao ERP, é possível planejar a hora ideal de fazer manutenção preventiva e gerenciar melhor os custos dos equipamentos.

"As empresas precisam garantir a disponibilidade de sua linha produtiva, desde sua frota até seu maquinário. Se um equipamento parar sem planejamento, todo o beneficiamento ficará parado também. Esta situação é determinante para a relação de custo operacional x produtividade", explica Vladimir Michels, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS.

Além dessas soluções, o ERP da TOTVS para manufatura inclui soluções que auxiliam na gestão dos resíduos e efluentes do processo produtivo. Controlar o descarte possibilita uma resposta rápida às novas exigências fiscais e regulatórias, pois o software emite grande parte dos documentos necessários para obter certificações ambientais. "Estamos dentro de uma reserva biológica na Amazônia e precisamos dar o destino correto aos nossos resíduos - orgânicos ou recicláveis. Nossa preocupação em relação a isso nos permite ser uma empresa certificada pela ISO 14.001 desde 2001", explica Vicentin.

O software da TOTVS permite ainda gerenciar e integrar todos os processos da empresa possibilitando uma visão unificada e integrada das operações e maior subsídio para tomadas de decisões. "Acompanhamos a evolução do ERP da TOTVS para mineradoras e hoje temos uma relação de parceria com a companhia. Sempre que identificamos uma necessidade nova do setor, informamos a TOTVS", finaliza Vicentin.

O segmento de manufatura da TOTVS atende cerca de 8.000 clientes. 19% destes clientes possuem mais de 500 funcionários e 24% possuem entre 10 e 100 funcionários.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa TOTVS

Postado por

Redação

em 10/12/2013 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.