Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

IKKI - Beyond Finances

Apresentamos o Khan ERP by IKKI, um sistema totalmente integrado, que atua com módulos parametrizáveis de acordo com cada segmento de acordo com o tamanho, necessidades e objetivos de cada empresa, tornando-se uma ferramenta diária de uso prático com a facilidade de acesso via computador, tablete e smartphone. Em um mundo cada vez mais competitivo, esse sistema deixa de ser uma opção e se torna essencial, até mesmo para empresas de médio e pequeno porte.

Tel.: (11) 4040 Ver tel. completo

Mais informações

Logística em meio a pandemia

Nos últimos dois anos, vimos os negócios mudarem a cada dia de maneira rápida, não programada e até sem controle. Dentre todas essas situações e apesar das inúmeras adversidades, o setor logístico foi um dos mais afetados com fechamento dos portos e armazéns. Mas apesar dessas adversidades, muitas empresas têm oferecido benefícios exclusivos, como frete gratuito, a fim de incentivar as vendas. Isso fez com que as demandas das empresas logísticas crescessem em 300%, exigindo um bom planejamento para repor as lojas e realizar as entregas no prazo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê um crescimento econômico global de 5,2%, impulsionado principalmente por países como Índia e China. Para não perder oportunidades, você deve estar atento em como atuará a logística em meio a pandemia e quais são as soluções mais utilizadas no período.

 

Pensando nisso, listamos 05 soluções que podem auxiliar os processos logísticos da sua empresa.

 

1° Relacionamento com o fornecedor

As empresas que possuíam domínio sobre a sua cadeia logística, ou seja, compreendiam o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes, conseguiram responder melhor à crise, pois o mapeamento ajudou na compreensão dos problemas, possibilitando a correção de forma ágil.

 

E para que esse domínio da cadeia logística aconteça, além de uma boa gestão, é preciso contar com a ajuda dos fornecedores. Por isso, tenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Faça contato prévio, realize acordos e garanta prazos.

 

2° Diálogo com os governos

É preciso se atentar às decisões dos governos municipais, estaduais e federal. Como cada esfera tem tomado uma decisão específica em relação ao tráfego nas cidades e estados, é preciso estar atento às determinações!

 

 

Caso você não se atente a data de um lockdown e sobre as suas restrições, por exemplo, toda a sua coordenação logística pode ir por água abaixo.

Acompanhe semanalmente as decisões governamentais e atente-se também aos órgãos que atuam diretamente nas ruas, como a polícia federal e militar, órgãos de vigilância locais, dentre outros.

 

3° Logística compartilhada

Uma das soluções mais utilizadas durante a pandemia foi a formação de parcerias, com isso muitas empresas expandiram seus negócios e conseguiram aumentar suas receitas.

 

A logística compartilhada visa otimizar o processo logístico, como por exemplo, aproveitar a ociosidade de caminhões. Suponhamos que o caminhão da empresa X volta completamente vazio após uma entrega, com a logística compartilhada é possível usar esse caminhão para embarcar mercadorias das suas empresas parceiras, reduzindo os custos para todos. Por isso, nossa dica é: amplie a sua visão colaborativa!

 

4° Plano de contingência e comitê de crise

A sua empresa precisa de um comitê de crise, formado por profissionais capacitados e com diferentes habilidades; o qual centralize as informações e seja responsável pelos planos de contingência e de gestão de crise da empresa.

No que se refere à logística, este comitê precisa avaliar todos os aspectos da gestão de meios e materiais, incluindo a questão tributária. Isso evitará muitas dores de cabeça!

 

5° Tecnologia

Se a sua empresa ainda não investe em tecnologia, agora é hora de fazê-lo!

 

Você já deve ter percebido que se tem algo que a pandemia acelerou foi a digitalização e o uso de tecnologias nas rotinas profissionais e pessoais.

 

As empresas que possuem uma boa plataforma de e-commerce, se destacaram e impulsionaram o setor de logística durante a pandemia. De acordo com um estudo realizado pelo movimento Compre&Confie, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu em 81%, faturando em média R$9,4 bi ao mês.

 

Além de garantir um e-commerce para a sua empresa, invista também em gestão de informação, uso de inteligência artificial, softwares de gestão e demais ferramentas que facilitem a sua rotina operacional, cruzando dados e encontrando os melhores resultados para o seu negócio.

 

Nestes quesitos, nós da IKKI, somos especialistas e estamos prontos para te ajudar! Quer saber mais sobre estes tópicos? Entre em contato conosco.

 

Continue nos acompanhando, mantenha-se conectado e atualizado sobre as melhores ferramentas e soluções!