Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Fabricante de produtos de limpeza e higiene aumenta eficiência com solução de gestão

Postado por

Fátima Costa

em 06/01/2017 em Mercado

Dona de 14 marcas, a empresa, que hoje conta com cerca de 2600 funcionários, viveu um crescimento rápido na última...

Dona de 14 marcas, a empresa, que hoje conta com cerca de 2600 funcionários, viveu um crescimento rápido na última década e contava com um sistema legado quando, em 2011, buscou no mercado um ERP capaz de dar suporte ao seu plano de dobrar o faturamento nos cinco anos seguintes, de forma orgânica.

?Sabíamos, naquela época, que nossos processos tinham muito espaço para melhorias, com novas técnicas de gestão, integração de etapas e automação. Além de atualizar sistemas e atividades, uma preocupação da diretoria da companhia era que o corpo de gestores fosse preparado para extrair da tecnologia as melhores informações, da forma mais ágil?, explica Marcos Martareli, gerente de Processos Corporativos do Grupo Raymundo da Fonte.

O método de escolha foi baseado na estratégia da companhia para os cinco anos seguintes: consolidar-se como líder no mercado de higiene pessoal, limpeza e alimentação do Norte e Nordeste. 

Precisamos muito da sua opinião! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2016. Você vai levar 3 minutos e  ainda concorrerá a um sorteio de 1 Ipad Mini. Clique aqui!

Para isso, foi aberta uma concorrência com dois mil itens de pré-requisito, que deveriam ser atendidos pelo novo sistema. Assim, a Raymundo da Fonte se tornou cliente da TOTVS, com a contratação, inicialmente, somente do ERP.

Hoje, a companhia tem as soluções da TOTVS em suas quatro unidades fabris, localizadas em Pernambuco, Pará, Bahia e Rio de Janeiro, com 600 usuários ativos.

Também foram adotados o sistema especialista de manufatura ? que controla todo o processo produtivo, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto final - e módulos de Logística, Força de Vendas e, mais recentemente, BI.

?Entre os principais benefícios que tivemos com a tecnologia TOTVS, destacaria o aumento de produtividade e precisão. Essa parceria nos permitiu capacitar nossas áreas de gerenciamento para disponibilizar soluções de controle, gestão e performance que fazem diferença no dia a dia, nos ajudando a atingir nosso objetivo estratégico?, conta Martareli.

Um dos destaques da redução de custos atingida pela empresa após a adoção da tecnologia foi a redução de gastos com frete comparado ao faturamento.

Segundo a empresa, com o auxílio do TOTVS Cockpit Logístico, o mix de itens por embarque aumentou de 35 para 60, em média, com uma ocupação média dos veículos de 92%. Além disso, houve uma maximização de entregas, com maior número de pedidos por embarque. 

Na unidade da Bahia, por exemplo, foi identificado que 20% da frota poderia ser direcionada a outras unidades ? evitando, com isso, novos investimentos.

Na produção, o consumo de matéria prima é controlado de forma online, conforme a leitura da produção e do estoque, e vinculado às ordens de produção. Dessa forma, a interferência humana, por meio de digitação, é eliminada e o apontamento da produtividade se torna mais preciso.

O produto TOTVS que a fabricante adotou mais recentemente foi a ferramenta de Business Intelligence, fornecida em parceria com a GoodData. 

Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2017? Clique aqui!

?Estamos agora na fase final de implantação da tecnologia. Dentro desse módulo, montamos todos os cenários que são importantes para a Raymundo da Fonte e teremos visões por família de produto, canal, Estado, além de poder fazer análises financeiras?, diz Martareli.

?A Raymundo da Fonte é um caso de cliente que começou sua experiência com a TOTVS pelo software de gestão e evoluiu para sistemas especialistas em seu campo de atuação, sentindo, assim, os benefícios de ter o gerenciamento do negócio digitalizado e poder, assim, focar em sua atividade fim?, comenta Gustavo Bastos, vicepresidente de Supply Chain da TOTVS.

De acordo com ele, com histórias como essas, é que a empresa consolida-se na posição de principal aliada aos clientes na expansão de seus negócios.

Fonte: Redação

Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Postado por

Fátima Costa

em 06/01/2017 em Mercado