Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Complexo hoteleiro aumenta vendas com solução de gestão

Postado por

Fátima Costa

em 29/11/2016 em Mercado

Desde o ano passado, a criação de uma área para gerenciamento de receita passou a fazer uma gestão mais eficiente...

Desde o ano passado, a criação de uma área para gerenciamento de receita passou a fazer uma gestão mais eficiente dos pontos de comercialização e, com isso, a empresa já aumentou suas vendas online em 300% no site do estabelecimento.

O departamento conta com a solução da TOTVS para ter acesso a indicadores de vendas passadas e futuras, como o booking pace - diferença de dias entre a data da reserva e o checkin.

Para a comercialização na internet o booking pace é de 45 dias, já em operadoras esse prazo sobe para 90 dias aproximadamente. Ter acesso rápido e fácil a esses relatórios possibilita à Costa do Sauípe criar ações promocionais assertivas.

Por exemplo, se o objetivo é ter mais hóspedes em novembro, é necessário iniciar a campanha nas agências de turismo em agosto.

Outro ponto importante é a comunicação em tempo real da plataforma de front office com o gerenciador de canais. Com isso, a reserva é automaticamente registrada no sistema, sem interferência manual e risco de overbooking.

Precisamos muito da sua opinião! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2016. Você vai levar 3 minutos e  ainda concorrerá a um sorteio de 1 Ipad Mini. Clique aqui!

?Em 2015, o volume de hóspede atingiu a marca de aproximadamente 1 milhão de pessoas. E mesmo em um ano de instabilidade econômica, conseguimos manter a taxa de ocupação de 56% e estamos confiantes que atingiremos a meta de aumentar em 18% o nosso faturamento ? em 2015, foram R$ 180 milhões. Com tecnologia, temos uma liberdade maior, onde controlamos a nossa tarifa e mantemos a nossa competitividade?, afirma Gustavo Syllos, CMO do Costa do Sauípe.

Construído em 2000, o conglomerado conta com 1,5 mil apartamentos divididos em cinco hotéis e cinco pousadas, um centro de convenções com capacidade para quatro mil pessoas e um centro comercial e cultural com lojas, bares e restaurantes.

Tudo isso em uma área total de dez quilômetros quadrados com natureza preservada e diversas opções de lazer e esportes. Até 2009, o complexo atuava com quatro bandeiras diferentes, mas, com a criação da Costa do Sauipe SA a operação foi integrada em uma única holding. 

Na mesma época foi realizada a padronização dos sistemas de tecnologia e, atualmente, a gestão completa é controlada por meio de soluções da TOTVS.

Antes dessa mudança organizacional, também foi estruturada uma melhor sincronização das informações, reunindo os dados em uma mesma plataforma. A unificação permitiu um ganho significativo de agilidade, com o monitoramento em tempo real da rentabilidade de cada unidade de negócio, mas também uma visão macro da operação. 

?Como somos uma empresa de capital aberto, ter acesso rápido e fácil aos indicadores financeiros permite uma absoluta transparência na prestação das contas e, com isso, asseguramos a segurança dos nossos investidores?, diz Syllos.

A solução de front office ajuda no gerenciamento de check-ins e atendimento aos hóspedes, além de ser responsável pelo controle de pensão, com registro de tudo o que é consumido pelo turista, lançando a cobrança na fatura de consumo do quarto - caso determinada refeição ou serviço não esteja incluso no pacote do cliente.

Essa demanda exige um delicado controle, já que a Costa do Sauipe possui três diferentes tipos de hospedagens: pousada com direito a café da manhã; resort com sistema all inclusive, e resort premium, com todo consumo incluso, além de serviços como garçom na piscina, bebidas importadas, entre outros.

A Costa do Sauípe utiliza ainda o módulo de eventos, que centraliza cotações e propostas em um único ambiente e é integrado com outra solução que administra a equipe de vendas. O BackOffice (compra, gestão de estoque, contabilidade e fiscal) e a área de governança e manutenção também contam com o know how da TOTVS.

Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2016? Clique aqui! 

Para 2017, está prevista a adoção da Uniform System of Account for the Lodging Industry, uma metodologia internacional para a área financeira, que faz comparações de custos do hotel com os padrões do mercado e analisa as despesas e lucros de acordo com as melhores práticas do setor. A infraestrutura de TI já preparada para essa integração.

?Nosso portfólio é aderente a estabelecimentos hoteleiros de todos os tipos. A Costa do Sauípe tem uma operação complexa que exige um alto controle de gestão?, explica Claudio Cordeiro, diretor do segmento de Hospitality da TOTVS. 

"A tecnologia da TOTVS tem sido um apoio fundamental para automatizar atividades, contribuir com a redução de custos e aumentar a eficiência dos negóciosonde atua", finaliza o excutivo. 

Fonte: Redação

Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Postado por

Fátima Costa

em 29/11/2016 em Mercado