Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como melhorar a tomada de decisão em tempos de incertezas?

Postado por Marcio Silva, CEO da w3ERP em 05/06/2020 em Artigos

Com a chegada da pandemia, passou a ser urgente a adaptação de empresas a novos modelos de negócios. Seja com gestão financeira, estratégias multicanais ou ações de marketing, metodologias modernas e eficientes que têm sido a melhor escolha para quem busca enfrentar a crise sem perder as oportunidades.

Por esse motivo, tomar decisões assertivas é essencial para que se possa desenvolver processos decisórios de forma segura e precisa. Assim, sendo necessário mais que experiência e percepção, mas ter dados concretos e estruturados para evitar erros, direcionar estratégias e criar novas ações. E nesse contexto surge a dúvida, quais decisões um empresário deve tomar para minimizar os impactos da crise.

Adaptação necessária

É crucial, neste momento, criar conexões sinceras e reciprocidade com os clientes que serão a base para a retomada. Por isso, utilizar um ERP na nuvem que potencialize essa aproximação é essencial para que os gestores possam tomar as decisões assertivas nesse momento de crise.

Mas quais medidas podem ser feitas para minimizar a crise nas empresas?

Como falamos, investir em tecnologias para o mercado moderno é a melhor forma de inovar e minimizar os danos, principalmente com a mudança no comportamento dos consumidores. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Associação Paulista de Supermercado (APAS) as vendas online tiveram um aumento de 81% em abril deste ano.

A empresa Compre&Confie  divulgou outro estudo que mostra que em 2020  o e-commerce cresceu de forma significativa durante os primeiros três meses do ano. O faturamento atingiu R$ 20,4 bilhões, uma alta de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado, um reflexo do aumento expressivo do volume de compras realizadas pela internet: 49,8 milhões, número 32,6% maior do que o do primeiro trimestre de 2019.

Qual a melhor decisão a partir de agora?

Se antes usar a tecnologia era uma vantagem, agora ela é essencial e urgente, principalmente para criar e adequar produtos e serviços para se diferenciar no mercado. Como podemos perceber, o uso da tecnologia permitiu que muitas pessoas trabalhassem de casa, em home office, que empresas continuasse a funcionar a distância, e até mesmo realizar compras e vendas sem precisar se deslocar.

Essas mudanças trouxeram impactos significativos para os negócios, se no início  digitalizar e automatizar os processos, era apenas uma ideia, agora é preciso colocá-la prática, já que será parte fundamental do cenário na pós-crise. Entre as inúmeras tecnologias no mercado, o sistema de gestão web está no topo desta linha e tem contribuído mais do que nunca de forma relevante para as tomadas de decisões assertivas.

A integração do ERP na nuvem a um e-commerce nativo, expande o mercado online integrando setores como o financeiro, comercial e estoque em um único sistema e garantindo que todas as etapas de compra e navegação do cliente sejam executadas com facilidade.

 Informações preditivas em tempo real

As empresas precisam se atualizar com cada vez mais agilidade. Nesse sentido, quem possui dados relevantes vence mais rápido. Por isso, investir em um dashboard permitirá centralizar em um só lugar todas as informações, facilitando a identificação de oportunidade e possíveis tendências de consumo ou sazonalidades no segmento.

Além disso, o gestor poderá ter acesso à ferramenta onde e quando quiser, pois, todas suas aplicações estarão disponíveis de forma online.

Ações de Marketing

Por fim, quando falamos deste novo modelo de mercado não podemos acreditar que só as ferramentas ajudam a crescer é importante também explorar as ações de marketing. Por isso, para que a sua empresa consiga crescer de forma rentável, é fundamental intensificar esse trabalho, atuando com multicanais, estando presente onde o seu cliente quer comprar e não apenas onde você quer vender.

Em tempos de incertezas é importante que os gestores aproveitem o momento para focar em funcionalidades relevantes e adequadas para a empresa, e para isso, é preciso está atendo ao mercado, suas demandas e necessidades.

Inevitavelmente, algumas organizações serão mais impactadas do que outras, e nesta situação, ninguém pode afirmar o que acontecerá daqui a um ou dois meses. O que podemos afirmar é que, muitas empresas terão que repensar seus modelos de negócio, buscando saídas como as que citamos acima.

A cada deliberação feita pela empresa é vislumbrado um conjunto e informações que se transformam em conhecimento para auxiliar o gestor a tomar medidas assertivas. Como falamos acima, o sistema ERP na nuvem entra como um subsídio para as tomadas de decisão, compartilhando dados e informações de pessoas, processos e suprimentos envolvidos na empresa.

 

Postado por Marcio Silva, CEO da w3ERP em 05/06/2020 em Artigos