Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Grupo Pardini integra dados para aprimorar a experiência do cliente

Postado por Redação em 04/11/2020 em Mercado

A iniciativa da adotar Infor Cloverleaf é parte da estratégia de transformação digital do Grupo

A  solução Infor Cloverleaf, batizada pelo Grupo Pardini como Symphony, teve como missão transformar a comunicação entre os Laboratórios Conveniados e o Apoio Pardini

A Infor, anunciou que o Grupo Pardini, um dos maiores em medicina diagnóstica e personalizada, implementou a solução Infor Cloverleaf. 

A companhia investiu nesta oferta com o objetivo de alavancar a interoperabilidade de dados para ganhar mais agilidade, competitividade e automatização na comunicação entre o Grupo, laboratórios parceiros, e software houses, proporcionando, assim, maior integração.

A interoperabilidade de dados é essencial para impulsionar a transformação digital em andamento no Grupo Pardini. Além disso, ela contribui para aprimorar a experiência digital dos seus stakeholders (incluem-se aqui laboratórios conveniados, software houses, operadoras de saúde, hospitais, entre outros). Outra vantagem está relacionada ao impacto da interoperabilidade de dados na otimização de custos, no aumento da eficiência operacional e na melhora da qualidade na entrega dos resultados dos exames laboratoriais. 

No caso específico do Grupo Pardini, a interoperabilidade clínica não só significa melhorias operacionais importantes, como também resultados de diagnósticos mais rápidos e precisos que visam potencializar a experiência digital dos milhões de pacientes em todo o Brasil. 

Atualmente, no segmento de Lab-to-Lab, foco inicial do projeto e que utilizou o barramento de integrações da Infor Cloverleaf, o Grupo Pardini conta com mais de 6.000 laboratórios conveniados em todo o Brasil. 

“O barramento da Infor estava alinhado à estratégia digital do Grupo Pardini e nos ajudou a superar os desafios de interoperabilidade do nosso negócio, seja para o B2B ou B2C.”, disse João Alvarenga, Diretor de TI e Digital do Grupo Pardini.

Para a companhia, conectar-se com os diversos sistemas laboratoriais (LIS) e hospitalares (HIS) dos seus clientes Lab-to-Lab é um desafio, pois o setor ainda não possui padrões de protocolos que possibilitem uma conexão mais fluída na operação Lab-to-Lab. 

Antes da adoção da solução Infor Cloverleaf, tais disfunções na cadeia clínica/assistencial resultavam em atrasos e lentidão no processo de interfaceamento, além de alto custo operacional.

Os principais desafios identificados durante o projeto foram a diversidade de sistemas e arquiteturas existentes, falta de padronização dos códigos de exames e ausência de protocolos padronizados, que estendem os prazos de interfaceamento com os laboratórios conveniados;

longos prazos de integração, resultando em alto custo operacional, retrabalho e insatisfação dos clientes; atraso no reconhecimento de receita, considerando-se o momento da contratualização dos exames com os laboratórios conveniados e efetivo interfaceamento entre os sistemas envolvidos para início da operação;

O mapeamento de exames (DE/PARA) necessitava de conhecimento especializado, fato que provocava lentidão (trabalho manual), complexidade e alto custo para realização da entrega. 

Para superar esses desafios, A solução Infor Cloverleaf foi selecionada por possuir features especializadas na cadeia assistencial de saúde, além de possibilitar a adoção da plataforma como uma solução de barramento corporativo (BI, ERP, Analytics\Big data) da companhia. 

O Grupo Pardini adotou a ferramenta por conta da especialização na área de saúde e flexibilidade no processo de interoperabilidade, mesmo entre ambientes remotos e com baixa capilaridade de recursos tecnológicos (clínicas médicas, laboratórios de pequeno e médio portes).

Um exemplo da flexibilidade provida pela solução Infor Cloverleaf são suas funcionalidades nativas, que possibilitaram ao Grupo Pardini implementar a portaria 1.792 do Governo Federal Brasileiro que determina o envio de notificações dos resultados de exames da COVID-19 ao SUS (Sistema Único de Saúde), normalizando esses dados no padrão FHIR de assistência médica avançada.

“Para prover a melhor experiência digital aos nossos clientes, é preciso ter um barramento de integrações robusto, ágil e confiável. Encontramos na solução da Infor tais requerimentos, que darão sustentação ao roadmap digital ambicionado”, afirmou Fernando Dantas, Gerente Executivo de TI - Experiência Digital, do Grupo Pardini.

A solução Infor Cloverleaf, batizada pelo Grupo Pardini como Symphony, teve como missão transformar a comunicação entre os Laboratórios Conveniados e o Apoio Pardini, oferecendo uma experiência de integração segura, flexível e personalizada.

A solução desenhada entre os times do Grupo Pardini e da Infor possui dois componentes principais: a Plataforma de Integração Infor Cloverleaf e o Cloverleaf Secure Courier. 

Por meio da implementação dessas tecnologias foi possível otimizar e, automatizar, diversas entregas manuais que representavam alto custo na jornada de integração do Lab-to-Lab, alcançando resultados quantitativos e qualitativos expressivos, impactando fortemente na experiência digital de seus clientes. 

O projeto foi dividido em sprints de implantação, seguindo as melhores práticas de metodologia ágil, e priorizados mediante critérios estratégicos estabelecidos no roadmap digital do Grupo Pardini para seus clientes do Lab-to-Lab. No estágio atual, as entregas do primeiro sprint estão em andamento com previsão de finalização até dezembro de 2020. 

A interoperabilidade de dados na parceria com o Grupo Pardini e Infor impulsionou a redução dos prazos de integração entre o Grupo Pardini e os laboratórios conveniados, resultando em antecipação de receita. Fato que proporcionou maior agilidade e automação das integrações criando um fluxo de dados automatizado entre laboratórios conveniados e software houses. Otimização de custos operacionais, afastando-se do dimensionamento individual e da estimativa de integrações únicas, em direção a previsões mais dinâmicas como parte de um processo automatizado de desenho e implementação de integrações. 

Interfaceamento inteligente, que padronizou e mapeou dados que alimentam algoritmos de inteligência artificial para automação do processo de DE/PARA. Aumento de eficiência, fornecendo ferramentas críticas “out of the box”, eliminando a necessidade de construir integrações a partir do zero, concentrando-se em atividades de maior valor agregado.

“A solução de barramento da Infor possibilitou ao Grupo Pardini: autonomia, flexibilidade e agilidade na automação de processos manuais, porém, vitais para habilitar o interfaceamento junto aos sistemas de gestão dos nossos clientes (Lab-To-Lab); além de possibilitar o desenvolvimento de interfaces e integrações para atender necessidades específicas do negócio (tailoring)”, disse  David Quites, Head de Integração de TI, do Grupo Pardini.

Com os benefícios já devidamente constatados, a equipe do Grupo entende que mais resultados positivos estão por vir, criando novas aplicações de utilização da plataforma de integrações para a otimização de novos processos, alavancando assim, a robustez e a alta capacidade de escalabilidade da plataforma de integração Cloverleaf. 

“O Grupo Pardini é líder nacional na operação Lab-to-Lab e esta parceria com a Infor é extremamente estratégica com o intuito de melhorar a assistência médica em todo o Brasil. Eles demonstraram que tecnologias avançadas de saúde como FHIR e o Infor Cloverleaf podem ajudar a enfrentar desafios complexos no país, incluindo o combate à Covid-19”, declarou Joel Rydbeck, diretor e GM Infor Health Latam. 

Postado por Redação em 04/11/2020 em Mercado