Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

TRIYO

A TRIYO é uma empresa de tecnologia surgida da união do tradicional integrador TOTVS® e profissionais com mais de 20 anos de experiência em projetos estratégicos de software de gestão empresarial.

Tel.: (11) 2391 Ver tel. completo

Mais informações

Como o ERP TOTVS pode ajudar a vender mais na Black Friday

Ao utilizar um sistema ERP, sua empresa tem mais controle e gestão de todo o negócio, otimiza os processos, automatiza tarefas e gera mais produtividade para a equipe focar no core business e ter mais resultados.

A Black Friday é uma das datas mais significativas para vendas em todos os setores. Em 2021, gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce e um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados da Ebit|Nielsen. O mesmo estudo indica que o ticket médio aumentou e a expectativa é que esse ano, a Black Friday, que ocorre dia 25 de novembro, gere muito mais resultados.

Uma pesquisa realizada pela Globo, mostra que 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto na Black Friday, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra.

A intenção de compra por produto indica que 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados, 32% pretendem gastar com alimentação e bebidas e 26% preferem investir na educação, com cursos e escola.

O estudo também menciona que não só o aumento do consumo aumentará na Black Friday, mas também em outras datas importante no segundo semestre deste ano, como a Copa do Mundo, Natal e Réveillon.

O crescimento do e-commerce se destacou em 2021, sendo o canal que mais houve compra, inclusive através de aplicativos. Porém, para que a experiência do consumidor seja completa, estar em todos os canais integrados é muito importante.

O estudo do Google indica que as vendas nos estabelecimentos físicos, por exemplo, cresceram 3,5 vezes na sexta-feira de ofertas em relação às outras sextas-feiras do ano. Ser uma empresa omnichannel será um dos pontos chaves na Black Friday.

 

Os clientes começam a pesquisar itens para a Black Friday até um mês antes, portanto, a sua infraestrutura de vendas, marketing e sistemas deverá estar pronta antes disso. Afinal, no mercado competitivo, as empresas precisam se diferenciar oferecendo a melhor experiência de compra aos seus consumidores, seja na diversidade de produtos, preços, parcerias, agilidade de entrega e atendimento pós-venda. Ou seja, a estratégia deverá estar alinhada com todos os departamentos dentro da empresa: marketing, logística, comercial, revenue management, atendimento, financeiro, estoque e logística.

Ricardo Nunes, CEO da TRIYO, dá algumas dicas que te ajudarão a vender mais nesse período:

·         Planejamento: planeje suas estratégias de vendas, preço e marketing com antecedência e alinhe todo o processo com logística e financeiro. Todos têm que estar preparados para a demanda esperada.

·         Prepare seu estoque: para isso é fundamental analisar o mercado e dados dos anos anteriores para estimar quanto se espera vender. O ideal é já ter um estoque robusto, de acordo com sua demanda.

·         Logística: contar com a agilidade e assertividade na entrega dos produtos é essencial para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra.

·         Ofertas: verifique quais são as promoções e descontos mais atrativos aos clientes. Para tanto, possuir informações de compra e desejos contidos no seu CRM pode te dar uma grande vantagem competitiva. Além disso, o CRM será essencial para fidelizar esses clientes para novas compras.

·         Invista em divulgação: esteja em todos os canais que seu cliente está. Vale a pena investir uma verba extra somente para esse período a fim de conseguir vender a quantidade que estimou.

·         Seja omnichannel: estar presente em todos os canais que seu cliente está é essencial: e-commerce, loja física, marketplaces, revendedores, etc. Quanto maior o seu modo de distribuição, melhor a sua visibilidade e experiência do consumidor.

·         Diversifique seus meios de pagamento: disponibilizar vários meios de pagamento é uma boa estratégia para aumentar suas vendas.

·         Integre seus canais de vendas e seu e-commerce a plataformas de marketplace: a integração te dará muito mais agilidade nas operações, principalmente no e-commerce, pois as informações de cadastro já serão disponibilizadas no CRM, emissão de nota fiscal, logística, otimizado muito os processos.

·         Organize sua operação em uma única plataforma como o sistema ERP: com ele você terá todas as informações centralizadas e processos automatizados que agilizarão a sua operação, diminuirá erros e falhas de comunicação, além de sobrar mais tempo para sua equipe focar na estratégia do produto.

O ERP é um sistema integrador de processos que otimiza a gestão estratégica e inteligente do negócio. Este software permite que sua empresa estude o cenário real de todos os departamentos através dos diversos relatórios e controles de faturamento, estoque e logística. Com isso, as equipes conseguem realizar os planejamentos, melhorias e preparações necessárias para oferecer uma boa experiência durante a Black Friday. E isso é válido tanto para os consumidores, quanto para os colaboradores da empresa que têm o seu trabalho facilitado e otimizado.

Além disso, o ERP ajuda muito em toda a operação:

- Gestão de estoque: todas as informações sobre o estoque ficam centralizadas no ERP e a empresa controla a entrada e saída das mercadorias e, disponibilidade e entrega para melhor logística.

- Planejamento de vendas: é possível gerar diversos relatórios sobre o comportamento do consumidor (ticket médio, fluxo de vendas, sazonalidade, entre outros), e com isso, as equipes têm mais informações para criar campanhas promocionais mais assertivas.

- Integração de dados: Integração do sistema ERP aos marketplaces. Assim, as ofertas e disponibilidade dos produtos estarão sempre atualizadas com dados reais em todos os seus canais de vendas.

- Otimização na emissão de Notas fiscais: o ERP automatiza e agiliza o processo de emissão de notas, disponibilizando as informações necessárias para cumprir as obrigações legais de maneira muitos mais simples.

- Gestão Logística: a ferramenta ERP ajudará a empresa a realizar uma boa gestão do pedido em processo, atualizando os status como separação do produto, empacotamento, despacho, transporte e entrega.

- Melhoria no atendimento ao consumidor: com todos os processos organizados e informações disponíveis, fica mais fácil para a empresa atingir maior excelência no atendimento do seu cliente.

- Integração com e-commerce: o ERP pode ser integrado facilmente ao seu e-commerce aumentando a otimização dos processos. integração é um dos pontos chaves para uma melhor comunicação e centralização das informações. Trata-se do processo de conectar um sistema a outro para que eles trabalhem juntos com o objetivo de reunir todas as informações existentes em um único lugar.

O ERP ainda pode ajudar em muitos outros processos e estratégias dependendo das necessidades de cada companhia. E para as empresas que querem vender mais, otimizar seus processos e oferecer uma melhor experiência aos seus consumidores, possuir um sistema de gerenciamento é fundamental.

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.