Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Entrevista com Ronan Maia, Diretor-executivo da PC Sistemas

Postado por

Redação

em 15/10/2014 em Entrevistas

Compartilhar:

O Portal ERP entrevista este mês Ronan Maia, Diretor-executivo da PC Sistemas A PC Sistemas possui 28 anos de atuação no...

Ronan Maia - PC SistemasO Portal ERP entrevista este mês Ronan Maia, Diretor-executivo da PC Sistemas

A PC Sistemas possui 28 anos de atuação no mercado. Fale-nos um pouco sobre  essa história.

O ano de 2014 marca os 28 anos de existência da PC Sistemas, empresa que cresceu e se solidificou, durante essas quase três décadas por meio da capacidade de dinamizar os negócios de nossos clientes e pelos valores pautados, sobretudo, em pessoas.  Temos o empenho e o comprometimento de nossos colaboradores para potencializar, cada vez mais, o crescimento dos usuários de nossas soluções.?

Como resultado de anos trabalhando para o fortalecimento da cadeia de abastecimento, hoje temos unidades em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Belém, Brasília e em Goiânia, onde fica nossa sede. Além disso, operamos em todos os estados do País e também no Distrito Federal.?Mantivemos, desde 1986, o propósito de criar soluções seguras, eficientes e práticas, que otimizem o tempo e o lucro dos nossos principais parceiros: nossos clientes.

Quais são os mercados atendidos pela PC hoje?

Com a recente aquisição pela Totvs, sexta maior do mundo em desenvolvimento de software, serviços e tecnologia, agregamos ao nosso portfólio a oportunidade de expansão vertical de produtos. Somos especializados e líderes de mercado no segmento atacadista distribuidor, com 43% de market share, segundo o ranking Abad/Nielsen 2014. Entretanto, também possuímos ferramentas e soluções de gerenciamento para o varejo, segmentos no qual estamos em constante expansão em função de ser uma extensão do próprio atacado distribuidor.

Quais os produtos /soluções oferecidos pela empresa?

Toda essa experiência, adquirida ao longo de 28 anos dedicando-se ao desenvolvimento de soluções para a cadeia de abastecimento brasileira, possibilitou à PC Sistemas consolidar as tecnologias WINTHOR e myMix, ERPs voltados ao atacado distribuidor e varejo respectivamente.

A PC SISTEMAS também oferece soluções complementares, como WMS, Call Center, Contábil, Radiofrequência, BI, Importação, entre outras que integram-se aos nossos ERPs.

A empresa é reconhecidamente um fornecedor com grande expertise no atendimento ao setor de Distribuição, sobretudo aquele voltado para o Atacado. Quais foram os desafios encontrados para se chegar a este posicionamento em uma vertical que, apesar de essencial e estratégica para o pais, é deficitária e possui grande complexidade?

Certamente o maior desafio para alcançarmos este posicionamento foi manter nosso foco no segmento, sem desviar a atenção para outras oportunidades que apareceram ao longo do caminho, mesmo nos momentos mais difíceis, onde a tentação para diversificar para outros mercados e negócios foi grande. Manter o foco nos ajudou a conquistar clientes referência e um know how muito especializado que fazem toda a diferença em nossa estratégia de liderança no mercado em que atuamos.?Outro desafio foi, ao longo dos anos, formar novos líderes que pudessem dar sustentação ao forte crescimento experimentado sobretudo na última década. Uma política estruturada de recursos humanos e o cultivo de um clima organizacional estimulante foram fatores de sucesso para alcançar este resultado.

Em sua opinião, que ações poderiam ser desenvolvidas pelo Governo para fortalecer e acelerar o desenvolvimento da cadeia  de Distribuição e Logística no país?

Em primeiro lugar ampliar os investimentos no desenvolvimento da infraestrutura de transportes, em todos os modais (rodovias, aeroportos, ferrovias, portos). Não somente direcionar investimentos públicos, mas especialmente criar as condições de atratividade para os investimentos privados que podem acelerar o desenvolvimento dessa infraestrutura. Isso significa definir uma visão clara de futuro, pois o volume de investimento privado está atrelado à expectativa gerada pelo estado quanto ao planejamento de longo prazo e políticas públicas relacionadas.

Outro aspecto que deve ser prioridade do governo é a reforma tributária, que não sai do papel e dos discursos eleitorais, a fim de simplificar os tributos incidentes na cadeia e também anular os aspectos nocivos da guerra fiscal entre os estados. 

Também destacaria a questão de segurança nas estradas tendo em vista o aumento progressivo das estatísticas de roubo de carga. A falta de segurança aumenta o custo logístico e afeta a eficiência e competitividade das empresas. Ações relacionadas ao policiamento nas estradas e a punição aos receptadores de cargas roubadas devem estar na agenda dos governos federal e estaduais.

E por último apontaria para políticas e ações que possam reduzir o impacto dos congestionamentos nos grandes centros urbanos, que provocam um aumento de custos logísticos em um ciclo vicioso, pois um caminhão preso no trânsito gasta mais, roda menos e faz menos entregas, e com isso as transportadoras acabam colocando mais veículos para circular e atender seus clientes, o que agrava o problema.

É notório dizer que a educação e o treinamento são estratégicos para a empresa e essenciais para o setor de software.  Qual a visão da empresa sobre o assunto?

Os resultados das empresas são realizados por pessoas. E pessoas mais capacitadas promovem melhores resultados. Investir em educação universitária, executiva e treinamentos complementares em ferramentas, processos e comportamentos deve ser prioridade de qualquer gestor que deseje alcançar excelência de performance.

Quais as novidades que o mercado pode aguardar da PC Sistemas para 2015?

Em 2015, faremos o lançamento do Fluig, plataforma de colaboração, gestão de documentos e workflow da TOTVS, integrada ao WinThor, o ERP da PC Sistemas especializado em distribuição e logística. Essa plataforma não só vai tornar o uso dos nossos produtos mais intuitivo, mas também vai fazer com que os usuários tenham recursos para promover a colaboração dentro da empresa, bem como automatizar ainda mais suas rotinas de trabalho e visualizar as informações mais relevantes para sua função a partir de um portal único de acesso.

Como você enxerga a integração do ERP junto ao setor de Distribuição e Logística daqui a 10 anos?  

Daqui a 10 anos continuaremos a ter ERPs. O que vai mudar é que eles estarão adaptados a novos comportamentos e tendências tecnológicas que estão sendo adotadas pelos clientes e mercado de distribuição e logística. 

Mobilidade, colaboração, redes sociais, aplicativos em nuvem, tecnologias visíveis, internet das coisas são exemplos deste ambiente aos quais o ERP deverá estar conectado 

Há alguns anos o usuário precisava estar na sua estação de trabalho para acessar as funções do ERP. Daqui em diante ele acessará estas mesmas funções do seu celular, tablet, óculos, coletores de dados e outros dispositivos que ainda nem conhecemos. 

A tecnologia também vai dar aos usuários uma experiência de uso mais simples e conectada ao dia a dia deste usuário, o que vai permitir que o ERP seja usado por pessoas de qualquer área operacional, mesmo aquelas com nível educacional mais baixo.Os usuários vão compartilhar cada vez mais informações, e estarão conectados com outros usuários em forma de comunidades. A internet das coisas vai ligar o ERP a pessoas, veículos, produtos e materiais, permitindo não somente acompanhar sua movimentação, mas também responder a essas "coisas" de acordo com o contexto.

O ERP não será o centro da atenção, mas uma parte de um conjunto de recursos que estarão à disposição dos usuários e que vão unir pessoas, dados e tecnologias a fim de gerar resultados para as corporações.

Fonte: Redação Portal ERP

Postado por

Redação

em 15/10/2014 em Entrevistas

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.