Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Cobertura Fórum E-Commerce Brasil 2019

Postado por Redação em 23/07/2019 em Direto da Redação

A edição marcou o aniversário de 10 anos do evento

Fórum E-commerce Brasil - 2019

A edição 2019 do Fórum E-Commerce Brasil, celebrou o aniversário de 10 anos do evento no país. Realizado entre os dias 16 e 18 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento contou com a participação de diversas empresas e representantes de todo o mundo. Segundo dados divulgados pela organização, para este ano, foram quase 16 mil participantes e 150 expositores.

A edição deste ano contou com oito espaços principais de conteúdo, durante os três dias de evento, além de 15 salas com palestras e formações específicas, ministradas pelos expositores. Entre os marketplaces internacionais estavam instituições como eBay e Wish, que subiram ao palco para compartilhar suas experiências no cross-border e uso de dispositivos móveis.

Já os gigantes Google e Facebook, responsáveis pela maior parte do marketing digital no mercado online atual, concederam dicas para empresas, especialmente micro, pequenos e médios empreendedores, de como expandir sua atuação no espaço virtual e impulsionarem suas vendas pelas redes sociais.

Além das novidades apresentadas, os patrocinadores, visitantes e palestrantes falaram sobre a importância da transformação digital para as empresas que estão chegando no mercado e para aquelas que querem consagrar sua marca.

Giovvani Bertolazi, engenheiro paulista, falou que sua maior expectativa com a participação do evento era encontrar novidades. Contudo, segundo ele, em geral o evento, apesar de positivo e da grande quantidade de expositores e patrocinadores, acaba sempre apresentando mais do mesmo.

“Esse é o terceiro e último dia do evento e estou indo embora com uma sensação de saciedade de informações. Conheci novas empresas, que não estavam presentes nos anos anteriores e saio daqui com muitas informações pertinentes para levar para o meu dia a dia e para a empresa onde trabalho.”, contou Giovanni.

Exposição

Durante os 3 dias, os participantes do Fórum puderam conferir as novidades apresentadas pelos fornecedores na área de exposição.

De acordo com Gustavo Chapchap, diretor de marketing da Jet, os 10 anos do evento reforçam a parceria da empresa com a feira. E nessa edição em particular, a companhia também aproveitou a chance, para apresentar suas novas soluções omnichannel.

 “A gente traz uma plataforma omnichannel descomplicada. É algo que um cliente com um porte normal consegue dominar, sem a necessidade de se basear em um projeto muito complexo, ou seja, esse tipo de omnicanalidade já está acontecendo com alguns dos nossos clientes. Então a gente vende desde moto a alimento, usando esse tipo de conceito. Tem clientes que usam toda a suíte de soluções, tem clientes que usam pedaços dessa suíte de soluções, mas o que a gente olha sempre é o cliente final.”, informou Gustavo.

Paulo Fagotti, Head de marketing da Iugu, destacou que para esse ano, a companhia trouxe a possibilidade de as empresas montarem suas próprias fintechs, sua própria estrutura de meios de pagamento. Segundo ele, a ideia é mostrar que se determinada empresa tem pretensões de se transformar em uma fintech, voltada para o setor de meios de pagamento e de cobranças, a Iugu possui capacidade para dar suporte a essa iniciativa.

“Oferecemos estruturas para o modelo de cobrança. Tanto cobrança avulsa, como por exemplo o caso de um e-commerce/ loja virtual, para modelos de recorrência, como o exemplo de Netflix, que você cobra recorrentemente. Então toda essa automação de cobrança ou recebimento de pagamentos, seja via boleto ou cartão de crédito oferecemos na Iugu.”, informou Paulo

Stands - E commerce 2019

Alison Garcia Múcio, diretor executivo do grupo BB1, aproveitou a participação da empresa no Fórum para apresentar ao mercado, os benefícios de seu mais novo produto: EIVE.  A companhia, que existe há 19 anos, foi forjada dentro de uma distribuidora que serviu como berço para a criação do seu modelo de ERP. Alison contou que com o passar dos anos, a empresa acabou se encaminhando para o mundo do e-commerce.

“Hoje, estamos fazendo o lançamento do EIVE, um ERP que já está pronto, e já performou com quase 100 clientes, ficando pronto para atender as necessidades do mundo do e-commerce e nada mais propício do que fazer o lançamento oficial durante a feira.”, pontuou Alison.

A Wevo, plataforma para a integração de sistemas, também marcou presença durante a décima edição do Fórum. Diogo Lupinare, CEO da companhia, contou ao Portal que nesse ano, a empresa teve a oportunidade de entrar em contato com diversos expositores. Fato que para a companhia, é relevante, uma vez que demonstra o quão rico e plural é o ecossistema de e-commerce.

“As empresas de médio e grande porte utilizam vários sistemas diferentes, utilizam um sistema para a gestão financeira, outro para logística, outro para venda em marketplace, para venda online etc. Então o desafio é fazer com que esses diferentes sistemas possam conversar e se entender, pois um depende da informação do outro. Então o que a Wevo faz é permitir que esses diferentes sistemas conversem entre si. Somos uma plataforma de integração de sistemas e dados e essa é a solução que trazemos para o evento.”, declarou o CEO. 

Para Marco Antônio Rodrigues, Executivo LATAM da Freshworks, o objetivo principal da empresa, durante sua participação no Fórum, foi de ajudar as instituições que trabalham com o e-commerce, a ter acesso a boas tecnologias para vendas, que ajudem a melhorar a comunicação no dia a dia das instituições.

“Nós trabalhamos com softwares inteligentes para diferentes áreas de negócio, então trazemos a inovação do omnichannel de todas as ferramentas que você trabalha, integrados em uma única ferramenta, com diferentes funcionalidades para os e-commerces e todas as áreas das empresas.”, afirmou Marco Antônio

A LinkAPI também aproveitou o fluxo de pessoas e visitas no stand para apresentar pacotes específicos para o mundo de e-commerce. Segundo Thiago Lima, CEO da empresa, o e-commerce é um dos setores que mais demanda automação inteligente. Por conta disso, a companhia escolheu apresentar alguns de seus pacotes de automação de BackOffice e automação de atendimento para os visitantes.

“As pessoas que estão aqui hoje fazem parte desse ecossistema de e-commerce, pois navegam nesse sistema o tempo todo. Então elas estão sendo muito bem direcionadas para evoluir no assunto, dentro das próprias empresas. Temos a impressão de lidar com pessoas preparadas para compreender as necessidades desse sistema de e-commerce. “, acrescentou o CEO.

Manuella Lima, Coordenadora de eventos da Vindi, contou ao Portal que o objetivo da companhia era reforçar o trabalho desenvolvido pela empresa. Manuela também falou que o evento foi uma chance para celebrar, com seus clientes, o aniversário de 6 anos da companhia.

“Esse ano a Vindi vem, mais uma vez, reforçar o conceito de recorrência, apresentando mais uma vez o nosso carro chefe. Trouxemos uma dinâmica legal para o nosso stand, que é um game no qual a pessoa tem que fazer o caminho sem parar nos obstáculos, porque a gente entende que a economia de recorrência é justamente isso, você cobrar o seu cliente, do começo ao fim, sem enfrentar obstáculos”., explicou Manuella.

Jean Cristhian, Presidente da Adyen LATAM, falou sobre as expectativas da companhia em aproveitar o evento, para além de apresentar novas soluções, também ter a possibilidade de se conectar com seus clientes, possíveis novos clientes e parceiros presentes na feira.

“Estamos trazendo uma solução que dá ao varejista a possibilidade de integrar todos os seus canais de venda, online, offline, mobile ou qualquer outro que seja, dentro de uma única plataforma. Então diferente do omnichannel que você já vê no mercado tradicionalmente, mas que opera de uma forma segregada, a nossa tecnologia roda em uma única plataforma. Isso traz diversas vantagens e a principal delas é que você consegue enxergar toda a sua operação, independente do canal de venda, dentro de um único ambiente.”, informou o executivo.

Eduardo Macedo Leite de Oliveira, Diretor do Digital Stone, informou que a empresa trouxe diversas novidades, pensadas para atender a uma variedade considerável de públicos. Como por exemplo, o caso de um cliente que quer se tornar uma fintech, mas, ao mesmo tempo, não quer desenvolver toda a complexidade deste tipo de operação. A companhia também escolheu o evento para apresentar uma série de soluções de Acquisition as a Service e de Banking as a Service. Para o cliente de menor porte, o executivo destacou a solução de links de pagamentos.

“Já participamos com regularidade desse evento, então nosso objetivo aqui é expandir nossa rede de clientes e criar laços com potenciais parceiros. “, contou Eduardo.

Plenária E-commerce Brasil 2019

Zeca Vianna, Diretor de Marketing da Braspag, falou sobre a relação da empresa com a feira. Ele lembrou que a companhia também já é participante antiga do fórum, e que para esse ano, a expectativa era apresentar novidades para os visitantes, reencontrar amigos, parceiros e marcar presença no evento de modo geral.

“Estamos trazendo uma solução que permite que o cliente divida o pagamento, no momento da compra, por exemplo você vai no salão de beleza, faz cabelo, unha, maquiagem e ai no momento em que você vai pagar com o nosso split que temos em parceria com a Cielo, o pagamento é dividido e cada pessoa que prestou determinado serviço já consegue receber o seu dinheiro.”, explicou Zeca, que também reforçou a parceria da empresa com a Ciber Service, o antifraude da visa.

Larissa Lotufo, Analista de Marketing da Alternativa Sistemas, informou que a companhia optou por trazer a solução "Master Bridge", uma oferta considerada robusta, que consegue atender desde o lojista que tem um comércio virtual ao lojista que tem um ponto de venda físico. Projetada para aquele cliente que não quer tirar o seu ERP do setor industrial de produção, mas que ao mesmo tempo, quer começar a vender na loja virtual.

“O que a gente sentiu esse ano, é que o público está um pouco mais maduro! Que a gente está conseguindo leads um pouco mais incisivos. Então as pessoas já conhecem a marca da Alternativa Sistemas. Quando participamos a primeira vez, há dois anos atrás, as pessoas ainda não sabiam muito sobre o nosso trabalho e atualmente elas já vem nos procurar sabendo exatamente o que a gente tem para oferecer. Então esse ano tivemos essa sensação da consolidação da nossa marca e o público também, que está mais educado, para conhecer as nossas soluções.”

A Linx levou a experiência omnichannel para o Fórum E-commerce Brasil 2019 e a novidade da vez ficou a carga da nova unidade de negócios ‘Linx Digital’. A unidade foi projetada para auxiliar os varejistas em cada etapa da jornada de compra do consumidor e foi desenvolvida para lojistas que querem sair à frente na transformação digital e ir além com o ‘Unified Commerce’, uma forma de enxergar o varejo que consiste em oferecer mais do que a transição fluida entre canais e, assim, suprir a exigência de um consumidor que deseja uma experiência única e de descobertas, por onde quer que seja a interação dele com a marca.

“Para construir a Linx Digital, a empresa investiu na aquisição de cinco companhias nos últimos quatro anos: Neemu, Chaordic, ShopBack, Percycle e DCG, consolidando as ofertas em uma plataforma ‘end-to-end’ para o varejo, dividida em três suítes: Linx Omni, Linx Impulse e Linx Commerce. Juntas, elas são responsáveis por reunir ofertas de e-commerce, personalização e omnichannel, além de possibilitar a criação e gestão da integração de lojistas com marketplaces e com ‘super apps’, aplicativos que oferecem uma série de serviços em uma única plataforma.”, informou Alessandro Gil, Diretor Executivo de Omnichannel E-commerce e Marketplace da Linx Digital, em entrevista concedida ao Portal.

Marcelo Franco, Diretor de Logística da Senior, informou que além das soluções de logística, como a gestão de frete, por exemplo, as novidades apresentadas no evento estão relacionadas a torre de controle logística, a plataforma pra gestão de roteirização, gestão de entregas e o novo produto YMS, que é a gestão de agendamento e gestão de pátio. Além disso, a companhia também aproveitou sua participação no fórum, para apresentar oficialmente o seu novo aplicativo de inteligência artificial: SARA.

“A empresa acredita muito na digitalização, no E-commerce. A quantidade de clientes, visitas e negócios estão muito boas, dentro do esperado, então com certeza a feira de E-commerce Brasil já faz parte da carteira de eventos da empresa.”, pontuou Marcelo.

Outro participante veterano do evento é a SAP Customer Experience. André Pereira, Diretor de Marketing da companhia no Brasil, contou que o objetivo é sempre encontrar as pessoas que realmente decidem, compram e aplicam nas empresas as soluções de customer experience como de e-commerce, marketing etc.

“Uma das coisas que a gente percebe andando aqui pelo evento é que as plataformas de e-commerce se tornaram praticamente algo que todos tem, por exemplo aqui nós temos dezenas de fornecedores. Então o que a gente quer destacar aqui é a capacidade que a nossa divisão, SAP Customer Experience, tem de entregar uma experiência muito mais completa de end to end para o varejista, atacadista. Não só a solução de e-commerce, mas integrada com a solução de marketing, com a solução de vendas e pós-vendas, uma capacidade de criar um front end para o cliente do começo ao fim.”, informou André.

A Zoho, uma empresa SAS, em Cloud, que oferece soluções que vão desde o setor financeiro, até customização, também marcou presença na décima edição do fórum. A companhia escolheu apresentar sua plataforma de suíte de e-commerce plus. A ferramenta foi desenvolvida para que o cliente tenha autonomia para gerenciar todo o seu comércio eletrônico. A Zoho que já atua no país há algum tempo com parcerias também informou que para o próximo ano trará novidades para os clientes.

“Esse é o primeiro ano que estamos participando do evento. Durante as conversas também conseguimos identificar uma certa carência de novidades, em relação ao assunto e-commerce, até mesmo, no Brasil. Aqui no país, não estávamos presentes com escritório físico, mas já estávamos presentes com parceiros. E agora nosso objetivo é conquistar ainda mais esse mercado, realizar uma ativação da marca e temos como expectativa até o ano que vem estar com um escritório físico no Brasil.”, informou Fabiana Lansner, Diretora de Projetos para o Brasil Zoho.

 

Postado por Redação em 23/07/2019 em Direto da Redação