O que esperar da tecnologia em 2025?
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 18/12/2024 em Artigos2025 promete ser um ano crucial para a adoção de novas tecnologias que impulsionem eficiência, inovação e sustentabilidade nas empresas. Confira as 10 principais tendências e prepare sua empresa para crescer!
Um novo ano já vai começar e muitas empresas já prepararam seu planejamento. Para os gestores da área de tecnologia é muito importante conhecer quais serão as tendências tecnológicas para o próximo ano, afinal, a vantagem competitiva está na capacidade de antever, se preparar para o futuro e traçar as estratégias adequadas para sair na frente e conquistar o mercado. A consultoria Gartner preparou um estudo onde selecionou criteriosamente 10 tendências de tecnologia para ajudar os gestores de TI a se prepararem para 2025.
Para tanto, foi considerando o potencial de transformar modelo de negócios convencionais, viabilidade de novos tipos de inovação e os desafios mais urgentes com os quais as empresas se deparam hoje. As tendências se enquadram em três categorias: Os imperativos e riscos da IA; Novas fronteiras da computação e Sinergia entre seres humanos e máquinas.
O ano de 2025 promete ser um ano crucial para a adoção de novas tecnologias que impulsionem eficiência, inovação e sustentabilidade nas empresas. Confira as 10 principais tendências apontadas e prepare sua empresa para crescer!!
1. Agentes de IA
Os agentes de inteligência artificial estão se tornando mais sofisticados, capazes de tomar decisões autônomas e realizar ações complexas. Até 2028, o Gartner prevê que 15% das decisões cotidianas no trabalho serão feitas por agentes de IA, em comparação a 2024. Essas soluções têm o potencial de transformar a produtividade em áreas como atendimento ao cliente, automação de processos e análise de dados.
2. Governança de IA
Com o aumento da utilização da IA, cresce a necessidade de plataformas que assegurem o uso ético e responsável dessa tecnologia. Empresas que implementarem governança de IA poderão alcançar até 30% mais confiança dos clientes e uma melhoria de 25% em conformidade regulatória até 2028.
3. Computação sustentável
Com a pressão para reduzir a pegada de carbono, tecnologias sustentáveis ganharão destaque. Iniciativas como data centers energeticamente eficientes e a adoção de algoritmos verdes ajudarão empresas a minimizar custos operacionais enquanto atendem às demandas ambientais.
4. Expansão neurológica
A interface cérebro-máquina é uma das inovações mais futurísticas previstas para 2025. Essa tecnologia permitirá a personalização de experiências e a otimização das capacidades humanas, com impacto significativo na educação, saúde e produtividade.
5. Segurança contra desinformação
Com o aumento das ameaças digitais, como deepfakes e fraudes, tecnologias para identificar e mitigar desinformação serão essenciais para proteger empresas e indivíduos. O Gartner projeta que, até 2028, 50% das organizações adotarão soluções específicas para esses desafios.
6. Computação espacial
A computação espacial vai além da realidade aumentada e virtual, integrando o mundo digital ao físico. Essa tecnologia está projetada para crescer de US$ 110 bilhões em 2023 para US$ 1,7 trilhão até 2033, transformando setores como varejo, saúde e manufatura.
7. Criptografia pós-quântica
A segurança da informação é a grande preocupação. Com a evolução da computação quântica, métodos criptográficos tradicionais podem se tornar obsoletos. Soluções de criptografia pós-quântica já estão sendo desenvolvidas para proteger dados contra ameaças futuras.
8. Inteligência ambiental invisível
O uso de sensores e dispositivos de baixo custo permitirá rastrear objetos e monitorar ambientes de forma quase imperceptível. Isso transformará áreas como logística, saúde e varejo, otimizando processos em tempo real.
9.Computação híbrida
Combina diferentes tecnologias de computação, como sistemas neuromórficos, quânticos e fotônicos, para solucionar problemas complexos. É ideal para empresas que precisam de flexibilidade e eficiência.
10. Robôs polifuncionais
Máquinas capazes de executar múltiplas tarefas em setores como manufatura, logística e saúde, tornando-se um diferencial em ambientes que demandam alta flexibilidade e automação.
Cada uma dessas tecnologias aborda desafios urgentes, como eficiência operacional, inovação em modelos de negócios e responsabilidade ética. Essas tendências não apenas sinalizam o caminho da inovação tecnológica, mas também destacam a necessidade de adaptação estratégica das empresas para permanecerem competitivas. Ao implementar essas soluções, organizações poderão ganhar mais vantagem competitiva, reduzir custos, melhorar processos e atender às demandas de um mercado em constante transformação.