CONSISANET

A Consisanet atua no mercado de desenvolvimento de tecnologia da informação desde 1990, especializada em legislação brasileira, desenvolve softwares voltados à automação de ...

Tel: (46) 3520-1300

eSocial: 4 passos para entender agora as principais mudanças

Os contadores de todo o Brasil estão se preparando para as mudanças, em 2018, no eSocial que, além de trazer maior segurança, elas também servirão para simplificar a rotina nos escritórios de contabilidade. Em resumo, o empregador terá que enviar as informações sobre obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais para um único banco de dados por meio digital. 

Como toda mudança gera dúvidas, a Consisanet está publicando várias dicas e informações aqui no blog sobre as mudanças no eSocial e como elas podem afetar a rotina dos profissionais de contabilidade. 

Neste post, vamos mostrar como você deve se preparar para utilizar o eSocial da maneira correta nas seguintes situações:

1 - Gerando a folha de pagamento

2 - Realizando contratações e desligamentos

3 - Informando alterações salariais

4 - Atualizando as informações do colaborador

Que o eSocial é um sistema online e obrigatório para todas as organizações, seja comércio, indústria ou prestadora de serviços, isso você já sabe. Mas, como as informações serão registradas de um jeito menos burocrático e mais ágil, isso é o que muita gente está esperando para ver. 

A seguir você vai entender o que esperar deste novo cenário que exige mudança de postura, que pretende mexer com a cultura das organizações brasileiras e, por consequência, com a vida de muitos contabilistas. 

1 - Gerando a folha de pagamento

Muito comum às organizações, a folha de pagamento irá funcionar como uma folha digital onde poderão ser realizados todos os cálculos. O sistema operacional é uma das principais vantagens do eSocial. 

Nesta nova folha de pagamento, deverão constar os registros financeiros (valor do salário, bonificação, benefícios como vale-transporte, alimentação, INSS, entre outros) dos colaboradores, assim como acontecia na folha tradicional. 

2 - Realizando contratações e desligamentos

Em caso de contratações e desligamentos, o importante será prestar as informações dentro dos prazos previstos pelo eSocial. 

Nas contratações, a empresa deverá habilitar a recepção de um novo colaborador com até 30 dias de antecedência. Ou seja, em caso de admissão, as organizações terão de fazer o cadastro do colaborador no sistema até o final do dia anterior à contratação. Caso isso não aconteça, o processo terá que ser cancelado no sistema. 

As demissões também serão informadas no eSocial em até 10 dias após a rescisão do contrato. Nos casos de aviso prévio gozado pelo profissional, a organização terá que informar a demissão no sistema até um dia após o desligamento. 

3 - Informando as alterações salariais

As alterações no salário dos colaboradores também serão informadas no eSocial.  Será preciso determinar a data da modificação em até um dia após ela ser realizada. Estas informações devem ser feitas antes do envio dos próximos dados sobre a remuneração do colaborador, pois isso evita que o sistema aponte erro. 

4 - Atualizando as informações do colaborador

A nossa última dica é sobre o envio das informações de cada colaborador, como o valor do salário, função exercida, entre outras. Em caso de qualquer modificação, a companhia terá que realizar uma atualização no sistema no momento em que elas acontecerem. Por exemplo, isso serve para horário de trabalho, mesmo que o trabalhador não esteja sujeito à marcação de ponto. 

Conclusão

Viu só como não é tão difícil de lidar com as alterações do eSocial? Foi pensando em todas estas mudanças e nas dúvidas de nossos clientes que preparamos vários textos aqui no blog da Consisanet.  

Ficou com alguma dúvida? Para falar com a Consisanet, é só enviar a sua pergunta sobre o eSocial ou outro tema do seu interesse clicando aqui

 





VEJA MAIS:



Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.