Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tecnologia paranaense torna mais inclusiva a contratação de pessoas com deficiência

Postado por Redação em 29/06/2022 em Notícias Tech

Compartilhar:

A tecnologia veio para auxiliar, tornando o recrutamento mais inclusivo, como, por exemplo, de deficientes visuais que se candidatam em plataformas com maior facilidade.

A decisão da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, que reforçou as sanções ao descumprimento das cotas de contratação de trabalhadores reabilitados e com deficiência nas empresas, tem movimentado o mercado de trabalho. O Projeto de Lei 33/2020 modificou a Lei 8.213, criada em 1991, que estabelece que as empresas com mais de 100 colaboradores devam ter de 2 a 5% das suas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcDs).

O intuito foi aumentar as penalidades com pesadas indenizações caso empresas não cumpram a legislação, inclusive oportunizando não só novas vagas, mas condições iguais de desenvolvimento profissional, promoção e remuneração aos seus empregados com ou sem deficiência. Existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Com isso, a onda de contratações de PcDs tem sido crescente e sentida pela empresa Ímpar, especializada justamente em entregar aos RHs das empresas estes perfis.

“Constatamos um aumento no número de candidatos e vagas desde o segundo semestre do ano passado e, por isso, sentimos a necessidade de buscar métodos que tornassem principalmente mais ágeis estes processos de seleção e recrutamento intermediados pela empresa, além de mais efetivos e inclusivos. A tecnologia vem acelerar todos os processos, tornar menos manuais e mais automatizados, fazendo com que ganhemos tempo e atinjamos resultados mais precisos na busca por perfis para as empresas que atendemos”, conta a consultora em Inclusão e Diversidade da Ímpar, Thaís Tavares Pompêo.

Para isso, ela conta que a Ímpar, que tem sede em Blumenau, foi ao mercado de softwares de recrutamento e seleção buscar justamente uma tecnologia que proporcionasse essas funcionalidades. A Selecty, fornecedora de tecnologia para Recrutamento e Seleção de Curitiba, customizou sua plataforma para a Ímpar, que já está utilizando-a desde fevereiro. 

“Diminuiu em aproximadamente três vezes o tempo dos trâmites e processos. Antes, recebíamos o currículo, tínhamos de formatar, depois enviar à empresa contratante. Agora, isso é reunido na própria plataforma. Dispensamos documentos em planilhas, arquivos em drive. Não há mais o que ficar procurando manualmente, para triagem e seleção. As informações e as comunicações – como agendamentos – ficam centralizadas na plataforma”, relatou Thaís.

Até porque a solução permite a produção de um currículo mais elaborado, preciso, ampliando as perspectivas de empregabilidade ideal. Caminhando para dois meses de uso da plataforma, a Ímpar já contabiliza um salto imediato na agilidade. Outro ganho perceptível está na comunicação com os candidatos e as candidatas. Assim, a solução beneficia também os candidatos.

“Realizamos as adaptações necessárias em nossas soluções de acordo com as necessidades da ÍmparEntre as maiores benesses da plataforma está sua acessibilidade. Por exemplo, candidatos com deficiência visual conseguem utilizá-la sem nenhum problema. Esse foi um dos cuidados priorizados desde o início do desenvolvimento da solução, e que realmente faz a diferença”, pontua o CEO da Selecty, Márcio Monson.

Entre as especificidades da plataforma está, ainda, no campo PcD, a inserção de uma lista para que o candidato encontre com mais facilidade, e marque, qual o seu caso. Informação preciosa para que essa ponte entre pessoa com deficiência e mundo do trabalho seja estabelecida da melhor maneira possível. Houve, ainda, a preocupação para que a plataforma dispensasse a obrigatoriedade de o candidato e a candidata informar o gênero, caso prefira.

“A contratação de profissionais deve colocar em primeiro lugar suas habilidades, competências e fit cultural – como respeito, colaboração, empatia, valorização do ser humano, responsabilidade e olhar para a empregabilidade. Aqui na Selecty, por exemplo, o time é diversificado, com diferentes identidades de gênero, etnias e idades, e com lideranças predominantemente femininas", disse o CEO.

Foto: CEO da Selecty, Márcio Monson

Postado por Redação em 29/06/2022 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.