filtros avançados

Busca simples


Busca Avançada

BLUESOFT

Somos uma empresa que respira varejo. Fundada em 2000, atendemos mais de 300 estabelecimentos varejistas em 20 estados com mais de 520 empresas implantadas. Contamos com profissionais especializados tendo a nosso favor a experiência.

Tel.: (11) 5543 Ver tel. completo

Mais informações

Business Intelligence: Como A Visualização De Dados Empodera As Empresas

O termo BI (Business Intelligence) refere-se a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que dão suporte na gestão do seu negócio. Com o BI é possível analisar as informações em tempo real de uma forma intuitiva e fácil além de bonita e amigável.

Em um cenário tão alto de mortalidade de empresas, aquelas que possuem as melhores ferramentas de gestão e análise de dados têm tudo para sobreviver no mercado. Hoje, o Business Intelligence (BI) já não é mais uma novidade. Uma pesquisa da Gartner afirma que a receita global no mercado de softwares de BI e analytics deve chegar a US$ 22,8 bilhões em 2020.

Antes de avançar, porém, é preciso explicar, e principalmente entender, o que é e como funciona o BI, que na prática é o processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações estratégicas para a gestão de um negócio. Em outras palavras, ele transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa através de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações.

Uma das principais dificuldades do BI é justamente contar com dados recentes e interessantes para trabalhar. Por isso o "casamento" do sistema de gestão empresarial (ERP) com o BI tem dado tão certo. Trocando em miúdos, ter um ERP que conte com BI é fundamental para empresas que desejam ser competitivas. E isso não é exclusivo de grandes empresas. As pequenas e médias empresas (PMEs) também têm ao seu dispor várias ferramentas.

Com o BI a empresa desfruta de uma maior riqueza e clareza de informações. Porém, é preciso ter objetivos claros com esses dados. Um dos erros clássicos ao trabalhar com eles, seja da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) até a extração de relatórios e dashboards, é não ser estratégico sobre o que se vai medir.

Muitas vezes, o empresário se encanta com a quantidade de possibilidades e acaba analisando todo e qualquer dado que surja na sua frente. Isso é um perigo, pois toma tempo e ainda pode levar a insights que vão mascarar, ou até mesmo atrapalhar, a compreensão sobre os resultados reais do negócio.

Quando falo de analisar o resultado das empresas é preciso afirmar que todas as suas áreas podem se beneficiar do BI. Isso impacta no atendimento ao cliente, relação com fornecedores, produtividade de colaboradores e muito mais. Com dados ricos para analisar é possível verificar se a companhia está andando como deveria ou se ajustes e correções precisam ser executados.

O Bluesoft Intelligence é um módulo exclusivo e totalmente integrado com o ERP, que oferece dashboards pensados para solucionar as principais dúvidas dos varejistas. Além disso, o empresário consegue criar dashboards personalizados para cruzar dados e fundamentar as decisões que toma, como, por exemplo, em gestão de compras, um dos setores mais estratégicos para o varejo.

Para outro modelo de negócio, esses dados talvez não sejam tão importantes ou interessantes. E isso reforça a dica que dei anteriormente: seja estratégico no que vai analisar, seja com simples planilhas e relatórios ou com ferramentas mais robustas e completas como as de Business Intelligence.


SOBRE A BLUESOFT (www.bluesoft.com.br)

Fundada em 2000, a Bluesoft (www.bluesoft.com.br) foi pioneira em trazer para o mercado brasileiro o software como serviço (SaaS) e hoje é uma das principais referências no desenvolvimento de soluções de tecnologia para os setores varejista (especialmente supermercados, farmácias, restaurantes e franquias), atacadista e distribuidor, além de postos de gasolina e operadores logísticos, de médio e grande porte do país. Entre seus principais sistemas estão o Bluesoft ERP, Bluesoft e-Commerce, Bluesoft Intelligence, Cosmos, Acelerato e diversos aplicativos para aplicativos móveis.

A Bluesoft está entre as 15 melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil, segundo a Great Places to Work, entre as mais amadas do setor, de acordo com a Love Mondays, e é destaque da GPTW com o 2º lugar entre as Pequenas Empresas para Trabalhar em São Paulo no ano de 2017. Quem está no comando da companhia é o CEO André Faria.