Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Grupo Moreira otimiza operação com software de gestão empresarial

Postado por Redação em 09/11/2020 em Mercado

Plataforma de venda de passagens Luna da Praxio, maximizou as vendas e aprimorou o relacionamento com os clientes das empresas do grupo

Plataforma de venda de passagens Luna da Praxio, maximizou as vendas e aprimorou o relacionamento com os clientes das empresas do grupo

O Grupo Moreira, composto pelas empresas Moreira, Araguatur Viagens e Turismo, Moreira Cargas, Tocantins Transporte e Turismo e Expresso Transporte, atua há quase 70 anos no mercado de transporte de passageiros, operando serviços de linhas intermunicipais e interestaduais, fretamento e cargas.

A empresa goiana transporta cerca de 1 milhão de passageiros ao ano, com frota de 100 veículos que operam em cerca de 40 linha distribuídas em Goiás, DF e mais oito Estados. Com mais de 300 trabalhadores diretos e em torno de 1.000 empregos indiretos ligados a venda de passagens, a companhia escolheu o software da Praxio para aprimorar a gestão das operações do Grupo.

Antes da Praxio, os sistemas utilizados pelo Grupo eram mais simples e já não suportavam a operação de vendas de passagens que, de acordo com a companhia, necessita do controle efetivo das 4 empresas do Grupo. A maior dificuldade estava relacionada a amarração financeira que o sistema deixava em aberto. 

Era preciso trabalhar as informações de vendas das diferentes empresas e seus trechos distintos (nas mais de 200 agências), de forma separada e manual. O fechamento do caixa também era muito trabalhoso. A falta de informação e segurança nos dados também era outro problema, que precisava ser solucionado. 

“Percebemos que precisávamos de uma tecnologia capaz de acompanhar o movimento de crescimento que já estávamos vivendo há algum tempo. Incomodava perceber processos ainda muito manuais e reféns de planilhas. Foi quando, em meados de 2019, começamos a entender as possibilidades de inovação e adequações da nossa rotina a este mundo de T.I e sistemas.”, contou Leandro Moreira, Diretor Comercial do Grupo Moreira.

Ainda de acordo com o executivo, o que mais chamou a atenção na Plataforma Luna, além dos recursos específicos para a gestão da venda de passagens, foi o fato da integração nativa com o ERP da Praxio, um software que a empresa também estava buscando.  Desse modo, a companhia optou pela contratação das duas soluções da Praxio, que, na opinião do executivo, possibilitou amarrar toda a operação das 4 empresas: Da venda das passagens (na Plataforma Luna) até a escrituração final no ERP Siga-i.

“Durante o processo de pesquisa também chamou a atenção a questão de suporte e feedback que as empresas tinham para com a Praxio. Escutamos isso de todas as empresas que conversamos. Hoje vemos de uma forma muito positiva essa realidade que vivemos, porque como cada uma das nossas 4 empresas tem realidades e processos distintos, o suporte vem nos ajudando com toda a demanda que abrimos.”, afirmou Leandro.

Após a implementação da Plataforma Luna, o Grupo informou que solucionou os problemas com o caixa e com as informações financeiras e gerenciais. A integração com o ERP Praxio permitiu que a escrituração fosse automatizada e segmentada por CNPJ, fazendo com que o Grupo, deixasse de duplicar processos. 

Atualmente, a visualização de todas as conexões que o grupo pode oferecer para o passageiro é muito mais simples e fácil. O sistema gerencia todo o processo na nuvem, o que otimizou o tempo para a tomada de decisões mais precisas. Em resumo, hoje é possível ter toda a operação interestadual integrada com a intermunicipal e vice-versa. Antes da tecnologia da Praxio, era comum ter um passageiro regional que não sabia que o Grupo também atendia a linha intermunicipal. 

“Como o sistema já separa a venda por empresa, se for o caso de uma pessoa usar várias empresas nossas para chegar até o destino, internamente cada empresa recebe sua remuneração pela venda daquele bilhete. Não há uma mistura de acertos, como por exemplo em um fechamento de caixa. É ótima essa parte operacional, pois ficou dividida e, também, a parte de venda do agente, pois seu leque de passagens para venda aumentou drasticamente.”, complementou Leandro.

O Grupo Moreira tem parceira com a PagSeguro, que atualmente integra com o sistema Luna e que consegue fazer a venda embarcada do bilhete de passagem.

Antes da implantação BP-e e da Plataforma Luna, a emissão do bilhete de passagem era manual e o próprio motorista fazia a emissão e prestava conta no momento da chegada. Agora com a implantação do Luna, o Grupo já identificou ganho de tempo bem como a melhoria dos processos.

Sobre o Pricing, como hoje as demandas dos passageiros oscilam bastante, essa possibilidade permite otimizar a ocupação do veículo. Porque se passa a entender a rotina de operação, feriado, férias. Desse modo, como o Grupo opera em diferentes estados, onde cada um tem sua realidade, o Pricing possibilita a análise das realidades diferentes para esquematizar valores distintos das passagens para melhorar a ocupação e o retorno.

“Os sistemas da Praxio me deram a condição de integrar as informações de venda das empresas do Grupo e isso ampliou as possibilidades de novas vendas e capacidade de gerenciamento das informações. Além disso, a forma que o sistema permite de gerenciar todo o processo na nuvem, possibilita maior agilidade e a segurança na informação.”, concluiu Leandro. 

 

Postado por Redação em 09/11/2020 em Mercado