Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Crescimento da Internet das Coisas aumenta risco de ataques DDoS no Brasil

Postado por

Daniela Quintana

em 20/07/2017 em Destaques Tecnologia

Compartilhar:

Somente os ataques de DDoS registraram um aumento de 138% no período, enquanto as notificações de páginas falsas de bancos...

Somente os ataques de DDoS registraram um aumento de 138% no período, enquanto as notificações de páginas falsas de bancos e phishing aumentaram 37%. Além disso, varreduras de SMTP (25/TCP), usadas para disseminar spam, representavam menos de 7% das notificações recebidas pelo órgão, ao passo que, agora, esse número já está em 30%.

Em 2016, o CERT.br recebeu 60.432 notificações sobre máquinas envolvidas em ataques de DDoS, e a maior parte delas corresponde a ataques que se originaram em dispositivos de IoT. No entanto, houve uma queda no número de alertas de DDoS envolvendo protocolos de rede, que podem ser usados como amplificadores, tais como CHARGEN (19/UDP), DNS (53/UDP), NTP (123/UDP), SNMP (161/UDP) e SSDP (1900/UDP).

Mesmo com a queda nos ataques envolvendo amplificação, Cristine Hoepers, gerente do CERT.br, reforça que é preciso que os administradores de rede continuem atentos a esse tipo de ameaça. ?A queda no uso de amplificação de rede se deve, em parte, à popularização dos ataques DDoS originados por dispositivos IoT, mas, infelizmente, ainda existem muitos serviços mal configurados que permitem abuso para ataques de amplificação?. A especialista também explica que ?para reduzir esses ataques, é muito importante que todos adotem boas práticas como a configuração correta dos serviços de rede, e que a instalação de dispositivos IoT leve em conta a sua proteção contra infecções por botnets?.

Fraudes em queda, mas ainda preocupam

O órgão registrou 102.718 notificações de tentativas de fraude em 2016, o que significa uma queda de 39% em relação a 2015. No entanto, notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico com phishing cresceram em 37%.

Com isso, é importante que os usuários continuem seguindo práticas de prevenção ao acessar sites bancários e lojas virtuais. ?Ações simples podem minimizar os riscos e diminuir as vulnerabilidades, como ter um bom antivírus atualizado e instalado, manter programas e sistema operacional atualizados e instalar um firewall pessoal?, alerta Hoepers.

Fonte: Redação

Postado por

Daniela Quintana

em 20/07/2017 em Destaques Tecnologia

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.