Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

BI e Mapas geográficos: um casamento perfeito

Postado por

Graziele Almeida

em 27/11/2017 em Artigos

Compartilhar:

Uma forma mais fácil e ágil de coletar todas as informações é por meio do Business Intelligence (BI), um sistema...

Uma forma mais fácil e ágil de coletar todas as informações é por meio do Business Intelligence (BI), um sistema que cruza os dados dos departamentos da empresa e fornece relatórios gerenciais, cubos e outras informações que possibilitam tomar a melhor decisão. Mas, em razão da grande extensão do país, algumas empresas acabam esquecendo determinadas regiões e não conseguem fazer um bom trabalho, principalmente, no Norte, Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil.

E como resolver isso? Uma boa opção é adotar os mapas geográficos ou Sistema de Informação Geográfica (GIS) para visualizar como está a operação do negócios em todo o país. E o que é o Sistema GIS? Segundo o site Fator GIS, trata-se de um sistema computacional composto de softwares e hardwares, que permite a integração entre bancos de dados alfanuméricos (tabelas) e gráficos (mapas), para o processamento, análise e saída de dados georreferenciados. Os produtos criados são arquivos digitais contendo Mapas, Gráficos, Tabelas e Relatórios convencionais.

Dentro deste contexto, o GIS vem para acrescentar informações e fornecer mais amplitude e efetividade ao BI. Com o GIS é possível mapear efetivamente vários pontos fundamentais do sucesso de um negócio, respondendo a questões como: onde estão os clientes, onde estão os fornecedores, onde estão os concorrentes, entre outros, de forma a permitir às empresas agirem e decidirem com informações muito mais precisas sobre seus negócios. 

Antes do GIS, as empresas tinham mais dificuldade em gerenciar e agora ganharam mais esta facilidade. Como ele funciona? Por exemplo, um fabricante de refrigerante pode visualizar num GIS integrado ao BI a distribuição do seu produto em todo o país e definir as estratégias a serem adotadas, como focar em uma região, aumentar ou diminuir a distribuição, checar locais em que não se chega o produto, ou seja, definir as ações a serem realizadas. Ou seja, o usuário pode visualizar em um mapa na tela do computador os principais aspectos do negócio por Região, Estado ou Município. 

Postado por

Graziele Almeida

em 27/11/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.