Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Os benefícios do uso de IA para o mercado de trabalho no Brasil

Postado por Redação em 10/01/2020 em Notícias Tech

Pesquisa encomendada pela Microsoft foi desenvolvida pela DuckerFrontier

Pesquisa encomendada pela Microsoft foi desenvolvida pela DuckerFrontier

A Microsoft divulgou os resultados de um estudo que encomendou à consultoria americana DuckerFrontier.

A pesquisa "O impacto da IA no mercado de trabalho", analisou quais os benefícios que uso de Inteligência Artificial poderá trazer ao Brasil, até 2030, na economia e na sociedade em cenários que chamou de mínimo e máximo benefício da adoção da tecnologia.

O objetivo do estudo é conseguir compreender quais são os benefícios e impactos da Inteligência Artificial (IA), em diferentes setores bem como na vida das pessoas, com destaque à atividade profissional. O resultado concluiu, que o setor de serviços corporativos, será o grande beneficiado, por conta da maior incorporação de IA podendo gerar até 26 milhões de novos empregos.

Na prática, serão 103% mais postos de trabalho até 2030 em comparação com as estimativas do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), para o mesmo período, uma vez descontados os efeitos de automação e criação de empregos novos (que aumentariam 258% no setor de serviços corporativos). Outros setores que teriam ganhos importantes na criação de empregos novos seriam o de manufatura (+73% em criação de novos empregos), o setor de comércio varejista, atacadista, hotelaria e alimentação (+44%), e o da construção (+42%).

Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

O levantamento apontou ainda que a adoção máxima de IA no país poderá aumentar a taxa composta anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano até 2030. Resultado que demonstra ser um aumento superior à projeção de 2,9% de crescimento do PIB feita pelo Banco Mundial e pelo FMI no mesmo período, também descontando os efeitos da IA. 

Outra informação relevante é que segundo a pesquisa, o maior avanço do PIB viria acompanhado ainda de um crescimento até quatro vezes maior nos níveis de produtividade do país, podendo chegar a uma taxa composta anual de crescimento de até 7% ao ano no período até 2030, comparada a 1,7% de crescimento ao ano estimado pelo Banco Mundial e pelo FMI.

A DuckerFrontier também tranquilizou alguns setores, ao concluir que uma possível redução na carga horária de trabalho não levaria automaticamente a uma perda desses postos de trabalho em todos os casos. Isso porque, segundo a empresa de consultoria, as companhias poderiam alocar novas tarefas a seus funcionários ou até reduzir a carga horária graças aos ganhos de produtividade que o uso de IA oferece.

Os resultados também revelaram uma grande demanda por mão de obra altamente qualificada, que beneficiaria a todos os setores da economia, totalizando uma demanda adicional de 17,7 milhões de empregos para esse perfil profissional (+50% de crescimento em emprego de alta qualificação em relação aos prognósticos atuais). As vagas com maior demanda serão concentradas entre profissionais liberais, técnicos de nível médio, e gerentes. Neste cenário, a participação total de empregos de alta qualificação aumentaria de 34% para 54% do emprego total do país.

Postado por Redação em 10/01/2020 em Notícias Tech