Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Estudo ressalta a importância da automação para o avanço tecnológico em 2020 no Brasil

Postado por Redação em 20/01/2021 em Notícias Tech

Compartilhar:

Relatório global divulgado pela TGT Consult apontou que sistemas permitiram reduzir atividades rotineiras de gerenciamento e aumentar a eficiência de projetos e serviços de suporte

A prática de DevOps também cresceu com a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares.

O desenvolvimento e manutenção de sistemas vem alcançado cada vez mais destaque no Brasil. Foi isso que revelou a pesquisa ISG Provider Lens Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil.

Mais da metade do orçamento das empresas para inovações em TI é gasto nessa área que vem se tornando essencial para o crescimento das companhias.

Lançado essa semana pela Information Services Group (ISG), especialista em pesquisa e tecnologia, distribuído pela TGT Consult no Brasil, o estudo aponta que, mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, as empresas conseguiram se adaptar e continuar a produção.

Executivos se preocuparam com a capacidade de venda de suas equipes trabalhando em casa, mas isso logo se provou não ser um problema. Diversas companhias declararam crescimento, ainda que o mercado tenha desacelerado em 2020.

“O ano de 2020 foi muito marcante, pois acelerou a transformação digital e a otimização dos serviços ágeis para poder responder às mudanças de mercado”, afirmou Pedro L. Bicudo Maschio, autor da pesquisa.

Com a pandemia da Covid-19, essa agilidade passou a ser muito mais importante. Ele explica que as empresas mais ágeis responderam melhor às mudanças do mercado e conseguiram entregar resultados melhores. De acordo com o relatório ISG, o desenvolvimento e manutenção de sistemas está cada vez mais importante para as empresas.

“Essa é a principal área que necessita de auto-eficiência para desenvolver serviços de alta qualidade dentro de um orçamento competitivo”, explicou Maschio.

Um problema é que as companhias gastam muito dinheiro com a manutenção desses sistemas, perdendo a oportunidade de investir em inovação. Como solução, surgiram as metodologias ágeis com o intuito de acelerar esse processo, causando menos gastos nessa área e mais com inovação.

“O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre garantir que os sistemas funcionem da melhor forma possível e continuar introduzindo novas tecnologias”, analisou o analista da ISG.

Ainda na opinião do executivo, a automação desempenha um papel essencial nesse avanço, reduzindo atividades rotineiras de gerenciamento e aumentando a eficiência no gerenciamento de projetos e serviços de suporte. A prática de DevOps também cresceu com a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares.

Mesmo com todos os avanços,  a pesquisa salienta que ainda não estão disponíveis ferramentas que cubram todos os aspectos de integração contínua. Para isso, as prestadoras de serviço devem auxiliar as empresas a encontrar a melhor combinação de softwares e técnicas para tal fim.

A tendência apontada pelo relatório para essa área é a técnica shift-right, que consiste em habilitar a captação de dados nos aplicativos e fornece-los às ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, garantindo melhores resultados em analytics.

Isso auxilia fornecedores a automatizar as esteiras de integração e entrega contínua (CI/CD) dos clientes e encontrar problemas de desempenho. Essa técnica é utilizada por poucas empresas, já que a maioria ainda utiliza a técnica shift-left, na qual o foco da coleta é para evitar erros no início do desenvolvimento.

“Vimos em nossos clientes uma explosão da demanda pelo acréscimo de novas células ágeis ou de produtos digitais, o que fez com que buscassem estes serviços em vários fornecedores indistintamente. Essa  pesquisa vai auxiliá-los a identificar qual parceiro é mais adequado ao perfil da necessidade específica, seja ela de inovação, conhecimentos especializados ou apenas bodyshop”, considerou Omar Tabach, managing partner da TGT Consult.

O foco agora deve ser descobrir quais fornecedores tecnológicos são mais eficientes e aderentes  as peculiaridades de sua necessidade de forma a melhorar a experiência do usuário. O estudo aponta que o maior obstáculo é a falta de maturidade na qualidade do software. Para o autor da pesquisa, avanços para garantir um software de qualidade e zerar todos os erros são fundamentais.

“Há agora uma oportunidade de investir para ter uma maior qualidade desse desenvolvimento e assim alavancar novos negócios, o que não é possível se a solução de software falhar durante o atendimento ao cliente, por exemplo”, declara. “Falhas não são aceitáveis, mas acontecem do mesmo jeito. É necessário ter o mesmo nível de qualidade para aplicativos comerciais que se tem para aviões.”

 

Postado por Redação em 20/01/2021 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.