Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Implementação do PIX é o melhor avanço fintechs disruptivas, crescerem no Brasil para

Postado por Carlos Barros, Fundador do aplicativo Jeitto em 10/09/2020 em Artigos

Compartilhar:

 

Uma nova cultura em relação ao uso do dinheiro e a pagamentos por boleto está para se formar com a implementação do sistema de pagamentos instantâneos, mais conhecido como PIX.

Esse é o primeiro passo para um futuro em que as transferências e os pagamentos por meio de plataformas digitais serão predominantes. 

O PIX forma o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central. Ele permitirá transferências, pagamentos de contas e de serviços públicos e até compras online. Funcionará a partir de outubro/novembro de 2020 por bancos, fintechs e comercio eletrônico.

Ao desburocratizar trâmites bancários, essa nova tecnologia impactará bancos, bandeiras de cartão de crédito, estabelecimentos comerciais, consumidores e fintechs.

Transferências e pagamentos poderão ser feitos de todos para todos. Situações em que antes eram necessários aguardar o prazo entre dois e quatro dias para comprovar a quitação de um pagamento começam a se despedir da rotina de milhares de brasileiros e ficaram tão fáceis como realizar um bate-papo online.

O PIX proporcionará uma importante mudança nos hábitos e nas barreiras enfrentadas, pois para quem não era acostumado a este tipo de possibilidade, aos poucos, começará a experimentar um novo universo.

A implementação do PIX também trará um aumento significativo no número de transações de pequenos valores entre pessoas, estabelecimentos físicos e também virtuais. Ele favorecerá a inclusão dos mais vulneráveis e a possibilidade de construírem seu histórico de consumo ou até de vendas e terem acesso a serviços que ajudem seu crescimento, sua segurança e independência financeira.

É uma excelente oportunidade para o Brasil torna-se mais tecnológico no que tange pagamentos e demais transações. E está alinhado com o momento atual, em que a pandemia do coronavirus condicionou os brasileiros a se familiarizarem mais com aplicativos e outras soluções digitais.

Desta maneira, enxergo que a execução do sistema brasileiro de pagamento instantâneo impulsionará o crescimento de empresas com o mesmo propósito em contribuir e facilitar o uso não só do crédito, mas de diversas outras modalidades e serviços em plataformas digitais.

O PIX garantirá a aderência de todos os agentes financeiros de forma segura, gerando mais conveniência e competição. Filas em lotéricas, agencias bancarias e em terminais de transporte, por exemplo, passarão a ser muito amenizadas ou extintas.

O PIX fará lentamente essa virada de chave em que os pagamentos em dinheiro físico continuarão sendo utilizados, mas com menor relevância e dinâmica dentro do sistema financeiro. 

Consequentemente, a interoperabilidade entre todos os atores pagadores ou recebedores trará um aumento significativo nas transações digitais.

Hoje, o Banco Central já possui quase mil instituições financeiras entre bancos tradicionais e cooperativas, fintechs, entre outros participantes, cadastrados para operarem com o novo sistema de pagamentos em uma segunda fase, o Banco central será não apenas o recebedor, mas poderá realizar pagamentos como o bolsa família ou a restituição de imposto de renda. 

Um bom reflexo disso é a mais recente parceria do Banco Central com a Aneel, que permitirá o pagamento de contas via PIX. A novidade beneficiará os consumidores, pois ao realizarem a transação terão mais agilidade na compensação e comprovação do pagamento, evitando o prazo atual que leva entre 24 horas a 48 horas para constatação de pagamento e religamento da energia em casos de atrasos.

Com isso, o custo de cobranças para as distribuidoras pode ser reduzido e as tarifas podem ser mais acessíveis. O Banco Central, recentemente firmou parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para o recolhimento de taxas federais. Esses novos passos mostram que o Brasil começa a traçar um caminho já percorrido em alguns países como Índia, China, Austrália, Indonésia, Cingapura entre outros. 

Postado por Carlos Barros, Fundador do aplicativo Jeitto em 10/09/2020 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.