Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Sistema de gestão financeira: descubra suas vantagens

Postado por Tiago Jacobsen, CEO da TDF em 21/10/2020 em Artigos

Compartilhar:

Tiago Jacobsen, CEO da TDF

Atualmente, contar o auxílio de um sistema de gestão financeira já se tornou um diferencial competitivo para as empresas. Afinal, são vários os benefícios por trás da sua implantação.

Contudo, qual será o segredo por trás da implementação de um sistema de gestão financeira?

É certo que a maneira com a qual uma empresa lida com as suas finanças determina o seu posicionamento no mercado. Isto é, ela pode tanto se consolidar como uma autoridade como também apresentar resultados negativos que comprometem o seu funcionamento.

Deste modo, contar com a tecnologia na hora de gerenciar as finanças é fundamental. Além da melhor eficiência de sistemas de gestão, uma empresa também ganha uma maior produtividade.

Sendo assim, o que você, empreendedor, acha de compreender melhor como a sua empresa pode se beneficiar por meio de um sistema de gestão financeira?

Leia o nosso artigo a seguir e descubra quais as principais vantagens de um software para gerenciar as suas finanças. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

O que é um sistema de gestão financeira?

Antes de compreender como aplicar um sistema de gestão financeira na sua empresa, é fundamental descobrir do que se trata um.

Desse modo, estamos falando de um software que atua ao lado de um empreendedor a fim de proporcionar um melhor controle financeiro.

Por meio da automatização de tarefas, um sistema de gestão financeira possibilita organizar todas as informações financeiras de uma empresa.

Ou seja, o empreendedor por reunir todos os dados sobre as suas finanças em um único lugar. Veja alguns exemplos do que é possível armazenar em um software de gestão:

  • Faturamento;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Vendas e estoque;
  • Dentre outras

Desta forma, é possível avaliar a realidade de uma empresa com base nas suas informações financeiras. Fato que contribui para uma tomada de decisão cada vez mais assertiva.

Agora, depois de entender do que se trata um sistema de gestão financeira, que tal descobrir os motivos pelos quais deve-se buscar a sua implementação? Continue acompanhando para compreender!

Por que investir em um sistema de gestão financeira?

Como você já conseguiu entender, contar com o suporte de um sistema de gestão financeira é de extrema importância para uma empresa.

Afinal de contas, agora o empreendedor consegue obter um melhor entendimento da realidade financeira do seu negócio. O que facilita a sua gestão focada em resultados cada vez mais satisfatórios.

Ou seja, se antes era necessário fazer uma análise manual, que inclusive é sujeita a erros, agora o próprio software se encarrega de realizar as tarefas.

Isto é, a emissão de relatórios, por exemplo, é feita de maneira automatizada dentro da plataforma. É o que torna a gestão financeira mais eficiente.

Sendo assim, já foi possível perceber que são várias as vantagens por trás da implementação de um sistema de gestão financeira. O que você acha de conhecê-las agora?

Continue acompanhando o nosso conteúdo e descubra com o seu empreendimento pode se beneficiar do uso de um software de gestão.

Quais as vantagens de um sistema de gestão?

Sem sombra de dúvidas, a implantação de um sistema de gestão financeira pode ser um divisor de águas dentro de uma empresa.

Ou seja, um empreendedor pode colher uma série de benefícios por meio do auxílio de um software de gestão. Confira alguns:

  • Aumento da produtividade;
  • Processos padronizados;
  • Informações confiáveis;
  • Relatórios em tempo real;
  • Eficiência na tomada de decisão;
  • Resultados satisfatórios

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor cada um dos benefícios que foram citados acima? 

Confira a seguir as vantagens por trás do uso de um sistema de gestão financeira para um empreendimento. Acompanhe!

1. Aumento da produtividade

O primeiro benefício da nossa lista é também um dos principais por trás de um software de gestão financeira.

Afinal de contas, tarefas que antes eram feitas de maneira manual e demandavam bastante tempo, agora são feitas e forma automatizada.

Sendo assim, é possível perceber um aumento da produtividade dentro de uma empresa. Agora, os empreendedores podem dar um maior foco para outros processos do seu negócio.

2. Processos padronizados

Algo muito comum nas empresas quando falamos em gestão financeira é a utilização de cadernos e planilhas.

No entanto, com o uso de um sistema de gestão financeira, os processos passam a ser padronizados. Isso é, eles são reunidos em uma só plataforma, proporcionando assim uma maior organização das informações.

Deste modo, uma empresa também acaba colhendo como fruto positivo uma melhor comunicação interna. Afinal, todos os departamentos possuem acesso à plataforma.

3. Informações confiáveis

Processos e tarefas, quando feitos de maneira manual, estão sujeitos à uma série de erros que comprometem a confiabilidade das informações.

O que não acontece por meio de um software de gestão, no qual as informações acabam se tornando mais precisas e confiáveis.

Sendo assim, um empreendedor acaba tendo em mãos dados mais seguros sobre o seu empreendimento. O que possibilita uma gestão cada vez mais assertiva.

4. Relatórios em tempo real

Por meio da implementação de um sistema de gestão financeira, um empreendedor colhe relatórios em tempo real.

Ou seja, as suas informações e resultados financeiros podem ser avaliados na hora que os gestores precisarem.

Portanto, é possível realizar o que chamamos de análise de desempenho de um empreendimento, o que influencia diretamente na sua tomada de decisão.

5. Eficiência na tomada de decisão

O item anterior, inclusive, acaba influenciando diretamente no atual, que é a eficiência na tomada de decisão de uma empresa.

Sendo assim, tendo como auxílio um software de gestão, um empreendedor pode elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa de forma mais assertiva.

Desta forma, é possível acompanhar se as ações feitas estão, de fato, gerando resultados satisfatórios.

Além disso, nada melhor do que tomar decisões tomando como base as informações financeiras fornecidas por um sistema de gestão financeira, correto?

6. Resultados satisfatórios

Por fim, temos a coleta de resultados satisfatórios dentro de um empreendimento. O que influencia em uma performance cada vez mais eficiente.

Ou seja, a utilização de um sistema de gestão financeira influencia diretamente no crescimento de um negócio. Afinal de contas, a otimização dos resultados financeiros obtidos está relacionada com o sucesso de uma empresa.

Portanto, busque optar por um software que atenda todas as necessidades apresentadas pelo seu empreendimento. Ser assertivo na escolha faz toda a diferença!

Postado por Tiago Jacobsen, CEO da TDF em 21/10/2020 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.