ERP – show de bola na gestão empresarial digital

Postado por em em Blog Estratégico
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 6923
  • Increver-se para receber atualizações

ERP significa Enterprise Resource Planning –ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial - SIG).

Um sistema de ERP visa a automatização dos procedimentos de uma empresa. Abrange o seu planejamento, execução e controle sob o ponto de vista econômico e financeiro" (Ernesto Haberkorn, "Gestão Empresarial com ERP" – 2008). Sendo um conjunto de atividades, executadas por um software, o ERP fornece soluções de gestão empresarial, caracterizadas por sua estrutura modular, padronização e integração da informação.

 

ERP significa Enterprise Resource Planning –ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial - SIG).

Um sistema de ERP visa a automatização dos procedimentos de uma empresa. Abrange o seu planejamento, execução e controle sob o ponto de vista econômico e financeiro" (Ernesto Haberkorn, "Gestão Empresarial com ERP" – 2008). Sendo um conjunto de atividades, executadas por um software, o ERP fornece soluções de gestão empresarial, caracterizadas por sua estrutura modular, padronização e integração da informação.

A ferramenta integra e controla os dados das operações chave da empresa, em um único sistema, facilitando o fluxo de informações padronizadas, em tempo real.

Um sistema ERP abrange o processo desde marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, suprimento, planejamento e controle da produção, venda, faturamento, estoque, logística, serviço ao cliente,finanças, contabilidade e recursos humanosaté relatórios gerenciais.

Estamos falando de uma visão de ponta a ponta, do cliente de um lado e o fornecedor de outro (supply chain),sempre buscandomelhorar o planejamento e a alocação de recursos.

Quais são as tendências do ERP?

O ERP evoluiu para simplificar a vida do usuário, desenvolvendo gráficos e imagens.

Hoje o ERP vem interagindo com outras ferramentas de gestão empresarial como CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes), BI (Business Intelligence) e BPM (Business Process Management).

Como novo modismo surge a computação 'nas nuvens' (cloud computing), que basicamente consiste em oferecer todo serviço de software de forma remota, onde os dados estarão armazenados em servidores externos em relação à empresa.

Esta tendência deve beneficiar o ERP, uma vez que ela implicará em menos complexidade de instalação, permitindo uma implantação mais rápida e mais econômica.

Como ERP pode melhorar o desempenho de uma empresa?

O ERP pode ser visto como um grande banco de dados, que integra, unifica e ordena informações da empresa em um só lugar.Qualquer irregularidade nos processos fica visível em tempo real.Assim é possível tomar decisões, de forma assertiva e rápida, sobre quais processos devem e podem ser otimizados para encurtar os ciclos produtivos.

Eliminando barreiras entre áreas e fazendo fluir a informação por toda a empresa, oERP permite que diferentes áreas possam planejar em conjunto a execução de medidas preventivas ou corretivas.

Relatórios gerenciais fornecem informações sobre a produtividade das áreas, sob aspectos como: tempo de resposta ao mercado, redução do leadtime, redução de custos operacionais, redundância de atividades, redução de estoque.

Quais são as vantagens do ERP?

1- A grande vantagem é a maior confiabilidade de dados, ao monitorar as operações da empresa.

2- As informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, um pedido dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos ao faturamento.

3- O ERP facilita racionalizar a produção, reduzir custo e melhorar o serviço ao cliente.

4- O ERP é capaz de se adequar ao ramo e ao modelo de gestão da empresa.

5- A implantação de um sistema ERP reflete de imediato na estabilidade das operações da empresa.

Quais são os fatores de sucesso na implantação de um sistema ERP?

1- Antes de tudo, o apoio da Direção

2- Ocomprometimento dos profissionais, responsáveis pela atualização dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP.

3- O envolvimento do Usuário.

Quais cuidados devem ser tomados na escolha de um ERP?

Os cuidados mais importantes são a definição clara de objetivos e a identificação precisa das necessidades da empresa, em nível de cada área envolvida, o que determina tamanho e valor da ferramenta.

Outro fator importante é verificar se o sistema receberá manutenção e atualizações de acordo com as mudanças tecnológicas.

Quais serviços integram um projeto ERP?

A implantação de um projeto ERP engloba a orientação quanto aos requisitos mínimos de hardware, a instalação do software nas estações de trabalho, a configuração do sistema e das funções de cada usuário, o treinamento no uso do sistema e a conversão de dados.

O investimento se justifica na medida em que seu potencial das vantagens acima é explorado.

O tempo de implantação varia em função de situação, objetivo e necessidade da empresa, que determina o tamanho do software, bem como do desempenho da equipe do projeto; tempo médio é de 6 a 24 meses.

ERP – a solução para uma gestão empresarial digital – faça seu show de bola!

Avalie esta postagem:
5

Werner Kugelmeier é sócio-diretor da WK Prisma Consultoria Empresarial e Treinamentos


Graduado em Administração de Empresas e Direito na Alemanha, fez cursos em práticas avançadas de gestão empresarial nos EUA.


Durante 25 anos de carreira atuou como executivo em diversas empresas multinacionais no Brasil, como executivo de negócios internacionais viajou para mais de 60 países, nos cinco continentes.


Desde 2000, atua na Área de Educação Corporativa e Executiva, atualmente como diretor proprietário à frente da WK PRISMA, uma empresa de treinamento empresarial, com foco em soluções para alavancar a gestão empresarial. 


Ministrou palestras e cursos em diversas empresas nacionais e multinacionais como BANCO DO BRASIL, B.I. INTERNATIONAL, DELPHI, EMBRAER, GOL, ITAÚ, KODAK, TOTVS, UNICAMP e VOTORANTIM.


- É autor do Livro de Administração de Empresas “PRISMA – girando a pirâmide corporativa”, um guia que facilita a carreira empresarial; é co-autor do Livro “Ser + com Criatividade e Inovação”.

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.