Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

MXM Sistemas

A MXM Sistemas é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação com foco em gestão empresarial. Atua no mercado corporativo desde 1990, atendendo às necessidades de empresas que demandam gestão de alta qualidade, ganhos de produtividade e que utilizam a Tecnologia da Informação como vantagem competitiva. Entre em contato com nosso comercial e saiba mais sobre as soluções MXM.

Tel.: (21) 3233 Ver tel. completo

Mais informações

Esporte Clube Bahia e MXM Sistemas: gestão eficiente e transparência

Esporte Clube Bahia aprimora seus processos e controles financeiros com a utilização do software de gestão empresarial MXM-Manager

Nos últimos 6 anos, o Esporte Clube Bahia vem dando exemplo de como o uso de mecanismos eficazes de controle financeiro e a transparência na gestão são cruciais para o bom desempenho institucional.

Em 2013, ano em que contratou uma empresa para realizar uma auditoria externa, o clube não contava com controles contábeis e financeiros confiáveis, as negociações eram realizadas sem transparência, além de diversos outros problemas (pagamentos sem comprovação, fragilidade dos controles internos, etc.) apontados no relatório resultante.

De lá para cá, dívidas com o fisco, trabalhistas e cíveis foram renegociadas ou parceladas, dando ao Bahia o fôlego necessário para investir em tecnologia de gestão e profissionais especializados nesta área. A solução utilizada na época não se adequava aos novos critérios procurados pela administração, que buscava um sistema sólido, integrado, e que auxiliasse na reestruturação e consolidação dos processos, implantando-os a partir do próprio workflow do ERP.

Foi neste mesmo ano que o Bahia se tornou cliente da MXM Sistemas (filial Salvador), aprimorando seus processos e controles financeiros com a utilização do software de gestão empresarial MXM-Manager. A modernização da gestão exigia que fossem utilizados conceitos de governança, o que pôde ocorrer ao longo dos anos com a exploração cada vez mais intensiva dos recursos do sistema e à integração entre os seus módulos.

Um ponto a ser destacado na reformulação administrativa do clube foi a criação de marca própria e contratação direta de fornecedores nacionais para produção de uniformes, ao contrário da maioria no mundo do futebol, que prioriza grandes fornecedores multinacionais. De modo análogo, isto reforça a ideia de que seus gestores perceberam as vantagens de adotar um parceiro nacional em soluções de TI para gestão empresarial. O profundo conhecimento do mercado brasileiro e sua realidade fiscal, custo x benefício e a relação de proximidade, certamente foram fatores importantes para a adoção do ERP da MXM em detrimento das soluções oferecidas pelos grandes players do mercado.

Hoje o Bahia comemora o resultado de 2018, que marca o segundo ano consecutivo de relatórios sem nenhuma ressalva das auditorias externas, de acordo com o Vice-Presidente Vitor Ferraz em entrevista ao Globo Esporte.

Prevista no estatuto do tricolor baiano, a transparência é uma exigência da atual gestão administrativa do clube, que busca constante atualização em termos de transparência, compliance, segurança e controle contábil. A convicção é de que ela aumenta a confiança do mercado, ampliando o leque de oportunidades para o clube, e mesmo dos jogadores, por se sentirem mais seguros como parte da organização. O resultado é, portanto, extremamente positivo tanto dentro quanto fora de campo.

Atualmente o Bahia disponibiliza em seu site oficial uma página exclusivamente dedicada à transparência do clube, com apresentação de balanços, orçamentos, organogramas, prestação de contas e planejamentos estratégicos, tudo com livre acesso.

Saiba mais: Esporte Clube Bahia é um Caso de Sucesso MXM no segmento esportivo

“O ERP da MXM Sistemas viabilizou a sistematização dos conceitos de compliance e responsabilidade fiscal. Inclusive, dentro da política de transparência, já publicamos algumas peças contábeis extraídas diretamente do sistema.”, afirma Daniel Simões, Controller do Esporte Clube Bahia.

Atualmente a agremiação utiliza o MXM-WebManager, a nova plataforma web de gestão da MXM que, além do ERP, incorpora uma série de outras funcionalidades que auxiliam desde a execução das tarefas básicas do dia a dia até a tomada de decisões estratégicas para a organização.

O processo de auditoria a que o Bahia está submetido é contínuo, e o Conselho Fiscal faz periodicamente questionamentos acerca da composição das contas. O MXM-WebManager permite que eles sejam esclarecidos em tempo real, não importando o local da reunião, através de consultas on-line ao razão contábil. A solução MXM alimenta também a área de transparência do site com documentos em formato PDF e certificação digital. Isto só é possível pois a plataforma utiliza o conceito de computação em nuvem.

Segundo Daniel Simões, “Na versão web ampliamos nossas possibilidades de aproveitamento da ferramenta, superando questões relacionadas à quantidade de licenças e infraestrutura de armazenamento local. Outros dois aspectos positivos da atualização para o MXM-WebManager são a garantia de que estaremos sempre utilizando as versões mais recentes do produto e a terceirização da gestão do ambiente tecnológico. Retomamos projetos para ampliar a utilização da solução, agora integrada desde a ponta de produção da informação.

Estamos neste momento focados no módulo Gestão de Processos, com o objetivo de eliminar o papel pela implantação da solicitação de pagamento eletrônica, bem como de garantir mais integridade à informação financeira básica. Com o acesso via web, o fluxo de aprovações tornou-se mais prático, o que viabilizou sua ampliação. O espírito é seguir embarcando mais e mais processos no ERP.”.

Leia também: MXM Sistemas reforça parceria com Esporte Clube Bahia

SOBRE O ESPORTE CLUBE BAHIA

Esporte Clube Bahia foi fundado em 1931 com o lema “Nascido para vencer”. Hoje conta com 2 títulos brasileiros, 7 regionais e 48 estaduais, sendo o primeiro clube a conquistar uma competição nacional contra o Santos (Taça Brasil de 1959).

Com 88 anos de existência no cenário esportivo, o “Tricolor da Boa Terra” é considerado um dos times de futebol mais populares do estado e do norte-nordeste do país, e conta com a maior torcida dentre os clubes da região.

Segundo a BDO Brazil, divisão Esporte Total, a marca Esporte Clube Bahia está posicionada como a décima quinta de maior valor no país, dentre quarenta clubes, figurando como a maior do norte e nordeste. De acordo com o estudo de 2018, chegou à casa dos 109,5 milhões de reais.

Fontes: Globo Esporte e Site oficial do Esporte Clube Bahia