Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

GAtec lança ferramenta Inteligente para manejo sustentável de pragas

Postado por Redação em 09/03/2020 em Notícias

Novo software garante uso racional de insumos, diminuindo a aplicação de produtos químicos, ajudando na preservação do ambiente e na redução de custos do produtor

Novo software garante uso racional de insumos, diminuindo a aplicação de produtos químicos, ajudando na preservação do ambiente e na redução de custos do produtor

Estima-se que 15% de todo alimento no mundo é perdido devido à ação de pragas agrícolas, isso inclui insetos, doenças e plantas daninhas. Na cultura de cana-de-açúcar, por exemplo, insetos-pragas como a broca, Diatraea saccharalis, a cigarrinha, Mahanarva fimbriolata e o bicudo, Sphenophorus levis, somados a outras pragas, causam prejuízos em torno de R$ 10,9 bilhões por ano.

Com o objetivo de ajudar os produtores a reduzirem essas grandes perdas, a GAtec, companhia que atua no setor de Agtech e especilista no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, junto com a Entomol, consultoria especializada em pragas de cana-de-açúcar, apresentam ao mercado sua nova tecnologia chamada de MAPFY Shield.

A plataforma inteligente vai agir em toda a cadeia por meio do planejamento, monitoramento e controle, otimizando toda operação e permitindo a rápida tomada de decisão para o manejo sustentável de pragas.

A tecnologia será caracterizada pelo seu diferencial que abrange todas as etapas do programa de manejo integrado das pragas da cana, além de permitir a criação de um banco de dados rico em informações e a realização de estudos econômicos com base em índices de perdas atualizados para as diferentes variedades da cana-de-açúcar entre as diversas regiões do Brasil.

De acordo com Fernando Bortolazzo, sócio fundador e CTO da GAtec, o MAPFY Shield é uma tecnologia totalmente inovadora diferente de outras soluções similares oferecidas no mercado. A ferramenta é isenta de viés comercial no que diz respeito a produtos químicos e biológicos, visando sempre à eficiência operacional e a redução de custos dos produtores.

“A primeira indicação que passamos ao produtor é sempre priorizando os custos e o manejo sustentável, por isso recomendamos sempre que possível, primeiro a adoção do controle biológico e fisiológico. Quanto aos defensivos químicos disponíveis, vamos sugerir as melhores opções sem comprometimento com nenhuma marca do mercado”, destaca.

Entre os seus diferenciais está à tecnologia com a utilização de Cloud, Bigdata e Inteligência Artificial para previsibilidade de áreas mais suscetíveis às pragas e para recomendação do melhor controle no tempo certo. Além disso, há blocagem das áreas conforme agrupamentos de atributos e distâncias geográficas com definição de blocos amostrais homogêneos diminuindo a quantidade de áreas e pontos amostrados e ainda tem um aplicativo mobile interativo offline com fichas de monitoramento e mapas de orientação.

Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

“O nosso grande objetivo com essa nova plataforma é agilizar todo o processo de MIP e proporcionar o uso racional de insumos, preservando o ambiente e inimigos naturais com boas práticas de manejo sustentável, além da participação dos clientes em um benchmarking excluso e validado”, esclareceu o diretor.

O projeto MAPFY Shield está sendo desenvolvido por uma equipe de tecnologia multidisciplinar e vai atender todas as culturas, pragas, daninhas e doenças que podem acometer as lavouras. Mas, nessa primeira fase de lançamento, o primeiro módulo será apenas para pragas em cana-de-açúcar.

A nova plataforma está sendo desenvolvida baseada em conceitos e conhecimentos técnicos de consultores com mais de 46 anos de experiência no setor e para isso a GAtec conta com a Entomol Consultoria, liderada por seu diretor, Luiz Carlos de Almeida, engenheiro agrônomo, pesquisador e especialista em entomologia.

Implantação

O MAPFY Shield já está sendo implantado em três grandes usinas parceiras, onde foi realizada uma pesquisa minuciosa em tecnologia, processos e regras de negócios. Os técnicos estão mapeando e começando o desenvolvimento, e até o primeiro semestre deste ano, essa primeira versão estará disponível para esses clientes.

“Paralelo a isso, outros clientes que estiverem interessados podem entrar em contato para participar dessa primeira fase do projeto. Um ponto muito importante é que o MAPFY Shield tem integração nativa com a solução AGRO atual da GAtec e com o SimpleFarm, além de disponibilizar integração simples com outras plataformas de mercado.”, concluiu Fernando Bortolazzo.

Postado por Redação em 09/03/2020 em Notícias