Portal ERP AgronegócioPlataforma integrará informações dos produtores agrícolas à base de dados dos fornecedores para melhorar a gestão de compra de insumos e equipamentos

A TOTVS passa a oferecer aos fornecedores de insumos e equipamentos agrícolas uma solução que irá aprimorar a comunicação deles com os produtores.

O uso do Fluig, plataforma de colaboração e produtividade da companhia, no segmento de Agroindústria agilizará a troca de informações entre as empresas do setor ao integrar o planejamento e os apontamentos dos produtores à base de dados dos fornecedores, facilitando a gestão de compra dos materiais necessários para cada safra. A solução será o destaque da participação da companhia no Gartner Symposium ITxpo em Orlando, nos Estados Unidos, de 05 a 11 de outubro.

CLIQUE aqui e faça o DOWNLOAD do e-book exclusivo "13 PASSOS PARA ESCOLHER MELHOR SEU ERP"

Um dos principais desafios do setor é garantir a sua produtividade e a realização correta do cronograma de cada safra é essencial para alcançá-la. No entanto, muitas vezes, os materiais adquiridos pelos produtores não são entregues dentro do prazo previsto para o plantio, aplicação de fertilizantes ou para a colheita, o que implica em queda na produtividade e aumento nos custos de produção. Ao permitir que o fornecedor tenha acesso ao planejamento do produtor, o Fluig contribuirá para entrega de insumos conforme dados e prazos estabelecidos pelo cliente.

“Atualmente, informações como inspeção fitossanitária, doenças, pragas, aplicação de fertilizantes, entre outras, ficam restritas ao produtor. Com a ferramenta, a TOTVS levará esses dados aos fornecedores com intuito de ajudá-los a oferecer um melhor atendimento aos clientes. Por outro lado, a troca de informações contribuirá para uma melhor gestão do plantio e para o aumento da produtividade da produção agrícola. A transmissão dos dados somente será realizada com a autorização do cliente”, informa Gilmar Hansen, diretor de produto do Fluig.

Ao adotar a solução, o fornecedor permitirá que seus clientes acessem a plataforma para compartilhar arquivos, como o planejamento e os apontamentos de produção, utilizando a funcionalidade de gestão de documentos (GED). O cronograma poderá ser inserido no Fluig de forma automática, por meio do ERP do cliente, ou de forma independente, no caso dos produtores que utilizam o Excel para controlar a produção. Basta enviar o arquivo com o layout estabelecido pelo fornecedor que ele mesmo fará o upload na plataforma.

A solução também oferece indicadores de negócio, por meio dos quais é possível identificar os produtores que já inseriram o seu planejamento no sistema e os que ainda não o fizeram. Com essa informação, o vendedor poderá entrar em contato com o cliente para verificar se ele precisa de auxílio. Os indicadores são estabelecidos conforme a área de atuação do funcionário e possibilitam uma análise dos produtores por região e por cultivo, facilitando o entendimento das mudanças do mercado.

Além disso, ao saber a cultura e a variedade utilizada pelo cliente, será possível suportá-lo melhor, apresentando, por exemplo, uma nova variedade, mais adequada à região do que a utilizada atualmente. A assistência vai desde dicas sobre sementes até informações sobre aplicações eequipamentos. Esse atendimento consultivo contribuirá para a fidelização dos clientes e aprimorará a colheita.

“Os produtores normalmente trabalham com mais de um tipo de cultura. Um produtor de soja, por exemplo, pode iniciar o plantio de algodão quatro meses depois de dar início à produção do grão. Conhecer o planejamento do cliente facilita o processo de venda e contribui para uma gestão mais assertiva por parte do produtor”, explica Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.

A ferramenta também envia alertas conforme os processos estabelecidos pela empresa, tanto para os computadores, como para os smartphones e tablets dos vendedores, possibilitando uma gestão pessoal e rápida, independentemente de onde o funcionário estiver.

A adoção da plataforma conferirá ainda mais um benefício aos fornecedores agrícolas: a manutenção do histórico e do contato com os clientes, mesmo com a realocação de um funcionário em outra área da empresa. Movimento que, até então, levava à perda de informações. Todas essas funcionalidades e demais dados da empresa poderão ser acessados por meio de um único login e senha no Fluig.

Por outro lado, a plataforma oferece ao produtor, além da garantia de que receberá os insumos e equipamentos necessários dentro do prazo, aumentando a produtividade e as chances de uma colheita de sucesso, uma rede social corporativa. Por meio das comunidades criadas dentro da ferramenta, ele pode tirar dúvidas com o fornecedor e interagir com outros produtores que sejam clientes da mesma empresa visando à troca de melhores práticas de mercado, podendo, inclusive, anunciar uma máquina que está ociosa com intuito de alugá-la.

“Atualmente, outras ferramentas do mercado possuem soluções de gerenciamento de processos, porém, as funcionalidades de compartilhamento de arquivos, acesso único, indicadores de negócio, comunicação e colaboração por meio de comunidades internas e externas e gestão automática dos processos é um diferencial que só o Fluig oferece”, afirma Hansen.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa TOTVS

 



  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.