Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Lavoro implementa SAP S/4HANA somada ao GMO

Postado por Redação em 29/07/2021 em Mercado

Gestão de mudanças foi feita pela Gateware em nove empresas do segmento de distribuição de insumos agrícolas

A Lavoro, empresa de venda e distribuição de insumos agrícolas, transformou digitalmente suas atividades no Projeto SAP Raiz iniciadas remotamente e migradas para o formato presencial, com parte da equipe no híbrido, revezando entre presencial e remoto. 

Com a implementação do SAP S/4HANA, que incluiu o módulo de ACM de gestão de commodities para o controle do processo Barter, também foram realizadas integrações com outros sistemas especialistas, entre eles, o Salesforce implementado em três meses integrado ao SAP para a equipe de vendas.

De acordo Ariel Kollross, gerente de mudanças da Gateware à frente da Gestão de Mudanças (GMO) na Lavoro, a prontidão para a mudança exige ajustes e maior disciplina operacional dos colaboradores, que conviviam com processos mais informais. 

“No caso da Lavoro, tínhamos uma implementação desafiadora do sistema SAP S/4HANA. O cronograma final resultou em dez meses até o go live para um grupo de nove empresas do segmento de distribuição de insumos agrícolas, com mais de 120 filiais e mil usuários finais capacitados entre SAP e Salesforce”, relatou Kollross.

O go live, realizado em 5 de julho, consolidou alterações nas políticas comerciais, com novas regras de negócio e padronizações em procedimentos operacionais que tinham como objetivo controlar os processos core do grupo, elevando o padrão de qualidade da informação por meio da consolidação em uma única base de dados. 

De acordo com o gerente, para o GMO, o pilar foi preparar a equipe de key users para assumir o desafio em um período de alta concentração de atividades, que vem somado à pressão final para a entrega da validação das soluções, preparação do material e execução dos treinamentos para multiplicadores e usuários finais. 

“Essa capacitação dos usuários foi realizada parcialmente no formato presencial para os multiplicadores, áreas corporativas e Centro de Serviço Compartilhado, porém o grande volume de usuários que estavam concentrados nas equipes comerciais e operações das filiais no modo remoto”, contextualizou o gerente.

Ele ainda acrescenta que o maior desafio para o GMO estava relacionado ao engajamento e prontidão das equipes das filiais de vendas. Uma vez que para as equipes, o salto de transformação digital e formalização do registro das informações traria grande impacto cultural.

“Uma comunicação assertiva e engajamento das lideranças proporcionaram uma visão positiva da mudança, com superação das barreiras, que incluíam resistência às mudanças – inevitáveis para qualquer negócio que necessita de bases sólidas para crescer e agregar valor ao cliente que, no caso da Lavoro, é o produtor rural”, esclareceu Kollross.

“O engajamento de todos os níveis da gestão e alinhamento de expectativas, começando pelo Sponsor do Projeto, passando pela Diretoria e média gerência até sensibilizar o usuário final é pilar fundamental na adoção das novas tecnologias e transformação organizacional”, finalizou Kollross

Para Dannia Guedes, diretora responsável pela área de infraestrutura, tecnologia e centro de serviços compartilhados da Lavoro, a realização desse projeto era prioridade. Contou com um time parceiro, envolvido e focado em proporcionar a transformação necessária para a empresa.

“A entrega foi maior do que imaginávamos e um marco construído pelas pessoas que fazem o dia a dia da Lavoro. É inacreditável como a equipe se engajou, e o que sempre digo é: quem conhece o sistema são as pessoas que trabalham nele, e cada uma precisa ser valorizada. Nesse sentido, o GMO foi essencial”, acrescenta Guedes.

Postado por Redação em 29/07/2021 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.