Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Leão Alimentos e Bebidas adota Qlik

Postado por

Fátima Costa

em 02/12/2016 em Notícias

É o caso da Leão Alimentos e Bebidas, onde o uso da plataforma Qlik começou como departamental, em 2012, mas,...

É o caso da Leão Alimentos e Bebidas, onde o uso da plataforma Qlik começou como departamental, em 2012, mas, em poucos meses, tornou-se corporativo. 

A organização adotou de forma gradativa o QlikView. Em parceria com a Qconsulting e com o apoio da Inteligência de Negócios, criou uma equipe de governança de TI para definir quais seriam os usos mais adequados da ferramenta dentro da empresa. Como resultado, foram desenvolvidos dashboards para diferentes setores.

De acordo com Leonardo Marchiori Maimone, gerente de Sistemas de Negócios da Leão Alimentos e Bebidas, entre eles: o painel Financeiro, controle de todos os custos. O dashboard ofereceu informações sobre todos os custos da empresa e pode ser acessado por gestores e diretores.

?O painel nos trouxe muito mais agilidade. Antes, precisávamos de pessoas dedicadas ao controle das informações dessa área, tanto para gerar relatórios como para acompanhar as métricas?, afirma Maimone. 

?Com o dashboard deixamos de ter esse esforço operacional e o time passou a dedicar-se a atividades mais estratégicas. Hoje temos rápido e fácil acesso aos dados?, completa. 

Outro foi o dashboard de RH, que traz informações como as horas extras ou dados de absenteísmo (ausência do funcionário no ambiente de trabalho, seja por falta, saída ou atrasos ? justificados ou não). O painel conta com dados dos cerca de 2200 colaboradores da empresa, espalhados por todo o Brasil. 

Anteriormente, as informações eram controladas por um sistema de folha de pagamento e, para acessá-las, era preciso solicitar ao departamento de RH. Hoje, com apenas um clique, os diretores conseguem visualizar todos os dados necessários sobre o setor. 

Precisamos muito da sua opinião! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2016. Você vai levar 3 minutos e  ainda concorrerá a um sorteio de 1 Ipad Mini. Clique aqui!

Outra ferramenta é o Painel Comercial, análise de negócios com um clique. Esse dashboard apresenta todas as informações de vendas ? da empresa com seus distribuidores e dos distribuidores com o mercado. 

O painel traz indicadores de geoanálise que permitem descobrir quais regiões estão vendendo mais ou menos, por exemplo. Além disso, traz ainda a possibilidade de acompanhar todos os pedidos realizados, desde o momento em que são feitos, e de analisar os estoques. 

Todos os dados permitem controlar melhor a produtividade da Leão Alimentos e Bebidas como um todo e basta um clique para visualizar os mais diversos recortes de informações. 

O uso da plataforma Qlik ainda é estudado para outras diferentes áreas. No momento, por exemplo, a empresa está focada na implementação de um painel de Supply. Além de apresentar os custos logísticos e de frete, o dashboard trará, ainda, dados sobre a aderência das ações da Leão Alimentos e Bebidas ao planejamento. 

?Será possível acompanhar, em tempo real, as informações sobre o atendimento ao cliente, para descobrir se tudo foi entregue na data acordada e, inclusive, se a remessa saiu do depósito mais próximo ao cliente ? o que diminui os custos. Teremos, ainda, projeções de estoque?, explica Maimone.  

Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2016? Clique aqui!

Integrante do Sistema Coca-Cola Brasil, líder de mercado e responsável pela produção de bebidas mistas, chás e café, a Leão Alimentos e Bebidas possui na cidade de Americana, no Estado de São Paulo, um dos mais estratégicos Centros de Distribuição e uma operação de logística, referência para outras companhias do setor e de outros segmentos. 

Das unidades fabris, localizadas em Linhares, no Espírito Santo, Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, ambas no Paraná, sai uma ampla e variada linha de bebidas. 

Fonte: Redação

Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Postado por

Fátima Costa

em 02/12/2016 em Notícias